Kátia Vanessa O. Ibraimo
Novo Ano, Novo Eu e mais Valor pela Família!
Mais um ano se foi! E com ele muitos acontecimentos: bons, medíocres, maus, mas cada um com a sua particularidade. Há muitos que se orgulham de ter tido em 2009 várias oportunidades para crescer, amadurecer e prosperar no ramo profissional, e uma grande chance de um novo cargo, de uma nova posição de chefia e de liderança. Mas será que este sucesso também se estendeu para o nível individual, pessoal e familiar? Eu me pergunto! Pergunto se muitos também tiveram a chance de amadurecer como filhos, pais, cônjuges, chefes e líderes de um lar? Se tiveram a chance de conversar com os seus parceiros, seus pais e filhos, acerca de assuntos delicados e importantes para uma relação saudável? Se tiveram a chance de crescer, amadurecer e se desenvolver como pessoas, seres humanos e seres sociais?
Pois se não, está aqui diante de todos um novo ano (que por sinal será para o Mundo, no geral, e para a África Austral, em particular, um grande ano, de grandes oportunidades, com grandes eventos à porta, como o CAN, o Mundial de Futebol, entre outros), o ano de 2010!
Entremos para este ano com muita força, garra e determinação, em todos os ramos da nossa vida! Mas, acima de tudo, não deixemos passar as oportunidades que tivermos de dizer e mostrar às pessoas que amamos o quanto elas são importantes para nós e o quanto nos fazem felizes – lembre-se que a família deve ocupar na nossa vida um lugar mais importante que o trabalho!
Agradeçamos a Deus (ou aos Deuses, à Chiva, e a quem quer que seja para nós o Ser Supremo no Universo), por existirmos e respirarmos o ar que existe na natureza, e respeitemos essa natureza para continuarmos a respirar o mesmo ar!
E porque também é muito importante fazermos um plano para este novo ano e traçarmos metas e objectivos para este mesmo plano (tudo anotado num bloco, ou no computador), deixo ficar aqui algumas dicas que reuní de alguns autores para que você monte o seu Plano de Acção e coloque-o imediatamente em prática para que no final do ano possa colher os resultados:
1) Confie em si. Todos nós nascemos com um poder interno muito forte. Tenha a certeza de que tudo o que você quer pode ser conseguido, basta traçar o caminho e seguí-lo. Quando você tiver plena confiança no que quer, encontrará o caminho. Tenha a certeza disso.
2) Objectivos claros. Quando traçar o seu Plano de Acção, tenha claros os seus objectivos. Não seja económico nos seus ideais, pense grande, sonhe; você pode, você consegue!
3) Não desanime. Quando estiver seguindo o seu Plano de Acção, nunca desanime caso as suas metas traçadas não sejam alcançadas. Mude o caminho se necessário e mantenha-se feliz, acorde feliz todos os dias. Esteja sempre feliz! Desanimar serve somente para os fracos e você tem uma força interna que o move na direção dos seus desejos e objectivos; siga-os.
4) Tudo passo-a-passo. Inicie o seu Plano de Acção com o seu objectivo: O QUE VOCÊ QUER? Coloque todos os passos necessários para alcançar o seu objectivo. Descreva o que fazer, como fazer e quando fazer. Vá seguindo os passos um a um até à meta almejada.
5) Entre em acção. Imediatamente. A falta de motivação não deve existir. Lembre-se que a falta de motivação é decorrente da falta de acção; nunca o contrário. O resultado sempre motiva à próxima acção. Somente você pode fazer algo por você, então seja o único responsável pelo seu êxito.
6) Marque “o encontro do ano”. Marque uma viagem com a sua família, mesmo que não seja àquela dos seus sonhos, mesmo que seja aqui para perto, mas saia para relaxar e se divertir com a sua família;
7) Marque pequenos compromissos: orações na igreja, sessões de meditação, consultas em especialistas, recomeço ou continuidade da actividade física, “aquele” encontro que já vem adiando há muito tempo, etc.
8) Não se esqueça dos velhos amigos. Arranje um tempinho no meio da sua atarefada agenda para estar com os seus amigos. Se for muito difícil, telefone, mande mensagens, e-mail´s; esteja sempre em contacto;
9) Escreva inspirações que vêm do seu coração. Tire os seus pensamentos, as suas emoções e sentimentos para fora – registe tudo em papel! Quem sabe não se torna um grande escritor?!
E lembre-se que “amanhã” pode ser tarde para mudar a sua vida! E o resto são cantigas! Feliz 2010 para todos os leitores do boletim, e que haja mais Palavras Soltas, com sentido, neste novo ano.
[09:05
|
0
comments
]
0 comments
Enviar um comentário