Por: Dr. Nadim Cassamo-Director Pedagógico do Instituto Profissional de Comunicação e Imagem (IPCI)
Turistas consomem todos os dias da semana, não deixam de sair por causa de chuva, e gastam, em média, mais do que o moçambicano. Já que cada turista é diferente do outro, não há uma fórmula simples para influenciá-lo. Alguns são "anti-marketing" e rejeitam panfletos nas recepções de hotéis, outros só confiam na recomendação de alguém que conhecem, como um amigo ou um guia de turismo. Outros chegam aqui com tudo planeado, baseado no que leram on-line e em guias. E outros entregam-se na mão da operadora e de seus guias de turismo. E para colmatar ainda há quem deseje economizar usando um desconto qualquer divulgado em algum lugar.
O único jeito de obter resultados é conhecer as necessidades do nosso segmento de mercado e elaborar o plano de marketing ajustado à realidade de cada segmento de mercado.
Durante as últimas semanas do mês de Dezembro, ao passarmos pela fronteira de Ressano Garcia, visitar o mercado central, as praias, mercado de artesanato ou o mercado de peixe, verificou-se um movimento diferente do habitual, quer pela diversidade de nacionalidades que se encontram nestes locais quer pelo volume de vendas nestes estabelecimentos comerciais.
As lojas e estabelecimentos comerciais disputam a atenção dos clientes, a maioria turistas. Percebemos pelas câmaras fotográficas em mãos, pelos idiomas que falam e pelos trajes. Os clientes moçambicanos também são atraídos para estes locais pela época festiva e também pela beleza e o encantamento produzido. A grande maioria das empresas moçambicanas não possui estratégias formuladas de diferenciação para o atendimento dos clientes durante esta época.
O ideal seria possuírem produtos padronizados, muita atenção às disposições dos produtos nas prateleiras, atendimento personalizado e muito investimento em promoção, muitas aplicações de marketing com a finalidade de conquistar os consumidores pelos desejos de status.
pelos sentidos (cheiros, gostos, clima, interior do estabelecimento, etc.) e desejos internalizados de poder, luxo, glamour e muito encantamento (experiências). Cabe lembrar que o marketing foi evoluindo ao longo do tempo, pelo que passou pela 1.ª Era, com o foco voltado para a Produção, com enfoque no produto, no preço, onde os consumidores não compravam soluções para as suas necessidades mas sim simples produtos.
Passamos pela 2.ª Era, voltada para as vendas, onde as empresas imprimiam esforço substancial nas vendas, no posicionamento da marca e a sua fixação na mente dos clientes, considerada a era dourada da publicidade. A 3.ª Era do marketing é voltada para o mercado, onde o foco está em diagnosticar as necessidades e desejos do consumidor e procurar a melhor forma de satisfazê-lose de maneira mais eficaz do que a concorrência, e foi nessa era que se deu atenção à segmentação de mercado.
Até chegarmos à 4.ª Era, onde se deveriam centrar as empresas moçambicanas, propondo, além de satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, fidelizá-los por meio de experiências, tomando o consumidor como um defensor e divulgador da marca e do produto.
Marketing turístico engloba todas as acções no mercado turístico que visam atender às necessidades dos clientes consumidores de produtos turísticos e mantê-los, antecipando-se aos seus desejos e procurando uma perfeita relação de trocas, se possível eterna.
O turismo é uma actividade que mobiliza diversos sectores produtivos de bens e serviços, e segundo estudos realizados é uma das actividades económicas de maior crescimento no mundo e com uma tendência muito forte de intensificar a sua representatividade no mercado global. Daí a necessidade de uma gestão eficiente das actividades das empresas para se manterem competitivas no mercado uma vez que os clientes irão exigir produtos e serviços de qualidade a preços justos, ou seja, as empresas tem de desenvolver uma gestão de marketing que garanta a satisfação dos clientes.
Para a participação no mercado turístico, as organizações devem atender às necessidades do turista consumidor, utilizando os sete “P´s” do marketing que possuem como objectivo facilitar o entendimento das acções e uma maior compreensão do mercado. Conforme o Barreto Filho (1999) os sete “Ps” são: Produto, Preço, Promoção, Praça (distribuição), Pessoas, Pesquisas e Performance.
Com base nos “7Ps” identificam-se as razões do fracasso ou sucesso dos produtos e que podem ser aplicados nas estratégias do marketing turístico. O produto turístico bem delimitado é a garantia de sucesso no mercado.
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