Eduardo Cruz
FORMEDIA Instituto Europeu de
Empresários e Gestores
edcruz@formedia.pt
O MITO DE EMPRESÁRIO – 6 INDICADORES ESTRATÉGICOS DA EMPRESA: QUANTIFICAR RESULTADOS E O PROGRESSO
No artigo anterior desenvolvemos a História da sua Empresa. Ela ilustra a essência daquilo que a sua empresa realmente é. Apresenta a sua empresa no seu melhor. É aquilo que faz com que você e a sua empresa sejam diferentes e especiais.
Agora, iremos falar da importância da quantificação dos objectivos e dos resultados da sua empresa. Como estamos quase a começar um novo ano, é de esperar que este trabalho esteja feito, quanto à definição dos principais objectivos. Se assim for, o passo seguinte é o do controlo: diário, semanal, mensal, trimestral ou anual, consoante os indicadores.
Definição
Os Indicadores Estratégicos são a quantificação da situação da sua empresa comparada com os elementos críticos do seu Objectivo Estratégico. Mas como desenvolve os indicadores estratégicos? Isso depende de onde está e de aonde quer chegar.
Exemplos de Indicadores Estratégicos Chave
As Vendas e as Margens de Lucro são sempre Indicadores Estratégicos. Além destes, os indicadores são aquilo que você diz estabelecer que são. Já fixou quantos milhares de meticais quer vender no próximo ano? E qual é o seu objectivo em termos de lucros depois de impostos? Vejamos alguns
indicadores:
Taxas de crescimento
Valor da empresa
Produtividade
Satisfação dos clientes
Estado de espírito dos empregados
Liderança no sector
Reputação no mercado
Qualidade do produto/serviço
Porquê controlar os Indicadores Estratégicos ?
Deve controlar os Indicadores Estratégicos porque isso o ajuda a gerir o progresso no sentido do Objectivo Estratégico. Você faz regular e sistemáticamente a fotografia da empresa e foca os verdadeiros componentes chave da sua estratégia.
Pontos Chave
Concentre-se nos vários elementos chave do seu Objetivo Estratégico. Quantifique-os. Meça o que pode ser medido. Use escalas com dois pólos, para quantificar os intangíveis e os elementos que não podem ser medidos. Invente descrições para o “par oposto” (melhor situação - pior situação) de cada elemento do seu Objectivo Estratégico. Marquenuma escala de +5 a –5, como esta (por exemplo, a qualidade
do seu serviço do ponto de visto dos seus clientes): (Situação Má) -5 -4 -3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5
(Situação Óptima)
O Que São os “Indicadores Estratégicos “?
Os Indicadores Estratégicos representam a identificação da situação da sua empresa comparada com os elementos chave do seu Objectivo Estratégico.
Qualquer sistema tem indicadores que nos dizem quão bem ou mal estão a trabalhar as várias partes do sistema. Os indicadores chave que focam os elementos mais críticos do sistema. Os Indicadores de Actuação Chave dizem-lhe quão bem estão a trabalhar os vários sectores da sua empresa e os Indicadores Estratégicos Chave dizem-lhe quão bem toda a sua empresa está a trabalhar e como está a progredir no sentido do Objectivo Estratégico.
Nem sempre lhes prestamos atenção, não os medimos nem os acompanhamos, mas no entanto, os indicadores existem. Ser um empresário competente implica identificar, quantificar e acompanhar periodicamente os seus indicador esestratégicos. Essa mesma preocupação de ser também dos seus principais colaboradores, para ser uma preocupação de todos.
Porquê Preocupar-se?
Como a maior parte dos empresários, você sente a sua empresa. Sabe o que se passa em cada dia e a cada hora. Vê a circulação dos seus clientes, ouve as suas queixas e elogios. Vê a actividade dos seus empregados e ouve as suas queixas e elogios. Os seus fornecedores estão contentes - ou nem por isso - com as suas encomendas e os seus pagamentos. Há uma procura dos seus produtos ou serviços, ou talvez não. Bom ou mau, sabe o que se passa.
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