| 0 comments ]

O Procurador-Geral da República, Augusto Paulino, exortou aos cidadãos moçambicanos a denunciarem quaisquer manifestações de enriquecimento ilícito, considerando ser esta uma das formas mais importantes de combate a corrupção.
Augusto Paulino lançou este desafio durante uma palestra que orientou, na última Quarta-feira, na Escola Secundária Noroeste Um, na Cidade de Maputo, sobre corrupção e legalidade, no âmbito da visita que vem efectuando a algumas instituições da capital moçambicana.
Quando o Procurador-geral da República orientava a palestra sobre corrupção, um aluno daquele estabelecimento de ensino perguntou o que ele ganharia ao denunciar os corruptos.

Esta pergunta, colocada na maior inocência, revela a falta de noção, por parte dos estudantes daquela escola, dos malefícios da corrupção e a necessidade urgente de a combater. Curioso é que antes de iniciar a sua breve dissertação, Paulino pediu a cinco alunos para definirem 'corrupção' e eles o fizeram de forma correcta.
“O que ganha? O primeiro ganho é o prestígio; o segundo é a possibilidade do dinheiro ser distribuído para mais pessoas, não a uma pessoa; e o terceiro ganho é o prestígio da pátria, tanto dentro como fora do país”, respondeu Augusto Paulino, sublinhando que “temos que ter dignidade”.