Vem se debatendo nos últimos tempos sobre a designação "Geração da Viragem" instituída pelo presidente da República. Esta expressão ganhou respostas e percepções distintas. O magnifico reitor da UEM, manifestou dificuldades em perceber o enquadramento lógico a que se da a expressão, ou seja o que o autor queria explicar. Nos dias que correm, a expressão "Geração da Viragem" esta na ponta da língua de todos cidadãos. Estes socorrem-se dela para responder alguma questão de desafio ou mesmo de estímulo para alguma acção.
O que é ser Geração? O que é ser da Viragem?
Se todos tivermos respostas para as duas questões acima citadas, facilmente perceberemos quais eram realmente as intenções do autor da mesma, porque respostas inclusivas e percepções excluidoras, vem surgindo de vários cidadãos. Alguns pouco sabem o que a mesma significa, talvez porque a acharam linda, usam-na como slogan. Quando o autor instituiu essa expressão, acredito que tinha boas intenções, mas dificilmente percebemos uma mensagem quando há ruídos de comunicação, dai que ela vem sendo questão de debate.
Para o autor, geração da viragem refere-se a todos os que participam ou fazem parte do combate a pobreza absoluta ou do desenvolvimento do País. Alguns jovens percebem que a "Geração da Viragem" é a hora de a camada jovem assumir o que lhes pertence.
Moçambique é belo e lindo, dai que é muito novo, 35 anos de independência colonial, mas ainda dependente de doações, para o orçamento do estado, e para investimentos económicos em várias áreas. Creio que o Presidente da República olhou para estes factos, e disse "Geração da Viragem". Pois é vontade e desejo dele que passemos a ser nós os jovens, a contribuir a 100% para o orçamento do estado, e que alcancemos a nossa independência económica, isso quer dizer que todos somos a geração da viragem, quando todos estivermos em exercício de uma actividade para o desenvolvimento do nosso País, fazendo o uso de várias e diferentes ferramentas que dispomos, estancando desse modo a pobreza absoluta.
Abraço Forte
[01:21
|
0
comments
]
0 comments
Enviar um comentário