Pelas mais variadas razões, há certos alimentos ou tipos de alimento a evitar quando se está grávida. Dizemos-lhe alguns que deve evitar e porquê. Contudo sobram muitos outros para fazer uma alimentação variada, saborosa e saudável. Cuide de si e o seu "rebento".
1- Marisco e peixe cru
Ter cuidado com a possibilidade de intoxicação alimentar, evite peixes e mariscos crus ou mal passados. São especialmente vulneráveis à contaminação por vários tipos de bactérias. Grávidas devem evitar o marisco cru, incluindo ostras, ameijoas, etc. O marisco pode ser consumido quando bem cozinhado.
2- Carne e ovos mal cozidos
A carne mal passada, pode conter bactérias ou vírus, um dos quais aquele que provoca a infecção por toxoplasmose. Por isso, se não está imune, evite bifes em sangue. O mesmo acontece com os ovos, não os consuma com a gema ainda líquida. De igual forma, evite preparados que contenham ovos crus ou mal passados - é o caso da maionese e outros molhos e de algumas sobremesas
3- Álcool
É mais do que conhecido o seu efeito nefasto sobre o desenvolvimento do bebé. Seja cerveja, vinho ou outras bebidas. Fazer uma dieta com zero por cento de álcool é jogar pelo seguro.
4- Amendoins
Não ligue ao historial clínico familiar, o seu bebé terá mais ou menos probabilidades de desenvolver alergias. Mas a forma como se introduzem os alimentos e se fazem os primeiros contactos com as substâncias também terão relevância.
Se evitar, durante a gravidez, os alimentos com mais potencial alérgico, estará a reduzir as hipóteses de o seu bebé desenvolver mais tarde alergias. Por isso, no caso de haver caso de alergias a amendoim na família, evite este alimento durante a gravidez e a amamentação.
5- Café
Beber um ou dois cafés por dia não tem contra-indicações e até pode ser benéfico para quem tem a tensão arterial demasiado baixa. Não se esqueça que o chá, bebidas energéticas, refrigerantes tipo cola-cola também entram nestas contas. O excesso de cafeína aumenta o risco de aborto e de baixo peso à nascença.
[01:51
|
0
comments
]
0 comments
Enviar um comentário