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O motor com cilindros horizontais opostos chegou, finalmente, aos 4 litros de cilindrada e sem contar com a ajuda da sobrealimentação, chega aos 500 CV e promete desempenho alucinante, sublinhado pelos 7m27s que leva a cumprir o traçado do Nurburgring Nordschleife. O preço é à medida da alucinação: 226.900 euros.

Limitada a apenas 600 unidades, esta versão muito especial do 911 GT3 RS é um verdadeiro compêndio tecnológico, herdando muitos ensinamentos e tecnologias oriundas da competição. Desde logo no motor. O bloco de cilindros horizontais opostos possui a cambota do motor do 911 GT3 RSR de competição, os pistões são forjados e as bielas e capas de biela são em titânio. Contas feitas à cilindrada e à potência, este bloco tem uma potência específica de 125 CV/litro, valor muito interessante.

Assim, com 500 CV (obtidos às 8250 rpm!) e 4.0 litros de cilindrada, este é o maior e o mais potente motor atmosférico instalado a bordo de um 911, que lhe permite cumprir uma volta ao Nurburgring Nordschleife 7m27s, levar dos 0-100 km/h apenas 3,9 segundos chegando aos 200 km/h em menos de 12 segundos.

O 911 GT3 RS 4.0 está equipado com uma caixa manual de seis velocidades oriunda da competição, tendo o comportamento deste míssil sido ainda mais refinado com alterações ao chassis. Além de todas as ligações feitas com casquilhos rígidos, a suspensão activa (PASM) foi recalibrada para que os quatro amortecedores funcionem separadamente na busca do melhor parâmetro de utilização, consoante a utilização.

Mas a grande vantagem deste 911 GT3 RS 4.0 está no reduzido peso. A Porsche trabalhou muito para reduzir o peso e por isso substituiu o aço pelo carbono no capot dianteiro, guarda-lamas dianteiros e nos bancos de competição instalados a bordo. Os vidros traseiros são em plástico, os tapetes são muito finos e não há ajustes eléctricos nem sequer nos vidros (sendo que para abrir a porta, tem de puxar uma tira de pano), permitindo assim que com o depósito atestado, o 911 GT3 RS 4.0 se fique pelos 1360 kgs. Quer isto dizer que com os 500 CV do motor 4.0 litros, a relação peso/potência fica nos 2,72 kg/CV. Um valor excelente!

O Porsche 911 GT3 RS 4.0 só está disponível na cor branca e possui uma aparência dinâmica que o aproxima do seu elemento natural, a pista. O capot traseiro musculado, a enorme asa traseira regulável, a curta distância ao solo, a dupla saída de escape ao centro como no 911 GT3 RSR de competição e os deflectores laterais à frente (que geram 190 kgs de pressão quando o 911 chega à velocidade máxima), leva-nos para as pistas.

O modelo chegará a Portugal em Julho de 2011 e custará 226.900 euros.