| 0 comments ]


- Em que fase é que se encontra a cons¬trução do socialismo moçambicano?
- Como é que se mede a fase dum proces¬so de edificação do socialismo?
-Na verdade, não há nenhuma medida científica…
-Parece que nós só medimos quando se trata de padarias, Não é verdade? Quando queremos produzir pão, quando queremos medir a capacidade da nossa padaria. Quan¬tos pães devemos produzir por dia. Só medimos quando fazemos a escavação de um po¬ço, a perfuração. Quantos centímetros por dia fazemos, Aí, medimos, com muita facili-dade. Agora, medir a consciência, o crescimento da consciência dos homens, parece que ainda não há possibilidade de o fazer. Só se mede, a partir do momento em que nós temos quadros. Primeiro, mobilização, organização, consciencialização, transforma¬ção das mentalidades. Socialismo não são palavras! Socialismo é construído pelos ho¬mens. Portanto, quanto à sua primeira questão, eu perguntaria: A FRELÏMO já tem quadros suficientes para, realmente, cons¬truir o socialismo científico?
- Poderá dizer-se que há um socialismo africano?
- Eu pergunto-lhe: há socialismo euro¬peu, e asiático, e americano?
— Neste momento, há quem creia que sim. É o chamado eurosocialismo.
— Portanto, quanto à fase em que está a construção do socialismo em Moçambique, nos diríamos que está na fase do processo da Democracia Popular.
— Prevê-se qualquer período para essa pri¬meira fase?
—Não se mede! É preciso criar as bases materiais, as bases ideológicas. Esses são os alicerces para a construção do socialismo. É preciso um trabalho profundo de transfor¬mação das mentalidades. Criar a nova men¬talidade. Produzir o homem novo, Aí, dire¬mos: vamos construir o socialismo! Primei¬ro, produzir o homem novo. É essa a nossa primeira tarefa!