| 0 comments ]




O músico do Chamanculo – do Ka Hlamankulu – é notícia por estes dias justamente por atingir essa efeméride que é mais do que simbólica: 50 anos de carreira. Uma instituição bancária da praça, interveio para que o feito deste decano da cultura moçambicana não passasse despercebido, patrocinando essa celebração para Gabriel Chiau. Uma gala na sexta-feira em Maputo juntou o músico e alguns amigos para um reconhecimento público de um artista que muito deu e de certeza continuará a dar à cultura do nosso país.
Chiau, acompanhado pela sua banda, abriu a noite e ficou muito pouco tempo em palco, apresentando apenas três números, mas o suficiente para dar a ideia do que foi fazendo ao longo do meio século que tem a trilhar o mundo dos espectáculos. O ponto mais alto dessa curta apresentação foi a apresentação daquela que é a sua mais conhecida canção: “Wene Unga Yale”, que se tornou popular dado o sucesso que vem fazendo desde o tempo colonial e mesmo na actualidade, depois de recriada por muitos artistas.
Depois do veterano aniversariante, subiu ao palco a banda Xitende, cujos integrantes se consideram discípulos de Gabriel Chiau. Por isso também tocaram “A W uni Tendere”, outra muito popular canção de Chiau.