| 0 comments ]



Eduardo Cruz
FORMEDIA Instituto Europeu de
Empresários e Gestores
edcruz@formedia.pt


O Objectivo Estratégico do Empresário



No artigo anterior sobre o Mito do Empresário, discutimos o objectivo principal do empresário. Desenvolvemos três ideias sobre o seu objectivo principal:

• O Objectivo Principal é a essência da sua razão de existir.
• Consiste numa pequena declaração resumindo o que existe dentro de si como fonte da sua vitalidade, compromisso e paixão.
• Dá-lhe a capacidade de viver a sua vida intencionalmente, e não ao acaso, fazendo escolhas conscientes e consistentes com o que é mais importante para si.

Acrescentámos depois os 5 Passos para o Objectivo Principal:

1. O que você não quer
2. O que você quer
3. Estabeleça prioridades e derrube barreiras
4. O seu elogio fúnebre
5. O Objectivo Principal

Finalmente, discutimos o que realmente lhe interessa como empresário.

Resumindo o que escrevemos, chegamos a uma conclusão: a descoberta do seu Objectivo Principal é uma das coisas mais importantes que poderá fazer. Nessa altura está no caminho certo. Para pôr a sua empresa em ordem, tem primeiro que olhar para dentro de si próprio.

O Objectivo Estratégico

A partir daqui, pode desenvolver o Objectivo Estratégico da Empresa. Como é que você como empresário pode criar esse objectivo estratégico, será o que discutiremos neste artigo.

Trata-se de criar a visão do seu negócio, de como vai ser quando estiver completamente desenvolvido. O seu Objectivo Estratégico é uma declaração escrita daquilo que a sua empresa vai ser quando estiver completa.

É uma imagem detalhada do futuro da empresa: a sua visão de como será o aspecto, a actuação, o odor, o sabor e as sensações que cria do seu negócio, e como funcionará quando estiver completamente desenvolvido.

Por quê precisa de um Objectivo Estratégico?

Precisa do Objectivo Estratégico para proporcionar uma sensação de orientação e de objectivos - um caminho para o futuro. Motivar-se a si e aos seus colegas e empregados - um sonho para se empenharem. È uma base para a tomada de decisões, de concepção e de acções de desenvolvimento do negócio.

O Sonho Empresarial

O Objectivo Estratégico é o primeiro passo para concretizar o seu sonho empresarial. Quando bem definido, cria uma visão de como a sua empresa será e actuará, depois de completamente desenvolvida. Daí para a frente, tudo o que a sua empresa e o seu pessoal fizer encaminha a empresa em direcção à visão.

Criar a Visão

Se o seu sonho empresarial está claro na sua cabeça, então escreva-o. Se precisar de criar a sua visão, a Lista de Objectivos Estratégicos ajuda o seu entusiasmante trabalho criativo.

Ignore os componentes que não se aplicam à sua visão de empresa e junte aqueles que fizerem sentido para si. Recorra à experiência e ao seu conhecimento sobre o seu negócio para desenvolver o modelo do futuro da sua empresa.

Veja em http://www.gatesfoundation.org/tedxchange/Pages/tedxchange-video-gallery.aspx a TEDxChange Webcast de 20 de Setembro de 2010, com Graça Machel, Melinda Gates e outras personalidades. Graça Machel tem uma visão. Melinda Gates também.

Lista de Objectivos Estratégicos

Utilize as sugestões seguintes para pensar o seu negócio. Acrescente outras questões. Corte perguntas que não se apliquem ao seu caso concreto.

Característica Básicas

* Tipo do negócio, produtos e serviços oferecidos
* Dimensão da empresa (facturação anual, lucros anuais, valor da empresa, número de empregados)
* Evolução da empresa: facturação, lucros, produção.
* Campo de acção geográfica: localizações, mercados da empresa
* Posicionamento no mercado, mercado alvo
* Timing (anos para a sua "realização")
* Bases da concorrência (preço, qualidade, serviço, etc.).

Características Distintas/Únicas

* Linhas de produto/serviço especiais
* Marketing inovador
* Comportamento dos empregados
* "Presença" especial (aspecto, como soa, sensações que provoca)
* Actuações especiais
* Outras características únicas.

O Seu Objectivo Estratégico é um Compromisso

Não chega ter uma visão; isso é apenas o primeiro passo. Tem de a comunicar e manter viva na mente de todos os que trabalham na empresa. Precisa de manter a empresa a evoluir persistentemente nesse sentido.

Se não estiver verdadeiramente empenhado no seu Objectivo Estratégico, as suas tentativas para o tornar realidade não vão atingir o alvo. Os seus colegas e empregados vão sentir isso e o empenhamento deles vai ser a meio gás. Tem que acreditar nele, empenhar-se e comunicá-lo.

Escreva a Declaração do Objectivo Estratégico

É necessário fazer uma declaração clara por escrito. Uma declaração escrita obriga a pensar nos pormenores do Objectivo Estratégico; e também na melhor maneira de comunicar a sua visão duma forma clara, criando assim uma "imagem" exacta para toda a gente da sua empresa.

Essa declaração deve ter pormenores suficientes para a tornar consistente e real, sem exageros, para não ser confusa.

Uma Descrição Geral com Características Distintivas

Esboçar uma declaração do Objectivo Estratégico é uma tarefa criativa. Irá escrevê-la e reescrevê-la muitas vezes até ficar satisfeito. Depois de pronta, deve ocupar menos de uma página.

É preferível escrever em duas fases. Primeiro, descreva a empresa em geral. Depois, junte as características únicas que a tornam notável. Como exemplo, considere este Objectivo Estratégico de McDonald's, tal como podia ter sido escrito em 1955:

“Nos próximos 10 anos, a McDonald's vai ser uma cadeia de restaurantes idênticos a nível nacional que servem refeições saudáveis, a preços baixos, a milhões de pessoas por dia. Vai ultrapassar os 500 Milhões de Dólares em vendas e serão mais de 1.000 os restaurantes espalhados pelos Estados Unidos.

Os clientes poderão ir a qualquer restaurante McDonald's do país e receber sempre o mesmo tipo de serviço: atendimento imediato, refeições quentes, saborosas e saudáveis; ambiente escrupulosamente limpo e atractivo; horários e localizações convenientes; e um serviço extremamente eficiente fornecido por pessoal educado e amistoso.

McDonald's será uma organização nitidamente "Americana", projectada para servir todos os segmentos étnicos e económicos. Embora todo o género de pessoas se sinta atraída pelos McDonald's, estes serão principalmente atractivos para famílias com crianças e para aqueles que querem uma refeição saudável, rápida, num ambiente confortável e barato. Esperamos ver Chevrolets, Camionetas, Rolls Royces e bicicletas nos seus parques de estacionamento.

Todos os restaurantes McDonald's terão uma decoração standard, rigorosamente controlada. A ementa, em todos os restaurantes, será composta por “hamburgers”, batatas fritas, bebidas frescas e um número limitado de outras coisas. Em termos de decoração, os restaurantes terão que ser eficientes, higiénicos, atractivos e para auto-serviço. Os restaurantes terão cinco áreas: cozinha (não acessível aos clientes mas à vista), balcão, sala de jantar, sala de estar e parque de estacionamento. Os empregados usarão uma farda, seguirão regras de comportamento iguais em qualquer dos restaurantes e darão toda a atenção ao serviço, simpatia e, acima de tudo, à satisfação dos clientes”.

Em 1955, isto poderia parecer um Objectivo Estratégico demasiado ambicioso. Hoje, McDonald's é uma instituição a nível mundial, de milhões de milhões de dólares de receitas: uma das histórias de grande sucesso do nosso tempo.

Se vive em Maputo, pode não conhecer os McDonalds, mas é natural que conheça o “Mundus”, na Av. Julius Nyerere. Como é que escreveria a Declaração do Objectivo Estratégico para o “Mundus”? Poderia haver outros “Mundus” em Maputo? Em Moçambique? Na África Austral?

Uma declaração pode ser escrita por si, para a sua empresa. Representa um primeiro passo para definir o seu Objectivo Estratégico. É um ponto de partida para estimular o seu sucesso e o dos seus colegas e colaboradores, a curto, médio e longo prazo.

Eduardo Cruz é Director Geral da FORMEDIA Instituto
Europeu de Empresários e Gestores, onde desenvolve um
trabalho de apoio à criação e desenvolvimento de empresas.
Nos últimos anos tem concentrado a sua actividade no mundo
de língua portuguesa, no fomento do espírito
empresarial e na formação de professores e gestores de qualidade
internacional, através de mestrados e especializações
a distância. Esteve novamente em Moçambique em Agosto,
como a Visão Jovem Moçambicana noticiou.