Benigno Papelo
Presidente da VJM/ VJM President
vjm.presidente@tdm.co.mz
O Governo Moçambicano deliberou para as operadoras de telefonia móvel efectuarem o registo de todos os seus clientes pré-pago, de modo que possam ter base de dados para o melhor controlo e administração.
Esta decisão foi acolhida no maior sufoco pelas operadoras e seus clientes. Sufoco criado pelos prazos impostos as operadoras para a realização do registo. As operadoras vieram em público manifestar a impossibilidade de fazer o registo dentro do prazo ordenado pelo governo. Os prazos são estabelecidos para o alcance das metas traçadas, mas as metas são alcançadas quando existem condições e recursos que possam dinamizar a execução da actividade. Estes recursos devem ser de acordo com a realidade da empresa e dos seus públicos, e normalmente os prazos são acompanhadas por sanções, a quando do não cumprimento das mesmas. Para este caso, os sancionados pelo possesso são também os clientes. Não podemos nos esquecer que as operadoras de telefonia móvel, contribuem de forma significativa para a nossa economia, de modo particular, e para o orçamento geral do estado, de modo geral, e pelo incrível que pareça, o mesmo governo emitiu igualmente outra ordem de proceder um débito mensal significativo para os clientes pré-pago e pós-pago, que, segundo o governo reverter-se-á a favor dos transportes e comunicações. Será que com esta ordem para o registo dos clientes, este objectivo na área dos transportes e comunicações será alcançado? Porque as operadoras já manifestaram o risco de perder o maior número de clientes, caso o encerramento dos registos seja no prazo até aqui estipulado pelo governo.
Acredito que este processo de registo, esteja a incentivar a corrupção, um problema que o próprio governo esta a combater. Quem realmente é o vector da Corrupção? Somos nós os clientes, movidos pela ansiedade de vermos a nossa situação resolvida o mais rápido possível, acompanhado de um tratamento VIP, para este caso, muitos são os que não querem enfrentar as longas “bichas” e levar horas e horas para efectuar o registo, optando pelo suborno. Os mais espertos viram neste caso uma oportunidade de negócio, na venda de impressos para o registo dos números.
Abraço Forte
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