| 0 comments ]

| 0 comments ]


Benigno Papelo
Presidente da VJM/ VJM President
vjm.presidente@tdm.co.mz

MENSAGEM DE FELICTIAÇÃO À S.E. O SENHOR BASÍLIO MUHATE, SECRETÁRIO GERAL DA ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE MOÇAMBICANA.

O Presidente da VJM, Benigno Papelo, endereça as suas felicitações à sua excelência o senhor Basílio Muhate, pela sua retumbante vitória e assunção do alto cargo de Secretário Geral da OJM-Organização da Juventude Moçambicana.

A VJM sublinha a grande importância que seus Membros concede ao reforço e consolidação das relações com a OJM, um grande organismo que desempenha o papel de liderança nas questões nacionais e internacionais.

A VJM está confiante que sob a dinâmica e sábia liderança do Secretário Muhate e com o seu compromisso renovado para a promoção do diálogo em todas as questões estratégicas de interesse para o futuro da juventude, bem com a sua sensibilidade para com os desafios globais que a juventude enfrenta. Além disso, esta mudança criará igualmente uma oportunidade conducente à promoção do desenvolvimento, revitalização, engajamento dos jovens no processo de desenvolvimento do nosso deslumbrante e belo Moçambique, em particular, para o desenvolvimento de todo o Povo Moçambicano.

Esperançada e comprometida com o fortalecimento das excelentes relações entre a OJM e a Juventude Moçambicana, o Presidente da VJM saúda a Administração do Secretário Muhate, que abre um novo capítulo para Organização da Juventude Moçambicana.

Benigno Papelo
(Presidente da VJM)
Maputo, aos 19 de Novembro de 2010
Abraço Forte.

| 0 comments ]

A REVISTA VISÃO JOVEM PASSA A SER IMPRESSA EM 2011

Resultante de uma parceria entre a VJM-Visão Jovem Moçambicana e a Revista Capital, uma revista que se dedica na área empresarial, a Revista Visão Jovem, pertencente a VJM passa a ser impressa e presente nas bancas para o ano de 2011. Facto que veio deixar eufóricos aos jovens envolvidos nesse projecto, que nasceu e que agora está a ser materializado.

Com esse passo dado, a revista não irá sofrer nenhuma alteração editorial, tratando-se de uma revista jovem, e conceituada a nível dos países lusófonos, a mesma passara a suportar a 100% conteúdos relacionados com a juventude nacional, bem como daqueles jovens que tem vindo a colaborar
na revista.

Espera-se que este possa ser um dos instrumentos dos média onde a juventude irá se expressar de diversas maneiras, o facto ímpar é que a mesma poderá ser de elevada importância para os jovens académicos A mesma continuara a ser distribuída por email no formato PDF, mas serão aplicados termos e condições, de modo que a revista possa ter mais ainda credibilidade digital e de consumo.

| 0 comments ]






23 ANOS DO PRESIDENTE DA VJM COMEMORADOS AO LADO DOS MAIS CHEGADOS.

O Membro Fundador e Presidente da associação Visão Jovem Moçambicana, Benigno da Conceição Fernão Pio Papelo de nome completo, colheu mais uma rosa no jardim no passado dia 24 de Novembro. Os seus 23 anos forma comemorados num jantar simples servido aos mais chegados, que se fizeram presentes na sua casa em Maputo, segundo ele, estes mais chegados, embora não se fizeram todos os presentes, são os que de uma forma directa ou indirecta tem contribuído naquele que tem sido o seu crescimento social e profissional. Os membros da VJM não se mantiveram indiferentes ao aniversário do seu líder, endereçaram felicitações oficiais, e como presente atribuíram os ganhos que a VJM tem alcançado no percurso e desenvolvimentos das actividades nas mãos de Benigno Papelo. Felicitações chegaram também de longe, de modo particular os parceiros e simpatizantes da VJM no estrangeiro, desejando-o grandes vitórias e muitas felicidades.

| 0 comments ]


Eduardo Cruz
FORMEDIA Instituto Europeu de
Empresários e Gestores
edcruz@formedia.pt

O MITO DE EMPRESÁRIO – 6 INDICADORES ESTRATÉGICOS DA EMPRESA: QUANTIFICAR RESULTADOS E O PROGRESSO

No artigo anterior desenvolvemos a História da sua Empresa. Ela ilustra a essência daquilo que a sua empresa realmente é. Apresenta a sua empresa no seu melhor. É aquilo que faz com que você e a sua empresa sejam diferentes e especiais.

Agora, iremos falar da importância da quantificação dos objectivos e dos resultados da sua empresa. Como estamos quase a começar um novo ano, é de esperar que este trabalho esteja feito, quanto à definição dos principais objectivos. Se assim for, o passo seguinte é o do controlo: diário, semanal, mensal, trimestral ou anual, consoante os indicadores.

Definição
Os Indicadores Estratégicos são a quantificação da situação da sua empresa comparada com os elementos críticos do seu Objectivo Estratégico. Mas como desenvolve os indicadores estratégicos? Isso depende de onde está e de aonde quer chegar.

Exemplos de Indicadores Estratégicos Chave
As Vendas e as Margens de Lucro são sempre Indicadores Estratégicos. Além destes, os indicadores são aquilo que você diz estabelecer que são. Já fixou quantos milhares de meticais quer vender no próximo ano? E qual é o seu objectivo em termos de lucros depois de impostos? Vejamos alguns
indicadores:
 Taxas de crescimento
 Valor da empresa
 Produtividade
 Satisfação dos clientes
 Estado de espírito dos empregados
 Liderança no sector
 Reputação no mercado
 Qualidade do produto/serviço

Porquê controlar os Indicadores Estratégicos ?
Deve controlar os Indicadores Estratégicos porque isso o ajuda a gerir o progresso no sentido do Objectivo Estratégico. Você faz regular e sistemáticamente a fotografia da empresa e foca os verdadeiros componentes chave da sua estratégia.

Pontos Chave
Concentre-se nos vários elementos chave do seu Objetivo Estratégico. Quantifique-os. Meça o que pode ser medido. Use escalas com dois pólos, para quantificar os intangíveis e os elementos que não podem ser medidos. Invente descrições para o “par oposto” (melhor situação - pior situação) de cada elemento do seu Objectivo Estratégico. Marquenuma escala de +5 a –5, como esta (por exemplo, a qualidade
do seu serviço do ponto de visto dos seus clientes): (Situação Má) -5 -4 -3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5
(Situação Óptima)

O Que São os “Indicadores Estratégicos “?
Os Indicadores Estratégicos representam a identificação da situação da sua empresa comparada com os elementos chave do seu Objectivo Estratégico.

Qualquer sistema tem indicadores que nos dizem quão bem ou mal estão a trabalhar as várias partes do sistema. Os indicadores chave que focam os elementos mais críticos do sistema. Os Indicadores de Actuação Chave dizem-lhe quão bem estão a trabalhar os vários sectores da sua empresa e os Indicadores Estratégicos Chave dizem-lhe quão bem toda a sua empresa está a trabalhar e como está a progredir no sentido do Objectivo Estratégico.

Nem sempre lhes prestamos atenção, não os medimos nem os acompanhamos, mas no entanto, os indicadores existem. Ser um empresário competente implica identificar, quantificar e acompanhar periodicamente os seus indicador esestratégicos. Essa mesma preocupação de ser também dos seus principais colaboradores, para ser uma preocupação de todos.

Porquê Preocupar-se?
Como a maior parte dos empresários, você sente a sua empresa. Sabe o que se passa em cada dia e a cada hora. Vê a circulação dos seus clientes, ouve as suas queixas e elogios. Vê a actividade dos seus empregados e ouve as suas queixas e elogios. Os seus fornecedores estão contentes - ou nem por isso - com as suas encomendas e os seus pagamentos. Há uma procura dos seus produtos ou serviços, ou talvez não. Bom ou mau, sabe o que se passa.

| 0 comments ]


CADA SIGNO, UM PENTEADO

Se acredita no poder dos astros, defina o seu corte de acordo com o zodíaco Se a nossa maneira de ser é, de alguma forma, influenciada pelos astros, o nosso look e em especial, o estilo que damos ao nosso cabelo, são também influenciados decisivamente pelo nosso signo. Desta forma e tendo em conta os 12 signos do zodíaco, eis o seu penteado ideal:

Carneiro As mulheres deste signo são habitualmente enérgicas e entusiastas. Possuem uma personalidade dinâmica e pioneira. Muito ao estilo de Sarah Jessica Parker, o melhor será optar por um cabelo comprido, ligeiramente ondulado, optando por um estilo natural, mas cuidado.

Touro Assumindo-se como uma mulher tolerante, estável, muito prática e terra-a-terra, mas ao mesmo tempo centrada nos prazeres que a vida pode oferecer, o ideal será optar um estilo prático, mas ao mesmo tempo moderno e actual, tanto nos cabelos curtos como nos compridos. Penélope Cruz é exemplo disso mesmo, habituando-nos já aos seus cabelos longos, lisos, mas sempre muito sensuais.

Gémeos A mulher do signo de Gémeos é dinâmica, versátil e tem o poder da comunicação, sendo detentora de um pensamento rápido e activo. A talentosa Angelina Jolie é a prova disso mesmo, surpreendendo-nos com as diferentes personagens que interpreta. Desde cortes mais ousados aos mais sensuais, para a mulher de gémeos o ideal é mudar de estilo frequentemente e aparecer com um penteado diferente todas as semanas. Os cortes assimétricos são os preferidos.

Caranguejo Signo maternal e sonhador. O ideal será optar por um estilo angelical, com cores claras, conferindolhe um look natural. Umas trancinhas pontuais ou uns lenços para cabelo são apontamentos a ter em conta. A modelo Gisele Bundchen é o exemplo de uma nativa de caranguejo, sendo o seu estilo inconfundível.

| 0 comments ]


Fiat via produzir modelo Jeep em Mirafiori

Sergio Marchionne acaba de revelar o projecto para renovar a mítica fábrica de Mirafiori em Turim.

O investimento superior a mil milhões de euros na unidade fabril de Mirafiori para a modernizar e dar-lhe maior eficiência, significa que esta fábrica começará a produzir modelos Alfa Romeo e Chrysler, com destaque para os Jeep.
Preocupado com o facto das fábricas italianas terem resultados negativos e arrastarem os resultados líquidos do grupo Fiat para o vermelho, Sergio Marchione, todo-o-poderoso líder do grupo italiano, decidiu renovar a fábrica de Mirafiori.

Pólo industrial mítico da Fiat e da cidade de Turim, a unidade fabril receberá um investimento superior a mil milhões de euros para passar a produzir modelos da Alfa Romeo – com destaque para o futuro Giulia nas versões brlina e carrinha – bem como produtos da Chrysler, nomeadamente, o Jeep. No caso concreto o modelo médio que servirá também para a realização do SUV médio da Alfa Romeo.

A produção começará no quarto trimestre de 2012 e a administração da Fiat já afirmou que metade da produção será para vender na Europa. Com a adição dos novos modelos que surgirão da nova plataforma “Compact Wide” a produção em Mirafiori ser´+a entre as 250 e as 280 mil unidades/ano.

| 0 comments ]



A atriz Juliana Paes, que está no oitavo mês de gestação de seu primeiro filho, fruto de seu casamento com o empresário Carlos Eduardo Baptista, já sabe quando o bebê vai nascer.
De acordo com o jornal "O Globo", assim como estava previsto no começo, Pedro nascerá no dia 20 de dezembro.
Juliana marcou o parto na maternidade Perinatal da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

cenas de sexo lésbico de Angelina Jolie expostas na internet

foi publicado pelo site do jornal "The Sun" algumas imagens de vídeo do filme, protagonizado por Angelina Jolie, com cenas muito calientes.
No longa chamado "Gina", que foi lançado em 1998, Angelina vive uma personagem lésbica que tem um relacionamento com a personagem de Elizabeth Mitchell, onde protagoniza cenas de sexo com a loira.
Na época do lançamento de "Gina" o filme teve muitos cortes, não sendo totalmente liberado e só agora as cenas completas caíram na rede.
Angelina interpreta uma modelo que contraiu o vírus HIV e faleceu aos 26 anos.

| 0 comments ]


DANÇA CONTEMPORÂNEA - PAÍS CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR

MOÇAMBIQUE conquistou recentemente o primeiro prémio no concurso africano de dança contemporânea, realizado no Mali. A coreografia da obra "Oroboy Stop", do moçambicano Horácio Macuácua, foi considerada pelo júri a melhor entre as dez seleccionadas para a fase final.
Para o concurso intitulado “Danse L’Afrique danse”, concorreram mais de cem grupos de diferentes países.
Moçambique foi considerado o melhor levando a vantagem sobre o grupo Aly Karembé, da República Democrática do Congo, e Qutus Onikeku, da Nigéria, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Com a conquista do primeiro lugar, Moçambique vai receber como prémio dez mil euros e terá direito a uma digressão pelos países africanos, Europa e América Latina.
De referir que o concurso já vai na sua oitava edição e tem registado anualmente muita aderência de grupos concorrentes.

| 0 comments ]


NOKIA E72 – FUNCIONALIDADES MELHORADAS

Há características que se mantêm, como o teclado QWERTY, agora ligeiramente mais largo, e por mais que toque no ecrã - habituado a que possa estar aos modelos touch - ele continua a não reagir. Mas, à falta de ecrã sensível ao toque, o E72 oferece um cursor com essa possibilidade -que a Nokia denomina de Tecla Navi ÓPtica -, que lhe vai permitir navegar entre menus e funcionalidades.

Pode continuar a carregar na direcção pretendida que o pad direccional reage, mas agora pode apenas deslizar com o dedo no centro do cursor para se movimentar no telefone ou navegar pelas páginas Web mais facilmente.

Mantêm-se também as chamadas teclas de atalho que, com um toque, permitem regressar ao ecrã de início, aceder à agenda, aos contactos e ao email. O ecrã inicial pode ser personalizado, permitindo definir dois modos diferentes para o dispositivo: profissional e pessoal, sendo possível escolher itens ao gosto do utilizador em cada um dos perfis.

O email continua a ser peça central nos smartphones de série E da Nokia. Fácil de configurar, a aplicação de correio electrónico do E72 permite acesso ao email profissional, no Microsoft Exchange, e às caixas de correio pessoais, nomeadamente Gmail, Yahoo ou Hotmail. Tem igualmente suporte para sincronização de contactos, agenda e notas do MS Outlook. O suporte de email HTML permite ver conteúdos da Web nas mensagens. Os documentos Office também aparecem tal como foram criados. A conta ou contas podem ser configuradas a partir do ecrã inicial do smartphone.

Basta seleccionar “Configurar email”, introduzir o endereço de correio electrónico e palavra-passe e pode começar a descarregar as mensagens, escolhendo entre o modo automático ou manual. Já a aplicação de chat permite aos utilizadores terem várias sessões simultaneas de “conversação” abertas. Terá de seleccionar as contas que pretende utilizar, que poderão ser iniciadas ao mesmo tempo.

| 0 comments ]


Rooney pede desculpas aos adeptos do Manchester United

Mais de um mês depois de ter renovado contrato com o Manchester United, depois de ter assumido que gostaria de sair do clube, Wayne Rooney vem a público pedir desculpas aos adeptos dos “red devils”, aproveitando ainda para desmentir qualquer possibilidade de vir a ser transferido num futuro próximo.
«Senti que já tinha pedido desculpas aos adeptos, mas toda a gente continua a dizer que não. Se é esse o caso, então peço desculpa pela minha parte. Deixei bem claro ao renovar contrato que quero continuar no clube e ter sucesso aqui», afirmou o avançado, que regressou aos golos na passada quarta-feira, ao dar a vitória ao Manchester United diante do Glasgow Rangers na Liga dos Campeões (1-0).
Rooney aproveitou ainda para desmentir qualquer possibilidade de vir a ser transferido num futuro próximo, ainda mais para o «rival» Manchester City: «As pessoas dizem que eu ia para o City. Acreditem, se saísse não era para ficar em Inglaterra.»

| 0 comments ]

PEPE QUER «FAZER PARTE DA HISTÓRIA» DO REAL MADRID

Internacional português afasta os rumores que o colocavam no Barcelona e afirma que quer «continuar muitos anos» no Real Madrid.
«Gostava de continuar no Real Madrid por muitos anos. A minha intenção é ficar aqui e a renovação está nas mãos do meu representante e do presidente», afirmou Pepe em declarações ao La Sexta.
A imprensa espanhola chegou a falar da possibilidade de o central luso-brasileiro, que termina contrato em Junho de 2012, rumar ao Barcelona caso não acordasse a renovação, hipótese totalmente descartada pelo jogador.
«O clube sabe que quero dar tudo pelo Real. Tenho apenas 27 anos e ficaria encantado por fazer parte da história do clube», prosseguiu, apostando ainda em calar os críticos que reprovaram algumas das suas exibições esta temporada.

| 0 comments ]


A FRIGIDEZ PODE SER CURADA?

A frigidez normalmente torna-se um problema numa relação A frigidez ou inibição do desejo sexual deve- se muitas vezes a preconceitos, crenças ou educação imprópria e à forma como a mulher vê o seu próprio corpo. Alibidimia, mais conhecida por frigidez, é uma doença que pode ser de natureza física ou psicológica. Podemos distinguir frigidez primária, que começa em idade jovem, de frigidez secundária, que surge como consequência de determinado evento que ocorre numa fase mais avançada da vida.

A apatia sexual da mulher acaba por tornar-se problemática numa relação quando começa a recusar ou evitar intimidade sexual e este comportamento provoca discussões, acusações
e confusão.

Tratamento da frigidez

O tratamento da frigidez começa com a seguinte pergunta: “Quantas mulheres, na sua opinião, se masturbam antes e durante o casamento”? O primeiro e mais importante conselho dado por um terapeuta é o seguinte: “Vá para casa e masturbe-se”. O seu parceiro também tem que participar. Em Lo Piccolo, de 1978, e Lobitz foi desenvolvido um programa de nove níveis, que serão descritos em seguida: • O casal tem de se abster de actividade sexual que envolva o coito (penetração). A mulher tem de observar cuidadosamente o seu corpo e órgãos genitais ao espelho até se sentir confortável consigo mesma. • Segue-se a exploração do seu corpo, particularmente a área genital. Isto é algo difícil de fazer para algumas mulheres, já que acham que os seus corpos são sujos e enojantes.

A mulher vai gradualmente superar a resistência, através da persuasão persistente de um terapeuta e do seu parceiro. - A mulher explora o seu corpo, centrando-se nas zonas que a fazem sentir bem, algo que consegue por estimulação. Não deve parar de tocar o seu clítoris nesta fase. Deve consciencializar-se que o corpo faz parte dela e que pode sentir sensações agradáveis que não são pecaminosos nem sujos.

- Quando começa a conhecer o seu corpo, começa tambéma descobrir o clítoris. Um terapeuta ensina-lhe as técnicas de masturbação, mas ela pode aprender explorando o seu próprio corpo. Pode ser proveitoso ver filmes educacionais....

| 1 comments ]

Procrastinação acadêmica entre estudantes universitários em África

Actualmente, a taxa de estudantes universitários que procrastinam em diferentes tarefas específicas tem aumentado bastante em todo o mundo. De acordo com Salomão e Rothblum (1984), procrastinação acadêmica é o comportamento em que os estudantes deixam tarefas como trabalhos escolares, preparação para os exames ou fazer os papéis atribuídos ao termo no final do prazo, ou seja, na última hora.
Procrastinação acadêmica é um grande problema para os estudantes universitários em África. De acordo com os resultados da pesquisa feita em 2003, 95% dos estudantes procrastinam substituindo as atividades não-acadêmicas com as atividades acadêmicas, a leitura de atribuição e em fazer trabalhos escritos em geral. Embora exista um grande número de estudantes envolvidos em procrastinação acadêmica, temos poucos pesquisadores nesta área em África.
Para superar o problema da procrastinação acadêmica, os peritos devem fazer mais pesquisas nessa área e os alunos devem motivar-se, tentar se concentrar mais nas tarefas académicas, em vez das não-acadêmicas, organizar o seu tempo e geri-lo eficazmente. Se todos nós fizermos isso, seremos capazes de superar este problema e teremos bom aproveitamento escolar.

Por:
Menezes Candumba Enfraim Chilongo

| 0 comments ]




LAY LOW AKA LIZZY BABY

Fundador do movimento chamado Dinheiro Limpo /Clean Money, Esta sendo agenciado pelo Dygo Boy do grupo Magnezia O vídeo promorcional já se encontra online e nas televisões mais nacionais A nova palavra é LEGGO(lets go )

| 0 comments ]


Madalena Suzete Bumba
Poetisa-Angola
zulinnibumba@yahoo.com.br

Bessangana

Luanda
Mulher formosa de escultura sem par
ó linda bessangana
quanta elegância
quanta extravângancia na passerele
o quimone que envolves na lisura de tua pele de côco
é lindo! é mais purpúreo que a rosa carmesim

olhos cor do mar
em teus lábios cristalinos
transportas um sorriso luminoso
dulcificado de kitaba

Ngana bessangana
com miçangas a cair és linda
és simbolo de beleza rara e original
tua sensualidade inquieta o poeta
espanta e encanta galantes em tiras de delícias
no teu leitoso mar

a magia do teu sol ondeante
dança semba e remexe rebita
na Marginal do Carnaval

Dedico o poema a todas as mulheres de Luanda

| 0 comments ]


Gracinda Mondlane
Poétisa
gcindamondlane@gmail.com

Lugar por mim rumado

O lugar em que um dia habitei,
Os ares em que numa época abundei,
São traços deixados para um dia voltar,
São passos a indicar o lugar para onde retornar.

As pessoas que pela caminhada encontrei,
Os sonhos que tive, os sonhos que guardei,
A mágoa que plantei e tudo que tenho a recordar,
Chamam-me de volta, a cada passo a regressar.

O lugar por mim rumado, reluzente pela alvorada
Aquela paisagem única, onde a paz é alcançada
Aquela existência pura, onde momentos avançam.

O lugar por mim rumado, onde serei sempre recordada
Onde minha mente dorme acordada,
E sonhos meus apaziguados descansam

| 0 comments ]


Por:Fabio Barbieri
Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo, Professor da USP na FEA de Ribeirão Preto.
Fonte/Publicado no www.ordemLivre.org.

ESPANTALHOS ECONÓMICOS

Os detractores da Economia a apelidaram de “ciêncialúgubre”, sem imaginar que tal alcunha seria aceita pelos economistas. Afinal, ela funciona de fato como um estragaprazeres: o seu estudo permite desmascarar as falhas contidas nas promessas demagógicas dos políticos de criar riqueza a partir do nada. Uma das melhores definições da Economia a vê como a ciência que estuda as consequências não intencionais da acção humana. Em particular, mostra como um conjunto de políticas bem-intencionadas (populares em todos os tempos e lugares) gera resultados opostos do almejado, em geral por desconsiderar o fenómeno da escassez (ignorando os custos de oportunidade das acções propostas), ou ainda por não levar em conta como os agentes reagem a incentivos.

A aplicação da teoria económica à história de fato revela incontáveis vezes como certos grupos (como os pobres, os trabalhadores, os consumidores ou ainda os empreendedores) foram prejudicados por medidas tomadas em seu nome, resultando em ganhos para grandes firmas estabelecidas e grupos de interesse organizados, que enriqueceram à custa da maioria dos pobres, trabalhadores, consumidores e firmas.

Se políticas bem-intencionadas podem dar errado, a visão de mundo simplista e intolerante que divide as posições políticas entre “contra” ou “a favor” dos interesses dos trabalhadores (ou de qualquer outra causa) não se sustenta, dando lugar a uma visão mais complexa e liberal que vê as diferentes opiniões como crenças sinceras, porém distintas, a respeito de qual seria o meio mais adequado para melhorar o bem-estar de todos. O reconhecimento disso, contudo, frustra as certezas que alimentam a paixão ideológica. Essa é a explicação básica da antipatia que a Economia desperta entre os intelectuais em geral.

Boa parte desses intelectuais, em vez de se dedicar à árdua tarefa de se inteirar dos debates, preferem em vez disso uma saída mais fácil, acreditando na irrelevância das teorias económicas A forma mais eficaz para se chegar a essa conclusão tem sido o apelo à figura do Homo económicos. O argumento em geral assume a seguinte forma: Premissa 1: a teoria económica supõe que a humanidade seja composta por indivíduos egoístas, pautados apenas pela busca de prazeres mundanos e acúmulo de riqueza material; Premissa 2: a Premissa 1 só seria válida no “capitalismo”; Conclusão: os resultados da teoria não se aplicam a outras épocas ou formas de organização social.

| 0 comments ]


A primeira parte do último capítulo da saga escrita por J.K. Rowling continua a bater recordes por todo o lado e Portugal não escapa à tendência.
Acompanhando o enorme sucesso por todos os países onde tem estreado, também em Portugal o filme «Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 1», de David Yates, está a revelar-se um fenómeno de bilheteira ao somar mais de 200 mil espectadores logo na primeira semana de exibição.
De acordo com dados estatísticos do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o filme foi visto por 200.065 espectadores nas salas portugueses entre os dias 18 e 24 de Novembro.
No primeiro fim-de-semana em exibição, «Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 1» entrou directamente para primeiro lugar na receita das bilheteiras e nos primeiros quatro dias (entre quinta-feira e domingo), habitualmente de maior afluência, foram contabilizados 160.316 espetadores.
«Harry Potter e os Talismãs da Morte», com direcção de fotografia de Eduardo Serra, é o último capítulo da adaptação da obra de J.K. Rowling e está dividido em duas partes, estando a estreia da segunda agendada para Julho de 2011.

| 0 comments ]


Presidente Armando Guebuza promove oficiais superiores e passa outros a reserva
O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, promoveu, em despachos separados, à patente de Comissário da Policia, no escalão de Oficiais Generais, os oficiais da Policia da República de Moçambique (PRM) Alberto Ricardo Mondlane, Alfiado Julai Sitoe, Jaime Basílio Monteiro, João Brito da Cunha, José Manuel Nhantave, José Weng San e Luís Manuel Jane Magueza.

Num outro despacho, o Presidente da República promoveu à patente de Primeiro-Adjunto do Comissário da Polícia, no escalão de Oficiais Generais, os oficiais Abílio Luís Chivavel, Adamugy Carlos Molde, Adriano João Mucuapera, Fernando Binda, Gilberto Mário Madime, Jeremias Armando Cumbe, João José Mahunguele, Manuel Filimão Zandamela, Pedro Matessane Cossa e Xavier Ernesto Tocoli.
Ainda no uso das suas competências, na qualidade de Comandante em Chefe das Forcas de Defesa e Segurança, o Chefe do Estado promoveu à patente de Adjunto do Comissário da Polícia, no escalão de Oficiais Superiores, os oficiais Abel Nuro, Amélia Frankelim Parckings Tauro, António Augusto João Mendes, António Parquings Tauro, António Paulino Mathe, Arlindo João António de Abreu, Assane Arfe Amade Miquidade, Boaventura Fevereiro Bila, Cheia Awasse Gimo, Dias Francisco Balate, Domingos Alfredo Mathe, Domingos Francsico Jofane, Domingos Manuel Congolo, Dora Daniel Manjate, Elias Paiva Vilichane, Ernesto Fernando Chirindza, Fabião Pedro Nhancololo, Florinda do Nascimento, Joaquim Avassamania Nido Likwaha, Izidine Algy Ussene, Lurdes Afonso Mabunda, Maria Cristina Gonçalves de Brito, Maria Justina Eduardo Cumbe, Pedro Henrique Capeta, Ramos Bento Maholela, Ranjitsihn Pratapsihn, Rosse Janela Martinho e Saide Aly Chabana.
Ainda no mesmo dispositivo legal, o Presidente da Republica promoveu à patente de Superintendente Principal da Polícia, no escalão de Oficiais Superiores, 131 oficiais da PRM.
Em despacho separado, promoveu igualmente à patente de Superintendente da Polícia, no escalão de Oficiais Superiores, 388 oficiais da PRM. Ainda no mesmo dia, o Chefe do Estado determinou a passagem à reserva na efectividade de serviço do Inspector-Geral da Polícia, Miguel Francisco dos Santos.
Noutros despachos separados, o Presidente determinou a passagem à reserva do Comissário da Polícia, Eduardo Sebastião Musanhane e dos Primeiros-Adjuntos do Comissário da Polícia, Francisco Vontade Inácio e João Mutaca e outros 7 oficiais.
No uso das mesmas competências, o Chefe do Estado determinou em despachos presidenciais separados a passagem à reserva de 7 Adjuntos do Comissário da Polícia, 17 Superintendentes Principais da Policia e 24 Superintendentes da Polícia.

| 0 comments ]

CONSELHOS PARA A REALIZAÇÃO DE EXAMES

Tenha em atenção especialmente estes pontos quando estiver a responder a um exame: planificar e organizar bem o tempo durante um exame escrito é talvez o mais importante; ler e praticar exames anteriores do mesmo professor ou da disciplina em questão é sempre útil pois diminui o tempo de análise inicial do exame e reforça a confiança do estudante ao encontrar algo eserado; não responder à sorte, em especial quando são testes de escolha múltipla, pois na generalidade dos casos dá mau resultado; mas não deixe de arriscar quando não tem absoluta certeza da resposta;
ser o mais organizado e limpo possível dá alguns pontos extra, pois assim os professores conseguem ler o exame sem dificuldades; também o uso de expressões e frase muito rebuscadas deve ser evitado para não prejudicar a transmissão do conteúdo; quando não há tempo suficiente para estudar toda a matéria de uma disciplina, é preferível estudar tudo sem pormenor do que estudar intensivamente só alguns capítulos, pois isso permite que se responda melhor ou pior a todas as questões. mRealização de um exame A realização de um exame com sucesso passa por um bom método de trabalho, que permita uma descontracção e concentração no assunto a expor.

Assim, podemos explicitar um bom método: ler todo o exame quando ele é entregue;
avaliar as questões, distinguindo aquelas que conseguimos resolver, aquelas que não temos tanta certeza;
escolher as questões a realizar se o exame permitir essa opção;
dividir o tempo de que se dispõe para realizar o exame pelas questões começando pelas que sabemos e deixando para o fim as mais difíceis;
fazer um rascunho ou esquema da resposta a cada pergunta, dependendo do método que se prefere ou do tempo que ainda

| 0 comments ]


Benigno Papelo
Presidente da VJM/ VJM President
vjm.presidente@tdm.co.mz

Política em Moçambique: Para quando uma oposição Construtiva e de Desenvolvimento?

No artigo anterior, deixei ficar dizeres de um empresário, que referiam que “em Moçambique ainda não existe espaço para vários media”. Socorro-me destas palavras para iniciar o presente artigo. Realmente em Moçambique ainda não existem condições para criação de vários Partidos, enquanto persistir o sentimento de raiva e ajuste de contas entre os dirigentes e partidos.

Diferentemente de outros cenários e ambientes políticos que temos acompanhado nos outros Países, onde os partidos têm uma grande responsabilidade sobre o País e o Povo, em Moçambique isso só é notável num único partido, sendo que já surgiu um que mostra sinais de que foi criado para construir e não para destruir. Os partidos vêm sendo concebidos de tal forma que não sirvam para defender os interesses da população e da Pátria, mas sim para tocar nas feridas que parece persistirem em não sarar no seio dos fundadores.

O que me preocupa é “curioso”... Na aproximação dos pleitos eleitorais, são bem visíveis vários partidos, em luta pela conquista do voto do povo. Findo o pleito, somente vigoram os de sempre, qual é a real causa disso? São fundos ou falta de um plano de acção? Acredito que não seja por falta de fundos, mas sim por falta de um plano de acção, porque se fosse a falta de fundos, não existiriam as associações até juvenis, que muitas nem sede tem, mas as suas acções são visíveis e palpáveis

Em suma, os Partidos têm uma grande responsabilidade na educação cívica e no desenvolvimento económico do País. A organização e solidificação são importantes. É necessário que as nossas aposições tenham um sentido construtivo e de desenvolvimento do nosso País, porque o País é nosso, e ninguém deve vir ensinar-nos o que devemos ou não fazer... Porque quem conhece a realidade do nosso País, somos nós! Não nos esqueçamos que os assuntos do País e do Povo são discutidos na Assembleia da República, então é lá onde os partidos devem conseguir assento, de modo que se possa evitar cenário semelhante ao de um deputado que atacou o seu camarada confundindo-o com a oposição. E para os partidos poderem conseguir um assento na magna casa do povo, carece de um processo de desenvolvimento e implementação de actividades, ou seja a concepção de um plano anual de actividade, e não o ressurgimento dos mesmos quando se aproximam os pleitos eleitorais, logicamente que esses não merecerão nunca, a confiança do Povo.

Abraço Forte

| 0 comments ]









O QUE TEMOS VINDO A FAZER.

| 0 comments ]

No âmbito do desenvolvimento e promoção do auto-emprego no seio da Juventude, a VJM-Visão Jovem Moçambicana, oferece um curso na área do empreendedorismo para mais de 210 Jovens, do Bairro Polana Caniço B, Bairro de Chiquelene, Cidade de Maputo. Este curso esta a cargo da Wake up, uma empresa especializada na formação de mão-de-obra especializada e profissional para o mercado. Esta iniciativa resulta de um acordo de cooperação e trabalho mutuo entre a VJM e a Wake Up.

O curso terá a duração de 3 meses, e após a formação, os mais empenhados terão a sua integração directa no mercado de trabalho, podendo participar também na primeira conferência sobre a criação e gestão de negócios, a ser organizada pela VJM e a FORMEDIA - Instituto Europeu de Gestores e Empresários.

| 0 comments ]


"O casal de atores “não tem controle sobre os filhos” diz babá.
Uma babá que cuidou dos filhos de Angelina Jolie e Brad Pitt contou à revista americana “In Touch” que o casal de atores “não tem controle sobre os filhos”.
“A casa é mais caótica do que qualquer pessoa pode imaginar”, afirmou. “O lugar vive cheio de brigas, palavrões e ferimentos.”
Segundo a ex-funcionária, os filhos assistem a filmes não indicados para sua idade e não se alimentam de forma saudável.
No caso de Maddox, de nove anos, as liberdades incluiriam beber vinho e dirigir o carro dos pais dentro do perímetro da casa.
Já Zahara costumaria falar palavrões em francês, enquanto Shiloh viveria ferida após se desentender com os irmãos.
“Tem muitas brigas entre as crianças, especialmente entre Maddox e Pax, que têm péssimo temperamento”, revelou.
A babá diz ainda que Angelina teria ligado pedindo aos prantos que Brad Pitt adiantasse sua ida a Budapeste, onde ela estava filmando, para cuidar das crianças.
“Ela gosta de posar de super-mãe, mas não passa muito tempo com os filhos”, afirmou.

| 0 comments ]


O ano passado foi por não querer ser anfitrião dois anos seguidos, agora é por uma questão de agenda. Uma coisa é certa, Hugh Jackman recusou voltar a ser o anfitrião da cerimónia de entrega dos Óscares pelo segundo ano consecutivo.
Em 2008, Hugh Jackman apresentou a 81ª cerimónia dos Óscares e, para surpresa geral, foi o anfitrião mais elogiado desde os tempos de Billy Crystal. Com o aplauso generalizado do público e da crítica, pensou-se que estava finalmente encontrado o apresentador ideal para os anos seguintes. Só que o actor acabou por recusar educadamente o convite para retomar as funções em 2009 alegando que não queria ser o mestre de cerimónias dos Óscares dois anos de enfiada. E agora a vontade existia, mas a agenda parece não o ter permitido.
De acordo com o sempre fiável Deadline.com, a primeira pessoa que os produtores do espectáculo sondaram para apresentador foi o actor australiano, que declinou mais uma vez o convite mas desta vez por conflito de agenda: é que a cerimónia coincide com a rodagem do seu próximo filme, a sequela de «X-Men Origens: Wolverine».
A cerimónia de entrega dos Óscares está agendada para 27 de Fevereiro e a rodagem da nova aventura de Wolverine decorrerá precisamente em Fevereiro e Março, em Nova Iorque e no Japão, com realização de Darren Aronofsky e argumento de Christopher McQuarrie.

| 0 comments ]

REFERENDO NO SUDÃO: PODE-SE COLHER MAÇÃS A PARTIR DE UMA ÁRVORE DE ESPINHOS?


Por/By: Constâncio NgujaCEMO-Centro de Estudos Internacionais e Moçambique

Introdução
A procura da paz é inerente à condição humana. Qualquer abordagem histórica demonstra que o homem sempre almejou a paz. Para os judeus, a paz significava alcançar a “terra prometida”. Para os Africanos, durante muitos anos, a paz significou a libertação do colonialismo Europeu. Entrementes, mesmo após a consecussão desses objectivos, esses povos não se mostram terem alcançado a paz. Por efeito, existem outros desafios, como o combate para a libertação económica, a guerra de civilizações, etc. Tal facto leva parece que o homem está em constante busca de uma paz que nunca alcança!
Mas o que será realmente a paz?
Para entender o conceito de paz, é necessário definir o seu conceito oposto, que é o conflito. Conflito seria oposição ou divergência de ideias. Segundo Johan Galtung (2007), o conflito não pode ser entendido negativamente. O desenvolvimento dos indivíduos, Estados e civilizações dependeram da divergência de ideias entre os protagonistas.
Ainda segundo Galtung (idem), a paz seria uma relação entre duas ou mais partes. Ela não é propriedade de uma parte, mas de uma relação entre partes.
Que tipo de relações podem as partes desenvolver?
Galtung apresenta 3 tipos de relações, a saber:
Negativas e desarmoniosas, em que o que é bom para uma parte é mau para a outra.
Indiferente, em que ninguém vela pela outra parte.
Positiva e harmoniosa, em que o que é bom e mau para uma parte é também bom e mau para a outra.
O último tipo de relação é a mais desejável, numa perspectiva idealista, mas a história e experiência reza que os homens/estados pautam pelo primeiro tipo de relações. Os homens/Estados definem suas relações numa perspectiva de ganhos e perdas. Por isso que a paz continua sendo algo difícil de se alcançar.
O presente artigo pretende trazer à análise as implicações que o referendo visando a separação entre o Norte e o Sul do Sudão pode trazer para a paz na região.

Antecedentes
O Sul do Sudão será sujeito a um referendo visando a sua separação ou não do Norte, a 9 de Janeiro de 2011. Tal referendo resulta do Acordo Compreensivo de Paz (ACP) entre o governo de Cartum e o Movimento Para a Libertação do Sudão (SPLM), em 2005, na cidade de Naivasha, no Quénia. Tal acordo visava pôr termo a 22 anos de Guerra Civil entre o Norte muçulmano e o Sul cristão animista.
Para além do fim da referida Guerra Civil, o ACP visava também o desenvolvimento de uma governação democrática em todo o território sudanês, a partilha de recursos petrolíferos, bem como a marcação da data para a realização do referendo no Sul.
O ACP foi encorajado e patrocinado pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), e parceiros internacionais.

Problemas com o referendo
1. John Garang, o signatário do ACP pelo SPLM, veio a falecer meses depois, num acidente polémico de aviação. Isso significa que o cenário político viria alterar desde então.
2. Tanto as autoridades do Norte como as do Sul têm sido acusadas de ameaçarem aos jornaliastas e canais de comunicação, dificultando a transparência na cobertura jornalística do evento.
3. O governo de Cartum (Norte) tem tentado “denunciar’ à comunidade internacional que o SPLM não cumpre na efectividade com o ACP. Esse facto denota a desconfiança entre as partes do processo.
4. As organizações e grupos de direitos humanos têm dado a entender que não há condições criadas para a efectivação do referendo.
5. O Sul insiste que tal referendo deve ser efectivado a todo custo.
6. Novos assuntos delicados surgiram, com destaque ao conflito de Darfur (que é parte, tanto do Sul como do Norte), e a região de Abyei (que também limita as duas regiões em análise).
7. Não há consenso entre os movimentos do Sul sobre o referendo e a futura partilha de poder.
8. Não há consenso entre os signatários do ACP quanto as fronteiras, a partilha da dívida externa, as águas do rio Nilo e os recursos petrolíferos.
9. O futuro Estado do Sul do Sudão não teria acesso ao mar e o Norte não se disporia em ceder rotas.
10. A comunidade internacional (incluindo a ONU) não estão muito presentes no terreno.

Conclusão
Se levarmos em conta todos os assuntos ora mencionados, que tipo de paz quereríamos para o Sudão? Seria o referendo naqueles moldes, sustentável?
Quando se trata de tentativas de resolução de conflitos todos os detalhes devem ser tidos em conta, as partes devem ser acomodadas e deve-se antes analisar a viabilidade e sustentabilidade da mesma resolução. Para o caso deste conflito, a se realizar o referendo, estar-se-ia a dar azo para a emergência de outros conflitos a saber:
• Um entre o Sul e o Norte pela falta de consenso sobre as fronteiras, partilha de recursos e dívida, e até a questão de acesso ao mar pelo sul;
• Outro entre os movimentos do Sul entre si, pela falta de consenso sobre o referendo como um todo, para além do futuro político na suposta República do Sul.
• Finalmente, os pendentes de Darfur e Abyei que fazem parte, tanto do Sul e do Norte.
O conflito em questão é mais um desafio a se ter em conta tanto pela União Africana, bem como pela Liga Árabe, o IGAD, a Organização da Conferência Islâmica (OCI) e as próprias Nações Unidas. É caso de se questionar: “Can apples be reaped from a thorn tree (podem maçãs ser colhidas a partir de uma árvore espinhosa)?”

| 0 comments ]


Diga-se em abono da verdade que o nome do grupo, Timbila Muzimba que é uma combinação da timbila, nome do instrumento da família dos xilofones, e muzimba (que significa corpo) está bem encaixado. Criados a 6 de Agosto de 1997, os Timbila Muzimba passaram por várias metamorfoses que hoje lhes conferem uma maturidade de encher o olho.
HÁ treze anos tudo não passava de um grande sonho de jovens suburbanos positivamente influenciados pela cultura e tradição dos seus descendentes. Hoje são uma certeza e assumem cada vez mais, um espaço de relevo no panorama musical moçambicano. Testemunho, foi o grandioso concerto realizado na noite do dia 5 de Novembro de 2010, no Centro Cultural Franco Moçambicano, exactamente para celebrar a passagem do 13º aniversário da sua criação. Falamos dos Timbila Muzimba, guardiães no meio urbano de Maputo, da música e dança chopi.
Como dissera Matchume Zango, apesar dos cabelos longos (dreads), pensamos e temos um propósito na vida; formar os jovens através da cultura, ajudem-nos.
Com efeito, e imbuído do espírito de preservação da cultura moçambicana, a banda está de há uns tempo a esta parte a desenvolver um projecto de formação de adolescentes e jovens de alguns bairros da capital do país, beneficiando presentemente os bairros Unidade 7, Aeroporto e Hulene.
Trata-se de um projecto palpável e com resultados visíveis. os Timbila Muzimba, com apenas 13 anos, chamaram ao palco os seus primeiros filhos: A Orquestra Amadora de Unidade 7 e juntos transportaram o público presente para uma viagem rítmica a base do tambor que, acima de tudo, serviu uma vez mais, confirmar o bom estágio da banda.
Sem Cheny Wa Gune, Tsetse e Toni Chabuca, diga-se de passagem, ausência não muito notada, Lucas Macuacua, Matchume Zango, Tinoca Zimba e seus pares não deixaram os créditos em mãos alheias, trouxeram uma performance a altura das experiências que vem acumulando aos longo dos últimos 13 anos, dentro e fora do país.

| 0 comments ]




FESTA rija na consagração do campeão nacional de futebol de 2010, a Liga Muçulmana, que terminou o Moçambola com uma soberba vitória sobre o Ferroviário de Maputo, por 1-0. A glorificação teve um sabor especial, uma vez que foi sobre o até então detentor do título. Os residentes da Matola C, onde se localiza o campo dos “muçulmanos”, e não só, testemunharam um momento ímpar que culminou com o lançamento de fogo-de-artifício que só apanhou de surpresa os menos atentos, pois a cerimónia foi amplamente divulgada.
Contrariamente ao que vinha sendo, a Liga Moçambicana de Futebol entregou a taça correspondente ao campeão e as respectivas medalhas aos jogadores em público, o que foi largamente louvado por todos os amantes do desporto-rei.
Se em Maputo houve festa não só do campeão, mas também da manutenção no Moçambola, tal como aconteceu na Beira com o Ferroviário local, em Chimoio e Lichinga viveu-se momentos de desolação, com lágrimas à mistura, pela despromoção do Textáfrica, que ontem se deslocou ao Chiveve para sofrer uma derrota (0-2) frente aos “locomotivas” locais, deixando Manica sem nenhum representante na prova máxima do futebol moçambicano na próxima temporada, o mesmo acontecendo com a província do Niassa, que viu o FC cair fora, depois do empate com o já despromovido Ferroviário de Pemba sem golos.
Na classificação final, a Liga ficou em primeiro lugar com 58 pontos. O Maxaquene foi vice, relegando o Ferroviário de Maputo para a terceira posição com 49. HCB foi a sensação da prova ao colocar-se em quarto com 46. O Vilankulo, promovido este ano, surpreendeu pela positiva e ficou em sexto com os mesmos 34 pontos do quinto – Matchedje -. O Costa do Sol e o Desportivo foram a grande decepção.

| 0 comments ]

Por:João Luiz Mauad
Administrador e Consultor de Empresas.
Fonte/Publicado no www.ordemLivre.org.

Muitos esquerdistas, influenciados pela leitura marxista da economia, insistem que o capitalismo é concentrador e tende para o monopólio. Nada poderia ser mais equivocado. Monopólios e oligopólios só prosperam quando os governos interferem no livre jogo do mercado para, direta ou indiretamente, protegê-los da competição e da tão temida “destruição criadora”. Quando a concorrência é permitida e incentivada, o que se vê é uma “gangorra” alucinante, em que empresas nascem e morrem numa velocidade muitas vezes frenética.
Um dos motores do desenvolvimento econômico é o processo, apelidado pelo austro-húngaro Joseph Schumpeter, de "destruição criadora". Sua origem está no mecanismo virtuoso da concorrência e no espírito empreendedor, que induzem indivíduos e empresas a inovar, experimentar e criar. No interior desse processo, produtos obsoletos e métodos de produção ineficientes vão sendo constantemente substituídos por novos produtos, novas fontes de matérias primas e técnicas inovadoras.
Para Schumpeter, o principal combustível do progresso é o avanço tecnológico, do qual decorrem, de forma contínua, "novos bens de consumo, novos métodos de produção ou transporte, novos mercados e novas formas de organização industrial". Segundo o economista, a concorrência estimula a inovação, que, por sua vez, provoca a obsolescência de velhos conceitos e estruturas. É nesse ambiente, não raro bastante hostil, que precisam viver (e se adaptar) todas as empresas.
A história do século XX e o imenso desenvolvimento experimentado pelas economias ocidentais, contraposto à estagnação econômica dos países comunistas, mostrou que Schumpeter tinha razão. Entretanto, enquanto alguns compreendem os fantásticos benefícios derivados da "destruição criadora", muitos ainda teimam em rechaçá-la, especialmente aqueles que, influenciados pela retórica romântica e oportunista de alguns setores da esquerda, preservam a falsa ideia de que a função prioritária de uma empresa é gerar (ou manter) empregos.
Empresas existem com o objetivo de gerar lucro aos seus acionistas, o que só é possível através da inversão de poupança em investimento de risco e do atendimento eficiente das necessidades e desejos dos consumidores. A geração de empregos e o incremento dos salários são consequências virtuosas e desejáveis da busca pelo lucro e surgem somente em função da competitividade, das demandas do mercado e do incremento da produtividade. É um erro gravíssimo pensar em empregos como fins em si mesmos. Eles são meramente meios, fatores de produção como outros, sujeitos à inexorável lei da oferta e da demanda.
Numa economia de mercado, novas empresas nascem e prosperam muitas vezes conquistando espaços antes ocupados por seus competidores. Tentar proteger os mercados, as receitas, os empregos ou os lucros de empresas estabelecidas acaba por obstruir o processo natural rumo ao progresso. Compreender isso significa dar boas vindas tanto à criação de novas quanto à extinção de velhas empresas, pois só assim teremos certeza de que o mercado estará substituindo o que é obsoleto, ultrapassado, pelo que é superior.
Pode parecer cruel, especialmente para os que serão diretamente afetados pela eventual falência de uma empresa, mas para o bem da economia devemos repudiar com firmeza as tentativas políticas, jurídicas ou burocráticas de colocar dinheiro público para salvá-las, como fez o atual governo brasileiro recentemente na Aracruz e na Sadia, ou o governo americano na GM, Chrysler e outras, quando estas apresentaram problemas, em 2008.
Numa economia de mercado, a “morte” de uma empresa abre caminho para outras melhores que virão. Vejam, por exemplo, as impressionantes listas de companhias “defuntas”, nos ramos de aviação, fabricantes de veículos, lojas de departamento e de varejo, só nos Estados Unidos ― reparem que algumas delas já foram outrora consideradas gigantes oligopolistas, o que não evitou que sucumbissem frente a concorrência. É ou não é de cair o queixo, principalmente sabendo que aquele país continua sendo, até hoje, a maior e mais avançada economia do planeta?

Por isso, as empresas (sejam mercantis, industriais, financeiras ou de serviços) precisam estar constantemente inovando, revendo métodos de produção, reduzindo custos operacionais e oferecendo melhores produtos e preços, caso não queiram afundar no pantanoso gosto do consumidor. Para que se tenha uma ideia da “mobilidade empresarial" nas economias onde a competitividade é estimulada, o tempo médio de permanência de uma empresa na lista das 500 maiores norte americanas é, atualmente, de ínfimos 10 anos, conquanto já chegou a ser de 65, num passado não muito distante. A previsão é de que, em 2020, 75% da lista serão formados por companhias hoje completamente desconhecidas do grande público.

| 0 comments ]


Tiveram lugar no dia 1 de Novembro de 2010, a cerimonia central do dia da Juventude Africana, no auditório do ISCTEM-Isntituto Superior de ciências e Tecnologia, as mesma estiveram ubordiadas sobre o lema: Por uma Juventude Produtiva para um Desenvolvimento Sustentavél”.
Promovida pelo CNJ-Conselho Nacional da Juventude, a cerimónia foi maracada por várias intervenções, do Veterano General na Reserva Mariano Matshinhe, que fez viver os jovens que se fizeram presente na cerimonia, os seus tempos de combate, e após a independecia, e realçou o grande papel da juventude no actual cenário, onde os mesmo são os que sabem fazer o uso adequado das novas tecnologias, a cerimonia també foi marcada pela intervenção do Ministro da Juventude e Desportos e dos Reitores do ISCTEM, ISRI-Instituto Superior de Relações Internacionais, este último que destacou e frisou a importancia e responsabilidade que as associaçiões tem para com a gestão dos fundos e a implementação das actividades, vistoq ue isso tem vindo a ser as reais causas da existão das actividades, vistoq ue isso tem vindo a ser as reais causas do desaparecimento permaturo das mesmas, por imcopetncia gestiva.

| 0 comments ]


Os estilistas de hoje em dia mudam de estilo rápido demais, em parte por causa do sistema de duas coleções anuais que dificulta a criação de modelos que durem anos, disse o estilista Pierre Cardin nesta terça-feira.
O experiente mestre da moda francesa, de 88 anos, está em Tóquio para um desfile copatrocinado por uma loja de departamentos japonesa, e disse também que agora o mercado é muito mais difícil para os estilistas do que quando ele começou no negócio, há cerca de 60 anos.
"Depois da guerra, havia muito poucos estilistas. Agora existem tantos pelo mundo, em cada país. É impossível mudar a moda a cada ano, a cada seis meses", disse ele em entrevista coletiva de imprensa.
"Existem diversas criações que são muito bonitas, loucas, fantásticas aos olhos, mas não estão fazendo a moda para amanhã. Você pode ver em qualquer lugar... mas quatro ou cinco anos depois, não há moda."
Cardin também disse que quando ele lançou sua própria marca, em 1950, disseram-lhe que o que estava fazendo era "impossível" e, por isso, apenas a crença em si mesmo e a obsessão o fizeram continuar.
"Na época me disseram que tentar fazer o que eu fazia era como tentar andar na lua -- impossível. Era minha estratégia acreditar que um dia um homem sobe", disse ele.
"Meu trabalho é como um vício. É por isso que eu consegui fazer isso por tanto tempo."
Cardin se tornou um nome conhecido em produtos pelo mundo desde vestimentas a relógios despertadores. Ele foi o primeiro estilista ocidental a entrar no alto mercado da moda japonesa no final dos anos 1950 e depois na China comunista, em 1975.
O estilista foi expulso da Chambre Syndicale -- a entidade que monitora a alta costura em Paris -- por lançar uma coleção prêt-à-porter em 1959, mas foi logo reintegrado

| 0 comments ]


O Presidente Armando Emílio Guebuza

GUEBUZA FALA DE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS EM MOÇAMBIQUE

Falando durante o seminário de investimentos Moçambique - África do Sul, que decorreu em Maputo, Guebuza disse que, para atrair o investimento privado, o Governo tem estado a empreender melhorias do ambiente de negócios.
“Temos estado a empreender melhorias no ambiente de negócios actravés, por exemplo, das reformas legais e institucionais conducentes a simplificação de procedimentos, da reabilitação e construção de infra-estruturas, com destaque para estradas, ferrovias, electrificação e extensão da telefonia fixa e móvel a mais localidades de Moçambique”, disse Guebuza.
Igualmente, o estadista moçambicano disse que o Governo continua a prestar particular atenção à formação de quadros, uma oportunidade alargada a todas províncias do país, além de prosseguir com a consolidação da descentralização e desconcentração de competências e recursos.
“Importa aqui referenciar que as reformas até aqui empreendidas resultaram na introdução de uma e mais flexível Lei de Trabalho, um novo Código Comercial, um novo Código de Benefícios Fiscais para os investimentos, novos regulamentos para o licenciamento de Empresas, entre outros instrumentos legais e institucionais”, disse ele.
Este encontro de resuloua do convite formulado pelo Presidente moçambicano durante uma reunião do género realizada na vizinha África do Sul em Junho passado e que contou com a participação da SBT Juul Africa, uma organização internacional de Consultoria em Desenvolvimento com sede naquele país.
Esta organização é responsável por algumas dezenas de empresários de diversos ramos provenientes de diversos pontos do planeta, incluindo Reino Unido, Suécia, Emiratos Árabes Unidos, Mumbai, além de um número considerável de países africanos.
Na sua intervenção, Guebuza convidou esses empresários a investirem em Moçambique para explorar as oportunidades existentes no país, contribuindo na luta contra a pobreza e promoção do bem-estar do povo.
O estadista moçambicano falou de oportunidades de investimento existentes nas áreas do turismo, infra-estruturas, energia, indústria alimentar, têxtil e de processamento de madeira.
Guebuza destacou ainda as oportunidades oferecidas pela indústria de cimento e imobiliária bem como pela área dos recursos minerais, com a exploração de recursos como ouro, titânio, zircão, tantalite, calcário, entre outros.

| 0 comments ]


Kátia Vanessa Omar Ibraimo
Aprsentadora de TV & Psicóloga

Ao longo da História, desenvolveram-se diferentes concepções míticas, religiosas, filosóficas e científicas em relação ao Homem, cada uma com a sua própria explicação sobre a nossa origem, transcendência e sentido da vida.
• Os acádios afirmavam que o primeiro homem, Adapa, era filho do deus Ea, mas perdeu a imortalidade;
• Um mito mesopotâmico afirma que o Homem cresceu da terra como uma planta;
• Para Hesíodo, Zeus modelou em argila Pandora, a primeira mulher, de cujo enlace com o deus Epimeteu nasceram o resto dos homens. Pandora torna-se depois responsável por todos os males da Humanidade ao abrir a Caixa de Pandora, onde apenas ficaram retidos os males que podem acabar com a Esperança;
• O mito nórdico da criação atribui a Odin e seus irmãos o acto de infundir vida a dois troncos de árvore de uma praia, convertendo-os em Ask, o primeiro homem, e Embla, a primeira mulher;
• Seguindo a tradição judaico-cristã, o homem (Adão) foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança a partir do pó da terra, e a mulher foi feita mediante a transformação de uma costela tirada do homem. Este foi expulso do Paraíso como consequência do pecado original, depois de desobedecer a Deus e escolher por si mesmo o que devia ser o bem e o mal.
O Homem, como todas as outras espécies, é resultado de um processo evolutivo.
Estudiosos mais antigos acreditavam que os seres vivos surgiam espontaneamente da matéria bruta – a hipótese da geração espontânea, também chamada de abiogênese. Entretanto, por meio de diversos experimentos, executados por cientistas, como Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur , foi possível descartar essa hipótese, adoptando a biogênese, que afirma que os microrganismos surgem a partir de outros preexistentes.
Embora tenha respondido a uma grande questão, a biogênese não explica como se dá o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra. Assim, existem algumas explicações para tal, sendo a origem por evolução química a mais aceita pela categoria científica. Essa teoria propõe que a vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, aliadas a condições ambientais peculiares, formando moléculas cada vez mais complexas, até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de se auto duplicar, dando origem aos primeiros seres vivos.
Passando da história sobre a origem da vida, do Homem e as suas diversas explicações, mergulhemos no momento da reprodução dos seres humanos, quando se deu a fecundação e o planeta Terra passou a ser povoado por vários seres humanos, depois de Adão e Eva (seguindo a tradição judaico-cristã) terem cometido o pecado original. Então, como começa a formação da vida de um ser humano, a partir da relação sexual entre homem e mulher? Teria aqui que recorrer a estudos sobre sexualidade humana e a aspectos biológicos que explicam este fenómeno, para explicá-lo de forma mais detalhada, mas o objectivo é falar sobre o impressionante que acontece no espaço intra-uterino, na maneira como nós “aparecemos” no Mundo, buscando uma explicação científica.
Para isso tenho que falar da Embriologia, que se dedica ao estudo do desenvolvimento de embriões e fetos. Ela se apoia na Teoria Celular, que defende que o corpo é composto por células, o que leva à compreensão de que o embrião se forma a partir de uma única célula, o zigoto, que por muitas divisões celulares forma os tecidos e órgãos de todo o ser vivo, em particular o humano.
TODOS nós passamos pelas mesmas fases do desenvolvimento intra-uterino:
- Fomos um ovo, uma mórula, um blastocisto, um feto. Em todos os textos, os autores expressam a sua admiração de como uma célula, o ovo, dá origem a algo tão complexo como o ser humano. Alguns afirmam tratar-se de um milagre. O embriologista Lewis Wolpert chega a afirmar que o momento em que o ovo começa a dividir-se é o momento mais importante de nossa vida, mais do que o nascimento, o casamento ou a morte.
O ser humano, desde o ovo até o adulto, passa por diversas fases de desenvolvimento, mas em todas elas trata-se do mesmo indivíduo que, continuamente, se auto-constrói e se auto-organiza.
Saindo desta explicação científica e biológica que é muito válida e importante para compreendermos a nossa formação e existência, embora haja ainda muito mais para compreender (e deixo esta parte para vossa pesquisa individual) observemos a questão “mágica”, “espiritual” e psicológica deste fenómeno. Neste momento com certeza que as mulheres que já são mães, na sua maioria, estão a identificar-se com estas palavras e já a pensar nos sentimentos e emoções que sentiram ao saber que dentro delas se formou uma vida, um ser humano. Falo isto porque também já sou mãe e neste momento estou a reviver este grande momento, dentro da sua magia e também das limitações que possa trazer (mas isto é o menos importante).
E não são só as mulheres que se devem sentir responsáveis e com maior participação pela concepção de um ser humano, porque sem o homem, sem o espermatozóide, não se daria este processo, sabemos todos disso. E o homem é que determina o sexo do novo ser humano, factor este que deveria aumentar o seu ego!
Mas ao fim ao cabo, as mulheres é que sentem no corpo e na mente os 9 meses em que este fenómeno decorre onde, começando por um ovo, passando a um embrião e a um feto, para depois sair de Nós para este Mundo exterior, o novo Homem passa por muitas fases evolutivas e também “oferece” á mãe muitas transformações hormonais, que mexem completamente com o seu estado de espírito, o seu humor, a sua vida e do bebé, intra e extra uterina.
Não posso dizer em qual das explicações ou teorias do surgimento do homem acredito, mas acredito no que se vive, no que acontece para a criação de um novo ser humano. Acredito na concepção e no “milagre” da vida.
Com emoção, escrevo em nome de todas as mães de primeira, segunda, terceira viagem, e por aí adiante, que sentem cada gravidez como um momento único e especial, e de grande responsabilidade. Congratulo às mães e pais que têm prestado a sua vida ao serviço do melhor que podem dar aos seus filhos, e não é que apoie a natalidade “aos montes”, mas não deixo de admirar este fenómeno de conceber e dar à luz…com dor sim, mas também com muita emoção!

K.V.
Fontes
• Wikipedia, a Enciclopédia Livre. Homem. 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem. Acesso em: 08.11.2010
• ARAGUAIA, Mariana. Origem da Vida. Brasil. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/origem-vida.htm. Acesso em: 08.11.2010
• PIME-Net. Embrião Humano: sujeito ou objecto. São Paulo, Brasil. 2007. Disponível em: http://www.pime.org.br/noticias2007/noticias_embriao1.htm. Acesso em: 08.11.2010

| 0 comments ]


O sucesso do Qashqai e rivais levou a Renault a querer entrar no segmento com um modelo próprio
Apesar de fazerem parte do mesmo grupo, para a Renault está fora de questão fazer um Renault Qashqai. Por isso mesmo, utilizando muitas das peças do banco de órgãos do grupo, está a caminho um novo modelo conhecido internamente como X87 e que será rival para o Qashqai, Juke e o futuro Ford B-Max.
O projecto chama-se X87 e conta com a ajuda do banco de órgãos da Aliança Nissan-Renault tendo uma base idêntica ao do Qashqai. As dimensões do futuro crossover das Renault estarão entre o Juke e o Qashqai e as notícias que davam este modelo como o herdeiro do famoso 4L. Porém, fontes da Renault já vieram desmentir esse facto, pois os custos elevados e baixa rentabilidade afastaram essa possibilidade. Além disso, iria entrar em conflito com a gama Dacia e fazer a Renault descer ao patamar “low cost”, facto que não seria aceitável.
Este X87, que será revelado em forma de protótipo em Frankfurt 2011, servirá para a Renault corrigir o “tiro” dado com o Koleos. Verdadeiro flop, o SUV da Renault já desapareceu do catálogo de alguns importadores e na realidade, apenas vende na Coreia do Sul, de onde é oriundo, sob o nome Samsung QM5. A Renault já reconheceu que na Coreia funciona muito bem, na Europa nem por isso. Resta saber se o Latitude – a versão europeia do Samsung SM5 – irá ter o mesmo destino do Koleos, estando já alguns importadores a tentar esquivar-se a comercialização de um modelo que tem tudo para… não ser bem sucedido.
Além disso,o X87 irá ser o porta estandarte da nova linguagem de estilo que Laurens van der Acker, responsável pelo estilo Renault, está a ultimar e que será apresentada no próximo ano. Quanto à data de comercialização, está prevista para o final de 2012, início de 2013.

| 0 comments ]


Na última década, tem emergido um campo da investigação médica dedicado ao estudo da relação entre a vida fetal e o desenvolvimento de patologias na idade adulta.
O tema foi recentemente abordado na revista Time, pela autora do livro «Origins: How the 9 months before birth shape the rest of our lives», lançado há poucos meses nos Estados Unidos. No artigo, Annie Murphy Paul defende que os nove meses de gestação constituem o período mais susceptível das nossas vidas, influenciando o desenvolvimento do cérebro e de órgãos como o coração, o fígado e o pâncreas.
De acordo com Annie Murphy Paul, na literatura sobre o tema é possível encontrar referências às origens fetais de doenças como o cancro, hipertensão, asma, obesidade, osteoporose ou artrite. A diabetes também faz parte desta lista e é um dos exemplos apontados pela autora para reforçar a ideia de que, embora o código genético de uma pessoa interfira no desenvolvimento de doenças, a gravidez pode refinar e acentuar as tendências já presentes.
Neste caso particular, será que uma mulher com diabetes gestacional está, à partida, a aumentar as hipóteses do seu filho ser afectado por esta doença? Foi este o mote para uma conversa com Lisa Ferreira Vicente, ginecologista-obstetra, sobre esta doença que, de acordo com o Ministério da Saúde, pode afectar uma em cada 20 grávidas.

O que é a diabetes gestacional?
Trata-se da diabetes que é diagnosticada pela primeira vez numa gravidez o significa que, para a grande maioria das mulheres, é uma diabetes que surge só associada à gravidez e que depois desaparece quando nasce o bebé. Na prática, o que se verifica é que o pâncreas não consegue produzir a quantidade de insulina suficiente para gerir, na gravidez, todo o açúcar.

Quem corre maior risco de ter diabetes durante a gravidez?
Existem quatro factores de risco que estão na base desta situação: a idade (mulheres com mais de 35 anos), a presença de diabetes tipo 2 em familiares próximos, o peso/índice de massa corporal excessivo e uma situação de diabetes gestacional em gravidez prévia. São as mulheres que se encaixam neste tipo de factores que correm mais riscos de ter diabetes durante a gestação.

| 0 comments ]


Há um novo browser para navegar na Internet. Desenvolvido por Marc Andreessen, criador do Netscape, o Rockmelt foi construído a partir do motor do Chromium, o projecto open source que serve de base ao Chrome da Google, e aposta na integração com as redes sociais como principal argumento face à concorrência.
Aliás, o navegador só funciona se o utilizador tiver uma conta no Facebook, ou seja de momento está limitado a um universo de 500 milhões de utilizadores. E também integra com o Twitter.

O vídeo disponibilizado a partir do site explica como tudo se processa e quais as opções disponíveis para quem quiser testar o novo browser, em fase de beta fechada – ou seja vai necessitar de convite ou de “fazer-se convidado”.