Na última década, tem emergido um campo da investigação médica dedicado ao estudo da relação entre a vida fetal e o desenvolvimento de patologias na idade adulta.
O tema foi recentemente abordado na revista Time, pela autora do livro «Origins: How the 9 months before birth shape the rest of our lives», lançado há poucos meses nos Estados Unidos. No artigo, Annie Murphy Paul defende que os nove meses de gestação constituem o período mais susceptível das nossas vidas, influenciando o desenvolvimento do cérebro e de órgãos como o coração, o fígado e o pâncreas.
De acordo com Annie Murphy Paul, na literatura sobre o tema é possível encontrar referências às origens fetais de doenças como o cancro, hipertensão, asma, obesidade, osteoporose ou artrite. A diabetes também faz parte desta lista e é um dos exemplos apontados pela autora para reforçar a ideia de que, embora o código genético de uma pessoa interfira no desenvolvimento de doenças, a gravidez pode refinar e acentuar as tendências já presentes.
Neste caso particular, será que uma mulher com diabetes gestacional está, à partida, a aumentar as hipóteses do seu filho ser afectado por esta doença? Foi este o mote para uma conversa com Lisa Ferreira Vicente, ginecologista-obstetra, sobre esta doença que, de acordo com o Ministério da Saúde, pode afectar uma em cada 20 grávidas.
O que é a diabetes gestacional?
Trata-se da diabetes que é diagnosticada pela primeira vez numa gravidez o significa que, para a grande maioria das mulheres, é uma diabetes que surge só associada à gravidez e que depois desaparece quando nasce o bebé. Na prática, o que se verifica é que o pâncreas não consegue produzir a quantidade de insulina suficiente para gerir, na gravidez, todo o açúcar.
Quem corre maior risco de ter diabetes durante a gravidez?
Existem quatro factores de risco que estão na base desta situação: a idade (mulheres com mais de 35 anos), a presença de diabetes tipo 2 em familiares próximos, o peso/índice de massa corporal excessivo e uma situação de diabetes gestacional em gravidez prévia. São as mulheres que se encaixam neste tipo de factores que correm mais riscos de ter diabetes durante a gestação.
[22:53
|
0
comments
]
0 comments
Enviar um comentário