René Moutinho e Marcelino André António, finalistas do curso de língua portuguesa da Universidade Pedagógica de Moçambique, delegação da Beira, desertaram em trabalhos de fim de curso sobre dois romances de Adelino Timóteo: “Mulungu” e “A Virgem da Babilónia”, ambos editados pela Texto Editores.
O primeiro estudante abordou o tema “As raízes folclóricas da tradição oral e mística africanas no romance ‘Mulungo’ de Adelino Timóteo: uma atitude de preservação cultural” e o segundo dissertou sobre "O Universo Psicológico do Narrador e a Simbologia do Espaço no Romance ‘A Virgem da Babilónia’, de Adelino Timóteo”.
De acordo com a sustentação de Moutinho no trabalho que dá corpo ao seu estudo: "A realidade que nos tem motivado amiúde para o estudo do presente tema é por este constituir uma aposta para o almanaque da literatura moçambicana, uma vez que é um facto louvável dar a conhecer os aspectos culturais do povo moçambicano, a exaltação das raízes folclóricas, das cerimónias mágico – religiosas que constituem a base de formação do homem africano e moçambicano, em particular. Esse tema afigura–se–nos como uma oportunidade de conciliação com o passado histórico e retorno às raízes da tradição africana enquanto um património cultural do povo africano. O factor que constitui motivo para a presente pesquisa é a oportunidade de dar o nosso singelo contributo aos estudos das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e à Literatura Moçambicana em particular," tal como defendeu Moutinho.
Ele sustentou que o romance de Adelino Timóteo se nos revela como um ente cultural da sociedade africana em geral, na medida em que nos dá a conhecer aspectos peculiares do “modus vivendis” do povo africano, as suas crenças, mitos e tradição, tidas como o alicerce do “modus operandis” do poder religioso das entidades africanas e moçambicana em particular.
Nesta linha de pensamento, podemos advogar ainda que a pesquisa em torno do tema em destaque irá dar a conhecer e fazer saber as idiossincrasias particulares às sociedades africanas bem como a sua base de preservação cultural assente na tradição cultural transmitida geração após geração, aspectos estes realçados indelevelmente pelo romance “Mulungu” de Adelino Timóteo.
[01:06
|
0
comments
]
0 comments
Enviar um comentário