| 0 comments ]


O festival On'Hipiti é uma iniciativa que visa sobretudo sensibilizar a comunidade nacional e internacional sobre a necessidade de se preservar o património mundial da humanidade que a cidade da Ilha de Moçambique é desde a declaração pela UNESCO em 1991.
A cidade da Ilha de Moçambique acolheu a sua segunda edição na Ilha de Moçambique, em Nampula, esteve repleta de gente, mostrou que veio para ficar, pois a sua popularidade atingiu níveis altos localmente como além fronteiras. Os artistas que subiram ao palco demonstraram a razão da sua escolha para abrilhantar o evento dançando e cantando suas criações culturais, que só ao amanhecer davam conta ao público de que um novo dia despontara.
Os turistas estrangeiros, idos sobretudo do continente europeu, esticaram as suas tendas em locais considerados seguros não para pernoitar, mas para descansarem depois de três noites ao longo das quais desfrutaram do sabor da dança tradicional com enfoque para o tufo e inzope, exibidas por grupos de mulheres vestidas de trajes de cores garridas tipicamentes de Nampula.
A emoção tomou níveis altos quando artistas como Victor Salimo, 11 Balas e o grupo da Casa Velha subiram ao palco. São conhecidos por interpretar temas da vida social e de aconselhamento para os jovens no sentido de ter uma postura distante do álcool e do sexo desprotegido.
Além de musica e dança, que foi o prato forte do festival promovido pela Associação dos Amigos da Ilha de Moçambique e dos pequenos operadores de hotelaria e turismo com o patrocínio da UNESCO e do ACNUR, o evento teve outros atractivos sobretudo a culinária típica daquela que foi a primeira capital do país.