Eduardo Cruz
FORMEDIA Instituto Europeu de
Empresários e Gestores
edcruz@formedia.pt
A História da sua Empresa
No artigo anterior desenvolvemos o conceito de Objectivo Estratégico da Empresa. Explicàmos como é que você como empresário pode criar essse importante objectivo.
O Objectivo Estratégico é uma declaração escrita daquilo que o seu negócio vai ser quando estiver completo. É uma imagem detalhada do futuro da empresa: a sua visão de como será o aspecto, a actuação, a côr, o odor, o sabor e as sensações que cria do seu negócio, e de como funcionará quando estiver completamente desenvolvido.
A partir da definição do Objectivo Estratégico, podemos passar ao próximo passo na sua tarefa de dar ordem à sua empresa para preparar um futuro mais livre para o empresário. Visamos conseguir uma empresa mais organizada, através de sistemas e processos. Falaremos agora da importante etapa que consiste em escrever a história da sua empresa.
Definição
A História da sua Empresa ilustra a essência daquilo que a sua empresa realmente é. Ilustra a sua empresa no seu melhor. É aquilo que faz com que você e a sua empresa sejam diferentes e especiais.
Por que necessita da História da sua Empresa?
A História da sua Empresa é uma descrição da "grande ideia" que está por trás da sua empresa, a inspiração que está por trás do seu negócio. A história da empresa ajuda a atrair clientes, motivar os seus empregados e obter os melhores candidatos. Dá-lhe as palavras para se diferenciar do resto das empresas do seu universo.
Evite contar apenas os factos. Escolha os momentos e acontecimentos que o impressionaram, que mostram o que é que a sua empresa defende, qual é o espírito da sua iniciativa.
Escreva numa linguagem que seja fácil de ouvir e de ler. Faça algo que o entusiasme pessoalmente. Faça com que seja uma história sua.
Criar a História da Sua Empresa
Quando olhamos para as outras empresa, encontramos muito pouca coisa que diferencie as empresas umas das outras. Uma mancha de vulgaridades, de lugares-comuns, de experiências pobres, inconsistentes, imprevisíveis e inócuas para os clientes de todos os tipos.
Toda a gente diz que o serviço é o número um. O cliente é o número um. Ter lucros é o número um. O mercado está mau. Os empregados não sabem ou não querem trabalhar. Etc.
Um exemplo do que pode ser
Numa conferência que proferi no Porto para um grupo de empresários e gestores, uma das participantes tinha uma interessante história para contar. Uma jovem engenheira com menos de 30 anos, estava há seis meses a trabalhar com o seu pai, numa ourivesaria perto de Vila do Conde.
Esta jovem empresária procurava desenvolver e manter um negócio de família criado pelo seu bisavô ainda no século 19, que se desenvolvera com o seu avô, que por sua vêz trabalhou com o pai. Há pouco mais de meio ano, o avô morreu e a nossa jovem decidiu largar o seu lugar estável de engenheira para trabalhar no projecto familiar.
Uma das tradições da loja é de que, das cidades vizinhas se fazem deslocações ao Sábado e ao Domingo de manhã, para que os novos casais e os seus familiares adquiram as jóias de família.
Imaginem a nossa amiga, com prazer (e talvez ao mesmo tempo inquietação) trabalhar agora também aos Sábados e Domingos, para não decepcionar clientes que muitas vezes também já estavam na quarta geração: uma história de conto de fadas, de compras de jóias por casais, que vinha desde os bisávos até aos bisnetos actuais...
A História desta empresa é uma maravilhosa história de amor. História romântica, que no universo mágico da ourivesaria, passa de pais para filhos, já ao longo de quatro gerações. História também de gerações de clientes, que antes ou depois de ir ao altar, assumindo publicamente os seus laços de amor eterno, se dirigem a uma simples loja de aldeia, juntamente com familiares e amigos, no sentido de fazerem uma compra que exprima a perpetuidade desses laços de amor e fidelidade.
Esta história, tal como a história de muitas empresas, ilustra a essência do que é realmente a sua empresa: uma história de paixão, de motivação, de oportunidade e amor...
Lembre-se que as grandes empresas são apenas pequenas empresas que fizeram tudo como deve ser. Mas começaram como você, pelo princípio. Criaram histórias que se tornaram lendas. Histórias que criaram a continuação e uma compreensão do espírito da empresa.
A História da Empresa é uma narração daquilo que faz com que você e a sua empresa sejam diferentes.
Uma História para Contar
A sua história pode ser sobre porque é que começou a sua empresa, ou sobre um incidente que ilustra melhor aquilo que você e a sua empresa são realmente. É sobre "a maneira como fazemos as coisas por aqui"
Pode ser a inspiradora história dum agricultor que queria proporcionar aos já tão desfavorecidos agricultores da sua província, um seguro barato e honesto. A história dum homem que dedicou a sua vida a uma cruzada. Esta é a história duma importante mútua de seguros, que começou por ser um sonho, para depois ser uma pequena empresa, antes de ser um gigante no sector segurador.
É a história do Jerónimo Martins. Ou da Vista Alegre. Ou da Crisal. Ou da Corticeira Amorim. Ou da Colep. E em Moçambique, você conhece decerto outras histórias assim. Podia ser a história do famoso Hotel Polana. Ou…
Ou então, é a história da dedicação de empregados que mantiveram uma empresa unida nas alturas mais difíceis. Quando ficam bem agarrados à empresa mesmo quando parece não haver grandes razões para isso.
Ou ainda, aquele dia glorioso em que você decidiu lançar-se sozinho no mundo empresarial. Teve uma ideia, uma grande ideia, uma excelente ideia de como ia fazer isso duma forma diferente.
O que é que o fez começar? Foi uma experiência? Qual era o seu estado de espírito nesse momento? Quais são os princípios em que acredita? O que é que lhe interessa mais? O que é que você quer que se torne genuíno na sua empresa e na sua vida? Como é que ilustra melhor esse espírito?
Pense sobre a sua história ao longo dos anos e descubra um incidente, um acontecimento que ilustra esse espírito. Isso pode ser a sua história.
Volte a pôr a empresa nos carris dando um "grito" ao seu pessoal e a si próprio, "Aqui, é assim que fazemos". Estimule os outros a fazerem parte da história. Use-a para excitar o pessoal, para recuperar o seu apoio, para renovar, para vender.
Isto é que é ser verdadeiramente um empresário. Marcar a sua empresa como sendo algo excepcional no mercado da mediocridade. O que é que pode dizer sobre o nascimento da sua empresa? Sobre a sua energia? O que é que inflamou a sua imaginação? Qual é a causa, ideia ou espírito que você quer que a sua empresa e empregados defendam? Qual foi o melhor dia da sua vida? Um dia extremamente importante na sua empresa?
Um Verdadeiro Serviço - Cumprir a nossa palavra
O lema é dar às pessoas aquilo que desejam - satisfazer o nosso cliente, custe o que custar.
Lembrando um outro caso, contado por um cliente:
“Nunca me esquecerei do dia em que Júlia, uma empregada que tinha começado a trabalhar há duas semanas, nos mostrou o verdadeiro significado de servir um cliente. Ela perdeu uma hora a mostrar os nossos produtos, a fazer perguntas e a dar respostas. Quando era evidente que não tínhamos o que o cliente queria, em vez de pedir desculpa e de se despedir, ela acompanhou o cliente até ao nosso concorrente número um para encontrar exactamente aquilo que ele queria. Ela esteve sempre ao lado dele.
Pode haver quem diga que "Não é assim que se dirige uma empresa." Aposto que é. O cliente voltou. Ficámos com o cliente para toda a vida. E é exactamente isto que exprime o que nós somos. Não é só vender mas manter clientes leais e satisfeitos. De quem é que ele se lembra ainda hoje?” Até a família e os amigos contam essa nossa história.
É Só Inspiração
As Histórias de Empresas têm impacto. Qualquer grande empresa tem uma razão para impressionar bem os clientes e empregados. É Isso que é a História da sua Empresa. É a razão no fundo do seu coração e da sua alma por que tem uma empresa.
Divirta-se com ela. Pode ser uma inspiração para todos aqueles que contactar.
Reveja o Seu Objectivo Principal
O tom da sua história, a parábola da sua empresa deve estar em consonância com o seu objectivo de vida. Nunca se contradiga, nem se comprometa, a não ser que esses compromissos sirvam aquilo que você acha que é mais importante na sua vida.
Reveja o seu Objectivo Estratégico
A História da sua Empresa deve estar em consonância com o seu Objectivo Estratégico. Ele representa aquilo que você quer refazer e construir?
Faça o Esboço da História da sua Empresa
Não se preocupe com as palavras nem com as frases. Tente seguir a corrente do seu pensamento, apanhando apenas as expressões, os sentimentos. Seguidamente, escreva como se estivesse a contar a história à sua família e amigos.
Leia Alto para Alguém
Ele ficou comovido? Ficou emocionado? Compreendeu a essência da sua visão?
Escreva a História
Escreva sem floreados, de forma clara. Use frases simples. Guarde durante uns dias e volte a ler com uma nova perspectiva. Se tiver dúvidas, leia em voz alta. Imprima a história e volte a ler com atenção.
Leia a História aos Seus Empregados
Faça com que seja a história deles. Fale com o coração nas mãos.
Eduardo Cruz é Director Geral da FORMEDIA Instituto Europeu de Empresários e Gestores, onde desenvolve umtrabalho de apoio à criação e desenvolvimento de empresas. Nos últimos anos tem concentrado a sua actividade no mundo de língua portuguesa, no fomento do espírito empresarial e na formação de professores e gestores de qualidade internacional, através de mestrados e especializações a distância. Voltará novamente a Moçambique em Fevereiro.
Eduardo Cruz escreve de acordo com a antiga ortografia
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