O Presidente Armando Emílio Guebuza
GUEBUZA FALA DE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS EM MOÇAMBIQUE
Falando durante o seminário de investimentos Moçambique - África do Sul, que decorreu em Maputo, Guebuza disse que, para atrair o investimento privado, o Governo tem estado a empreender melhorias do ambiente de negócios.
“Temos estado a empreender melhorias no ambiente de negócios actravés, por exemplo, das reformas legais e institucionais conducentes a simplificação de procedimentos, da reabilitação e construção de infra-estruturas, com destaque para estradas, ferrovias, electrificação e extensão da telefonia fixa e móvel a mais localidades de Moçambique”, disse Guebuza.
Igualmente, o estadista moçambicano disse que o Governo continua a prestar particular atenção à formação de quadros, uma oportunidade alargada a todas províncias do país, além de prosseguir com a consolidação da descentralização e desconcentração de competências e recursos.
“Importa aqui referenciar que as reformas até aqui empreendidas resultaram na introdução de uma e mais flexível Lei de Trabalho, um novo Código Comercial, um novo Código de Benefícios Fiscais para os investimentos, novos regulamentos para o licenciamento de Empresas, entre outros instrumentos legais e institucionais”, disse ele.
Este encontro de resuloua do convite formulado pelo Presidente moçambicano durante uma reunião do género realizada na vizinha África do Sul em Junho passado e que contou com a participação da SBT Juul Africa, uma organização internacional de Consultoria em Desenvolvimento com sede naquele país.
Esta organização é responsável por algumas dezenas de empresários de diversos ramos provenientes de diversos pontos do planeta, incluindo Reino Unido, Suécia, Emiratos Árabes Unidos, Mumbai, além de um número considerável de países africanos.
Na sua intervenção, Guebuza convidou esses empresários a investirem em Moçambique para explorar as oportunidades existentes no país, contribuindo na luta contra a pobreza e promoção do bem-estar do povo.
O estadista moçambicano falou de oportunidades de investimento existentes nas áreas do turismo, infra-estruturas, energia, indústria alimentar, têxtil e de processamento de madeira.
Guebuza destacou ainda as oportunidades oferecidas pela indústria de cimento e imobiliária bem como pela área dos recursos minerais, com a exploração de recursos como ouro, titânio, zircão, tantalite, calcário, entre outros.
[23:01
|
0
comments
]
0 comments
Enviar um comentário