O sucesso do Qashqai e rivais levou a Renault a querer entrar no segmento com um modelo próprio
Apesar de fazerem parte do mesmo grupo, para a Renault está fora de questão fazer um Renault Qashqai. Por isso mesmo, utilizando muitas das peças do banco de órgãos do grupo, está a caminho um novo modelo conhecido internamente como X87 e que será rival para o Qashqai, Juke e o futuro Ford B-Max.
O projecto chama-se X87 e conta com a ajuda do banco de órgãos da Aliança Nissan-Renault tendo uma base idêntica ao do Qashqai. As dimensões do futuro crossover das Renault estarão entre o Juke e o Qashqai e as notícias que davam este modelo como o herdeiro do famoso 4L. Porém, fontes da Renault já vieram desmentir esse facto, pois os custos elevados e baixa rentabilidade afastaram essa possibilidade. Além disso, iria entrar em conflito com a gama Dacia e fazer a Renault descer ao patamar “low cost”, facto que não seria aceitável.
Este X87, que será revelado em forma de protótipo em Frankfurt 2011, servirá para a Renault corrigir o “tiro” dado com o Koleos. Verdadeiro flop, o SUV da Renault já desapareceu do catálogo de alguns importadores e na realidade, apenas vende na Coreia do Sul, de onde é oriundo, sob o nome Samsung QM5. A Renault já reconheceu que na Coreia funciona muito bem, na Europa nem por isso. Resta saber se o Latitude – a versão europeia do Samsung SM5 – irá ter o mesmo destino do Koleos, estando já alguns importadores a tentar esquivar-se a comercialização de um modelo que tem tudo para… não ser bem sucedido.
Além disso,o X87 irá ser o porta estandarte da nova linguagem de estilo que Laurens van der Acker, responsável pelo estilo Renault, está a ultimar e que será apresentada no próximo ano. Quanto à data de comercialização, está prevista para o final de 2012, início de 2013.
[22:57
|
0
comments
]
0 comments
Enviar um comentário