| 0 comments ]


Nascida no dia 28 de Abril de 1979, na província de Gaza, Cidade de Xai-Xai, viveu em Xai-Xai durante 5 anos, e depois veio para cidade de Maputo. Fez a pré em Xai-Xai, e veio fazer a primeira classe na cidade de Maputo.
Tive uma infância muito carinhosa e delicada! Vivi com a minha avó, tive momento muito bom com ela, brincava descalça nas ruas do bairro Nove, lá em Xai-Xai, são recordações muito boas que eu tenho....




Quando pequena identificava-me com a arte de falar muito e dançar, também cresci numa família de divertidos... Eu gostava de estar sempre presente em ocasiões festivas... Estar lá na linha da frente, e isso marcou muito!
O meu falecido Pai era inspector do Ministério do trabalho, e minha mãe tesoureira da Encatex, uma empresa privada, e também trabalhou na fábrica de refeições que pertencia ao ministério do trabalho. O meu pai faleceu quando eu tinha 10 anos...
A partir daí a minha vida mudou completamente! Eu era uma criança muito alegre, mas porque via outras crianças com Pai, e eu não, ficava triste.

Escola...
Eunice Andrade - Estudei na escola Primaria Eduardo Mondlane em Xai-Xai, Escola Primaria 16 de Junho até a minha quinta classe, depois passei para a escola privada da Polana Cimento, Liceu Polana, onde fiz 10ª e 11ª classes. A 12ª Classe fiz na Cristóvão Colombro, aos 17 anos. Foi nessa altura que fiquei grávida da minha filha, de um namoro que durou 3 anos e tive a minha filha aos 18 anos, mas eu não gosto de falar sobre isso, porque é uma pessoa que não tenho bom relacionamento com ele....

A Vida e o Trabalho...
Eunice Andrade - Comecei a trabalhar na FACIM com 14 anos, e eu não tinha experiência, era na altura em que a FACIM durava 15 dias. Passei por grandes dificuldades financeiras! Olha naquela altura quando a minha mãe trabalhava na fábrica de refeições, ela não comia aquela refeição que tinha direito, porque ela tinha que trazer para mim e para a minha filha, foram momentos dolorosos, sempre vivi com a minha mãe, e continuo a viver com ela, minha família é muito grande, mas eu digo que a minha família é muito pequena, eu, a minha mãe e os meus dois filhos... Então foram momentos com muitas dificuldades: a minha família de Portugal oferecia-me roupas...
A TV...
Eunice Andrade - Eu me inscrevi no programa do falecido Victor José onde era um concurso para eu declamar poesia, e quando fui não me dei bem. Em Tempos a TVM era na Julius Nyerere, mas encontraram-me no corredor e perguntaram-me se eu não gostaria de fazer reportagens infantis, eu YES, QUERO, QUERO... mas antes participava em concursos infantis e eu ganhava, então tive o meu contacto com televisão com os meus 14 anos. Parei de fazer televisão quando a minha filha nasceu e depois quis voltar a fazer televisão, fui ter com o Dr. Simão Anguilaze, ele deu-me a oportunidade de ter formação em televisão, tenho certificado e tudo, logo após a formação apresentei o programa continuidade da TVM, e depois fiz o Gira música, TOP 10, Moçambique da Sorte entre outros, este ano completo 17 anos a fazer televisão.
....por motivos do ordenado da televisão Comecei a trabalhar na Teledata como agente de Marketing e Relações Públicas, eu tinha que conciliar a Televisão e a Teledata, e eu tinha falta de tempo para conversar, mas eu gostava da Televisão, fui mãe ausente, mas graças a Deus sempre tive a minha mãe a ajudar-me nos meus dois filhos.
Sonho
Eunice Andrade - Sonho em Casar, mas falta o grande amor da minha vida! Não estou a procura, vai aparecer quando chegar o momento ideal e oportuno, hoje em dia o importante é estar feliz, se tiver que viver maritalmente não tem problema, não tenho pressa e nem vergonha.
Actualmente trabalho na televisão Record. O programa “Saiba Mais” exige muito de mim, ajudo o produtor, uso as influencias que tenho para conseguir algum apoio que o programa precisa.

Tempos Livres
Eunice Andrade - Nos tempos livres, estou com as minhas amigas, que são muito poucas, mas principalmente fico em casa com os meus filhos, a ver televisão, a investigar...
Gostaria de ir visitar e aprender com as televisões do Brasil, porque identifico-me muito com aquele País, já tive oportunidade de trabalhar fora do País, falo de Angola e Portugal, mas não consegui deixar o meu País, sou orgulhosamente moçambicana.

Indumentária
Sou vestida pela Zon, e também por algumas estilistas Moçambicanas, que é o caso da Shazia Adam, Sara de Almeida...
Gosto de estar muito pratica, de chinelos, saio do programa desço do salto alto, e vou logo para o salto raso, mas também para cuidar da minha saúde.




O Dia
Eunice Andrade - Eu acordo, vou ver meu filho, dou-lhe um beijo de bom dia, ver se ele já esta pronto para ir para escolinha, preparo-me, maquilhagem... trato o meu cabelo duas vezes por semana.
O prato preferido
Matapa com carranguejo, mucapata com frango a zambeziana,

Inspiração na TV
Gosto muito da Oprah Winfrey e da Ellen, são duas pessoas que eu me identifico com elas, e gosto muito do Paulo Henrique Amorim, sinceramente asisto muito pouco os canais nacionais, escuto a RM, 9fm, Rádio Cidade,
Lugares...
Quero conhecer Inhambane, estive no Pemba beach hotel, e foi um sonho, mas a Ilha de Moçambique foi o local que me marcou mais.
“Gostaria de ganhar muito mais dinheiro, para ajudar aquelas pessoas que precisam, as minhas preocupações serem de ir para casa das pessoas, e procurar saber como é que aquelas pessoas vivem, e dizer olha, esta aqui algo que vai te ajudar.
Mensagem
Lutem muito, se tiverem um sonho não desistam, persistam sempre, nem tudo o que acontece nas nossas vidas temos que olhar e desanimar, porque é possível superar os obstáculos quando se tem força de vontade...