| 1 comments ]



Benigno Papelo
Presidente da VJM/ VJM President
vjm.presidente@tdm.co.mz

Um acto motivado pelas obras da vida e não pela idade.

Quando falamos em homenagem, muitos são os aspectos intervenientes e decisivos para se homenagear alguém Estes aspectos são classificados pelas obras de vida, pelo empenho na sociedade, de modo geral, o contributo a pessoa exerce em benefício da sociedade. Foram estes factores que pesaram na decisão em homenagear os casais vulneráveis e a apresentadora Kátia Vaenessa, no passado dia 21 de Agosto. A homenagem culminou com a entrega dos primeiros títulos de membro honorário a Kátia Vanessa e o ISCTEM.
Ser homenageado não é um acto guiado pela idade, e nem por obrigação... Deve ser sim um acto de reconhecimento que insta a difusão das acções do homenageado para a sociedade em geral, diria até que é oficializar o papel preponderante que a pessoa tem para a sociedade. É certo que a idade é o reflexo da experiência e do caminho andado, mas não é o reflexo das qualidades humanas, e dinamismo, que esta mesma pessoa exerce na vida, porque aquele que trabalha deve ser reconhecido e premiado, e a melhor premiação não é material, a melhor premiação, é ter o respeito e sobretudo o reconhecimento. Não devemos esperar que a pessoa atinja uma idade que a gente julgue propícia para a homenagem. Devemos olhar sim as obras da vida que esta mesma pessoa já edificou na vida das pessoas, em benefício mutuo. Arrisco-me a dizer que são muitas as organizações que seguem o critério da idade para poder fazer alguma homenagem, fazem-no, muitas vezes, por motivos de varia ordem, como por exemplo, pelo estado de saúde e da idade da pessoa a ser homenageada.
A homenagem deve ser algo que vem do fundo do coração, pois este acto transparece e leva para fora a nossa admiração pelas acções das pessoas.já diz o Colaborador da Visão Info, Dr. Eduardo Cruz, o empresário enfrenta um problema que é de trabalhar a empresa e não na empresa, tornando-se deste modo escravo dela.
A VJM continuara a reconhecer aqueles que realmente merecem, sem exclusão social, cultural e económica Para a VJM, o que conta são as acções que vão de acordo com a nossa filosofia, os bons devem ser reconhecidos, até porque os bons, não se reconhecem a si mesmos.
Abraço Forte

| 0 comments ]




As cidades de Maputo e Matola, ficaram paralisadas dois dias seguidos, devidos as manifestações violentas que resultaram em cerca de 10 mortes, mais de uma centena de feridos e danos materiais avultados. As manifestações dos dias 1 e 2 de Setembro, deveram-se ao elevado custo de vida no País.

No fim das Manifestações, a Juventude Moçambicana, juntou-se para proceder a limpeza dos Bairros de Hulene e Laulane, zonas que foram intensamente afectadas pelas manifestações, na cidade de Maputo, criando sérios problemas de transitabilidade dos veículos

A limpeza que teve início por volta das 5:30h do dia 3 de Setembro foi encabeçada pelo Conselho Nacional da Juventude, tendo reunido várias associações juvenis, com destaque para as associações dos estudantes do ISCTEM, Politécnica, ISUTC, a Associação Visão Jovem Moçambicana entre outras...

| 0 comments ]

A VJM esta a procura de apoio para transportar computadores, resultante de uma doação apartir da terra da sua Majestade (Inglatera). A oferta que vem por parte da Aid Computer International, surge actravés de um esforço articulado pelo representante e parceiro da VJM em Londres, o músico Tony Matola (Marrambique Music).

Os Computadores que eram em número de 10, passaram para 20. Esta oferta vem responder ao pedido formulado pela VJM para o Projecto: Um Computador, Várias formações, que irá consistir na formação, em Informática, dos jovens de baixa renda social e económica, numa primeira fase nos Distritos de Marracuene e Manjacaze, nas províncias de Maputo e Gaza, respectivamente.

O projecto tem como objectivos pproporcionar uma formação técnico-profissional em software, hardware e internet; Transmitir o conhecimento básico da informática; Promover os meios de utilização da informática no dia-a-dia; Promover a iniciação dos participantes no conhecimento da informática, habilitando-os a trabalhar como usuários dos programas básicos das tecnologias de informação e da Internet, possibilitanto uma maior inclusão no mercado de trabalho e na sociedade.

A VJM, tem vindo a emitir pedidos de apoios, no intuito de transprtar os computadores apartir da Ingalterra para Moçambique, visto que antes o custo estava orçado em 900.00 euros, passando para 1.565.00 euros, estando até aqui somente duas individualidades que se prontificaram em apoiar no pagamento parcial do valor, Nomeadamente, FORMEDIA-Instituto Europeu de Empresários e Gestores, uma empresa sediada em Portugal, e Dara Rodrigues, cidadão vivendo em Londres.

| 0 comments ]




Você pode não notar, mas ao encontrar uma pessoa que parece familiar na rua, a primeira coisa que vai procurar reconhecer são os olhos dela. Isso é o que diz uma pesquisa feita por psicólogos da Universidade de Barcelona na Espanha. Na verdade estudos anteriores haviam mostrado que o cérebro humano trabalha com baixas frequências espaciais para reconhecer a face alheia, ou seja, se atém a elementos básicos que compõe uma imagem sem entrar em grandes detalhes como por exemplo, sinais de idade no rosto da pessoa.
O pesquisador Mathias Keil usou um modelo computadorizado que reproduz o sistema visual do cérebro para analisar fotos de rostos de 868 mulheres e 868 homens e achar aspectos comuns. Através de imagens de detalhes faciais, o sistema deveria encontrar o rosto correspondente. Com isso, ele descobriu que era mais fácil para o cérebro reconhecer a pessoa pelos olhos, seguindo depois para o formato da boca e finalmente o do nariz.
Segundo Keil, os olhos têm a capacidade de oferecer uma imagem menos ruidosa para ser processada no reconhecimento ao contrário de outras características faciais. "Isso sugere que os mecanismos cerebrais de identificação facial se especializaram em olhos", disse Keil. Os resultados da pesquisa foram publicados no jornal especializado Computational Biology.

| 0 comments ]




Só mesmo uma mulher para entender o trabalho que dá sair de casa com uma make impecável. Limpar o rosto, hidratar, aplicar a base, o blush, apertar o curvex nos cílios, passar a sombra, o lápis e por último o rímel. Para tentar optimizar essa rotina de embelezamento, testei o procedimento de permanente de cílios junto com a tintura dos pelos, que promete deixar o olhar mais expressivo e feminino. "A diferença foi incrível, sem contar a praticidade, pois seus cílios ganharão o efeito curvex por até dois meses".
O procedimento é simples, antes de qualquer coisa a profissional medirá o comprimento dos cílios para identificar qual molde de curva usar. "Seleccionar o mini bob correcto para cada pessoa é a parte mais importante do tratamento, cada tamanho apresenta um resultado diferente. Em seguida alinho a raiz dos cílios e aplico os produtos", disse a esteticista Carolina Umino do Salão Jacques Janine.
Com os cílios alinhados e presos ao mini bob se inicia o tratamento. O produto de permanente, específico para pelos, é aplicado nos cílios agindo por aproximadamente 15 minutos. Em seguida é aplicado um neutralizante para finalizar a ação do primeiro produto. "Após a acção dos produtos, o olhar já fica diferente. As pessoas vão notar que existe algo diferente, mas não vão saber o que mudou. Este é o resultado esperado, um olhar sexy e natural", disse a esteticista.
Para finalizar o tratamento Carol aconselha a tintura dos cílios, pois assim o olho já fica quase pronto, bastará apenas aplicar a sombra e o lápis delineador. "A tintura dos cílios dá um brilho no olhar, principalmente para mulheres que têm os cílios claros. A diferença é notável".
O procedimento completo, com o permanente e a tintura, fica em torno de $150. Pessoas com hipersensibilidade nas pálpebras não devem se submeter ao procedimento.

| 0 comments ]

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, disse que o país registou e continua a registar sucessos assinaláveis em várias frentes de desenvolvimento e crescimento, há 36 anos após a assinatura dos Acordos de Lusaka que abriram caminho para a independência nacional.
Guebuza falava na Praça dos Heróis, em Maputo, no final da cerimónia de deposição de uma coroa de flores por ocasião da passagem do Sete de Setembro, Dia dos Acordos de Lusaka, que marcou o termo da guerra de 10 anos contra o regime colonial português.
O estadista moçambicano apontou, a título de exemplo, a presença de muitos jovens na comunicação social empunhando microfones e carregando câmaras de filmar, realidade que se os Acordos de Lusaka tivessem falhado não aconteceria hoje, porque o país estaria ainda sob jugo colonial.
“A mera presença aqui de todos vocês com microfones e a filmar reflecte exactamente uma parte, ainda que pequena, dos resultados que vieram do sete de Setembro”, explicou o presidente. O governo, segundo Guebuza, tem plena consciência da amplitude dos problemas que enfermam o bem-estar de milhares de concidadãos, mas também tem consciência que ninguém mais vai resolver senão os próprios moçambicanos.
Desta feita, todos são chamados a contribuir na busca de soluções de forma construtiva, porque a pátria continua a chamar por todos os moçambicanos. “Nós temos de resolver de uma forma construtiva porque a nossa pátria continua a chamar por nós”, sublinhou Guebuza, renovou os apelos à calma e serenidade que tem caracterizado os moçambicanos e enalteceu a resposta dos concidadãos aos pedidos feitos nesse sentido.

| 0 comments ]

Amar não é pecado
Pecado é deixar sedentos
seios d´areia das ondas do mar
negar partilhar da mesma ceia
o queijo de lábios cereja
na hora sacra

pecado irremissível
até mesmo Deus condena
consulte as Sagradas Escrituras
no capítulo 2 versículo 14 do livro de São Valentim

Zulimi Bumba

| 0 comments ]

FLÔR

Flõr doce, meiga, carinhosa e bela
Não entendo porquê vives triste
Se nos teus olhos amor existe
Apesar de não creres que tens brilho até pintado na tela...

Pela manhã oiço teu berrante grito
E o verde demonstrando no belo da tarde serena,
Animais perdidos e outros até mortos – que pena!

No fundo da luz da noite vem o infinito
Das paredes do teu ser,
Que refletem o canto da lua – que espanto!

O sol medonho sai de mansinho pelo vento
E o brilho do céu lança-se formando chama e a terra que te consome bebe-se de calor – que drama!

Tu cercada de pétalas frescas e aroma selvático
Inundas as abelhas de amor e satisfeitas namoram com a frescura das tuas folhas e - lá se foi o dia...
Kaizer Perino

| 0 comments ]

VOVO SALETE

Amanhece,
o sol na janela resplandece
no sossego de meu leito,
lembranças pulam no peito

Saudades excitam-se!
conversas na língua xi-ronga,
xiguinha de cacana, castanha assada...

Vovo Salete...
Vovo Salete...
Olhos brilhando a sabedoria experiente,
suada inchada em velhice

Foi-se vovo salete...
Foi-se vovo Salete...
carregando grande livro Celeste
tantas vezes quis apontar sábias palavras
“seja feliz enquanto flor minha filha”
sábias palavras vovo Salete.
Nguetsita

| 0 comments ]




A Justiça de Senegal condenou, nesta quarta-feira, sete professores de escolas islâmicas que obrigavam seus alunos e pedir esmolas.
A decisão é inédita no país, que aprovou em 2005 uma lei proibindo a prática.
Os professores foram condenados à penas de seis meses de prisão, a serem cumpridas em regime de liberdade condicional, e a pagar uma multa equivalente a R$ 330.
Eles só serão presos se voltarem a obrigar os jovens a pedir esmolas.

Denúncia
No mês passado, autoridades senegalesas começaram a aplicar a lei, após denúncias da ONG Humam Rights Watch.

Os activistas alertaram para o fato de que até 50 mil estudantes de escolas islâmicas estavam sendo obrigados a pedir dinheiro nas ruas. Para a ONG, os professores as exploram em nome da religião.
No relatório divulgado pela Human Rights Watch, a grande maioria dos estudantes tinha menos de 12 anos - alguns tinham 4 anos. Eles eram obrigados a pedir esmolas nas ruas das cidades senegalesas por várias horas, todos os dias da semana.
Alguns desses professores de escolas que ensinam o Alcorão eram extremamente violentos, chegando a acorrentar as crianças que tentavam fugir ou que não entregavam a quantia de dinheiro esperada por dia.

Em comunicado, a Human Rights Watch elogiou a condenação dos sete professores, mas disse ainda ser necessário um esforço contínuo para lidar com o problema.
"A prisão e a condenação desses homens é um passo correcto para pôr fim à exploração de crianças vulneráveis, sob a tutela de supostos educadores religiosos", disse Corinee Dufka, representante da ONG no oeste da África.

"O governo senegalês deve continuar a processar esses criminosos e, ao mesmo tempo, se certificar que os meninos retornem para suas famílias em segurança."

| 0 comments ]




Homem distribui dinheiro para comemorar Reformaa na Alemanha
BERLIM - Uma denúncia feita à polícia alemã sobre uma possível fraude numa cidade da Baviera descobriu um homem dando dinheiro a transeuntes para comemorar sua Reforma
Posicionado propositadamente escolhida "Frohsinnstrasse" ("Rua da Alegria") na cidade de Aschaffenburg, o pensionista não identificado pendurou uma placa no pescoço explicando sua filantropia: "Não sou desempregado ou sem-tecto, Tenho esposa. Estou bem. É por isso que eu quero te dar um euro."
Uma pessoa que passou pelo homem pensou se tratar de algum tipo de fraude alertou a polícia. Policias que foram ao local ficaram surpresos ao descobrir que o homem queria apenas dividir sua alegria por ter se Reformado.
Após a explicação, o pensionista foi autorizado a continuar com sua comemoração pela Reforma, já que não existe qualquer lei que proíba alguém de dar seu próprio dinheiro a pessoas estranhas, de acordo com a polícia.

| 0 comments ]




Para a mulher que ocupa uma posição de destaque, a roupa clássica é sempre a grande solução. Mas não confunda clássico com antigo: o estilo vale sempre, mas deve ser renovado e actualizado.
Mesmo a moda clássica das executivas acompanha as mudanças no comportamento. Com a valorização do corpo, as formas ajustadas trazem saias sensatas, na altura do joelho, e paletós mais acinturados.
As cores claras são energéticas, mas as escuras tradicionalmente projectam uma aura de poder. No entanto, austeridade demais também pesa. Amenize, jogando acessórios ou modificando o tailleur com novas peças. Lembre-se: os acessórios e complementos podem ser arrojados, mas a peça principal deve ser comportada.
Um bom paletó é indispensável. Pode ser usado sobre uma saia, calça ou vestido. Roupas mais entreteladas de linhas rígidas impõem autoridade. Ombros com enchimento assinalam que é capaz de assumir responsabilidades.
Se o seu trabalho permite, use e abuse das calças. Elas escondem e insinuam as pernas e, usadas com paletó e camisa aberta, são modernas e discretas.

É verdade que os jeans são moda de momento e só para usar casualmente?
Nada pode estar mais errado do que isso! Os jeans em múltiplas versões - sobretintos (sujinhos), techno (algodão + poliéster), rasgado, desfiado, raw (cru), clássicos - são uma peça de roupa para todas as tendências, todos os usos senão para quase todas as ocasiões.

O que são peças básicas?
Peças básicas são aquelas que combinam entre si, não saem de moda e podem ser usadas tanto no inverno ou no verão.
Que tipo de tecido devem ter as minhas roupas para me movimentar melhor?
O tecido deve ter elasticidade, para que você possa se movimentar. Dê preferência a crepe ou lã fria misturados a strech. Para ter certeza, olhe a etiqueta da saia, que deve discriminar a composição do pano: 10% a 20% de elastano já são suficientes. Com mais do que isso, o tecido vai enrugar ao menor movimento.

| 0 comments ]




Vestidos curtos e botinhas são apostas em eventos fashion
Os vestidos curtos decididamente fazem parte do repertório fashion pelo mundo afora. Com mangas compridas ou curtas, lisos ou estampados, foram vistos nesta semana em vários eventos fashion e tapetes vermelhos pelo mundo.
E, na maioria das vezes, na companhia de um acessório que há algumas temporadas não passava pela cabeça - nem pelos pés - de muita gente: as ankle boots. Algumas vezes mais abertas e outras bem fechadas são apostas certas para esta e várias estações, com ou sem meia-calça.

| 0 comments ]

Você acaba de encontrar uma grande oportunidade: pode trabalhar em uma empresa e ir à faculdade para graduar-se em sua área de interesse. Porém, logo surge um grande problema: como conciliar o tempo para conseguir realizar todas essas actividades?
Eis aqui alguns conselhos para estudantes trabalhadores que precisam fazer muitas acrobacias, encontrando tempo para lidar com a correria desse alucinado e interessante estilo de vida.
1. Seja organizado: Mantenha seu material escolar organizado e em um só lugar. Anote em sua agenda ou calendário as datas para entrega dos trabalhos e nunca deixe-os para a última hora. Se você cursa diversas disciplinas, considere a possibilidade de separar seu tempo conforme as exigências de cada uma;
2.Crie um calendário flexível: Algumas partes de seu calendário não poderão ser movidas, como horários de aulas e de trabalho, isso é óbvio. Mas tente criar uma rotina em que você se adapte de forma que também possa ajustar caso apareçam outras coisas importantes. Como um estudante que trabalha, prepare-se para encarar novas tarefas, imprevistos e crises de trabalhos repentinos, os quais terá que fazer imediatamente;
3.Informe seus chefes, amigos e familiares sobre seu calendário: Tenha certeza de que as pessoas que convivem com você saibam quando e onde você estará, faça um calendário geral e mande por e-mail para todos, ou use um calendário on-line que possa ser compartilhado. Tenha em mente que nem todos em seu trabalho entenderão que você é um estudante e nem todos em sua faculdade entenderão que você trabalha, então, ao menos deixe todos informados;
4.Controle o stress: O stress é um factor inevitável na vida de um estudante trabalhador, você terá que tentar “prevenir” o stress, mas acima de tudo, aprender a superá-lo. Para isso:
Tenha seu tempo para descanso: Esse tempo também deve estar no seu calendário. Não caia naqueles pensamentos do tipo “Eu não preciso dormir hoje, posso adiantar isso aqui”. Isso vai acabar com você;
Mantenha-se activo: Faça alongamento, nade, corra, pratique algum desporto. Manter um estilo de vida saudável ajuda a aliviar o stress e você ainda verá que quanto mais exercício fizer, mais fácil será lidar com os estudos e o trabalho;
Viva: Não esqueça de aproveitar sua vida. Não fique angustiado por causa da intensidade de sua vida académica e profissional. Guarde um tempo para desfrutar do mundo ao seu redor e apreciar suas relações sociais. Vá ao cinema, leia livros de assuntos diferentes, assista televisão. Nunca se esqueça de inserir em seu calendário essas coisas que fazem você se sentir vivo e o enriquecem como pessoa;
5.Seja realista: Talvez realmente não haja tempo para tudo, por isso você deve identificar suas prioridades e não ficar se culpando caso não consiga terminar todas as tarefas para um determinado dia. Seja positivo e tenha em mente que você é um privilegiado por estar trabalhando e estudando: muita gente no mundo não tem nenhuma de suas oportunidades;
6.Lembre-se o porquê de estar fazendo isso: Ao estudar e trabalhar ao mesmo tempo, você está enfrentando um desafio que a maioria das pessoas não se atreveria a enfrentar. Mas você também não enfrentaria se não tivesse boas razões para fazer isso. Não importa se seu desejo é uma grande carreira, uma família feliz ou simplesmente aprender. Quando pensar que “isto já é demais”, lembre de seus objectivos
Conselhos úteis
Mantenha o trabalho e a escola separados: Não se preocupe com o trabalho durante as aulas e vice-versa, concentre-se no que está fazendo no momento;
Procure ferramentas on-line que possam lhe ajudar na organização do seu tempo: eu recomendamos o Backpackit e o Google Calendar;
Pense mais e trabalhe menos;
Mantenha seus contactos: Como todas essas tarefas sua actividade social tende a decair. Tente manter contacto com seus amigos e pessoas conhecidas, ao menos por e-mail.
Cuidado
Mantenha-se atento aos sinais que indiquem algum problema para a entrega de seus trabalhos e faça os ajustes necessários em seu calendário;
Estudar e trabalhar ao mesmo tempo não é uma tarefa para todos. Não permita que seus estudos atrapalhem seu trabalho, a não ser que viver desempregado não seja um problema para você;
Nunca pare! Um semestre de férias parecerá uma boa ideia em algum momento, mas acredite, você pode nunca mais voltar. Por mais que esteja cansado, faça pelo menos uma disciplina que lhe seja interessante e participativa.

| 0 comments ]




A relação das crianças com o dinheiro é algo que preocupa os pais. Habitualmente questionam-se sobre a forma como poderão transmitir-lhes os valores familiares.
O orçamento familiar, o preço dos bens essenciais, o valor da mochila, o valor de um par de sapatos... Há quem faça participar os seus filhos nestas questões, enquanto que outros, pelo contrário, os preservam e mantêm afastados de todos os assuntos relacionados com o dinheiro. No entanto, numa sociedade onde o consumo é um elemento de destaque, o valor do dinheiro deve ser precocemente compreendido pelas crianças.
Eu quero uma playstation...
Eu quero uma mochila nova...
Uma característica das crianças é a necessidade imediata com que precisam de satisfazer as suas necessidades. E os caprichos são uma clara manifestação dessa impossibilidade de esperar. O seu psiquismo infantil rege-se principalmente pelo princípio do prazer, através do qual - como o seu nome indica - a criança quer evitar a frustração, procurando a satisfação de uma forma imediata. A esta premissa obrigatoriamente começará a opor-se outra, conhecida como o princípio da realidade, que permitirá à criança suportar a espera, adaptando-se às condições impostas por cada situação, pelos outros e pelo social. Para o conseguir, é necessária a ajuda dos pais, dado que se não encontrarem um equilíbrio entre os seus pedidos e a satisfação dos mesmos, as crianças irão sentir pouco essa imposição de limites, o que lhes provocará inevitavelmente uma dificuldade em lidar com a frustração e com o “não”.
O imprescindível e o dispensável
O ideal é que, pouco a pouco, a criança vá entendendo que entre ela e as coisas que tanto deseja, existe um passo intermédio, que é preenchido pelo dinheiro. Só nessa altura começará a compreender o valor do dinheiro como moeda de troca. Quando uma criança pede alguma coisa e os pais não podem corresponder a esse desejo, muitos pais sentem-se angustiados e em falta com a criança. Poder distinguir que há milhões de coisas que não são importantes nem necessárias e conversar sobre estes temas com as crianças, permitir-lhes-á ir distinguindo o imprescindível daquilo que é dispensável. É importante que as crianças possam conhecer as razões que apoiam essas escolhas e entendam que os pais têm de trabalhar duramente para receberem o dinheiro que permitirá manter todas as necessidades familiares e alguns dos seus caprichos.
O dinheiro como retribuição
É tarefa dos pais transmitir-lhes desde pequenos que o dinheiro se obtém em troca do esforço laboral. As crianças não compreendem facilmente a relação do dinheiro com o trabalho. No entanto, é necessário ter em atenção que somente por volta dos 8 anos de idade é que estas associações começam a ter algum sentido para as crianças. Nesta idade as crianças já começam a ter um ponto de vista menos egocêntrico do mundo à sua volta e podem estabelecer conexões entre as causas e as suas consequências.

A semanada
Muito embora só a partir dos 10 ou 12 anos as crianças comecem a manejar melhor a possibilidade de administrar o dinheiro, hoje em dia, muitos pais já dão uma semanada aos filhos muito mais cedo, dada a necessidade que a criança tem de adquirir diariamente alguns bens nos estabelecimentos de ensino. É importante acompanhá-las nas primeiras decisões, conversando com elas sobre o destino que irão dar a esse dinheiro. Se a quantia destinada para durar uma semana contempla uma verba diária, pode acontecer que em determinada ocasião, a criança se sinta tentada a gastar tudo no primeiro dia. Então, será essencial que os pais verifiquem as causas, e perante elas, decidirem se lhe devem dar mais dinheiro durante essa semana. Se a criança decidiu gastar tudo de uma vez, tendo consciência disso, é uma opção que se deverá respeitar, embora devam aconselhar a criança a organizar melhor o seu dinheiro. A ideia é acompanhá-la neste processo de aprendizagem, permitindo-lhe enganar-se mas ensinando-lhe as consequências. Talvez na próxima semana já seja um pouco mais precavida…
Se é uma criança excessivamente poupada, e antes prefere guardar a sua mesada do que gastar o dinheiro, podemos propor-lhe algum sistema de poupança em particular, ou então ensiná-la a fazer uso dele e a desfrutar também de gastá-lo nas suas necessidades.
Grãozinho a grãozinho
Um mealheiro permite fomentar nas crianças a ideia da poupança, e pode ser uma boa oportunidade para aprender a suportar a ansiedade de gastar dinheiro e aprender a reservar pelo menos uma parte para atingir um objectivo. O dinheiro que recebe como prenda de anos ou de Natal, o excedente da semanada e as ofertas dos avós podem contribuir para que a criança possa iniciar o seu pequeno aforro. Cada vez que a criança insere um valor no seu mealheiro, os pais devem aproveitar a oportunidade para lhe explicar que aquele valor serviria, por exemplo, para comprar dois gelados ou para comprar um jogo para a sua consola. Desta forma, a criança começa a ter consciência do valor das quantias em causa.
Aprender a contar
Para compreender o valor do dinheiro é imprescindível que as crianças saibam contar. Isto permitir-lhes-á saber se uma coisa custa mais do que outra, se têm de esperar pelo troco ou se o dinheiro que deram chega para pagar o que querem comprar. Todo este processo leva tempo, porque a noção dos números incorpora-se lentamente. Em suma, embora seja uma tarefa complexa. O importante é ensinar as crianças a manipular o dinheiro responsavelmente, serem generosas sem esbanjarem, serem organizadas sem se tornarem avarentas, serem honestas, tornarem-se consumidoras comedidas e atribuírem ao dinheiro um lugar mais dentro das necessidades pessoais e não o lugar mais importante.

| 0 comments ]




Jogadores brasileiros satisfeitos com a troca de Carlos Dunga por Mano Menezes: elogiam relação pessoal e estratégia desportiva. Resultados confirmam entusiasmo generalizado...
Entusiasmo é palavra de ordem no Brasil devido ao trabalho do novo seleccionador, Mano Menezes. Duas vitórias em igual número de jogos particulares e jogadores empolgados recomendam para já o sucessor do rapidamente esquecido Carlos Dunga.
«O trabalho é novo mas tem sido muito especial e empolga cada vez mais. O jeito como Mano Menezes nos trata é muito diferente», elogiou Alexandre Pato.
Em termos desportivos, a prestação da selecção também é realçada pelo companheiro do avançado no ataque do Milan, o capitão Robinho: «Evoluímos a cada convocatória. A equipa aproxima-se cada vez mais da cara do Mano Menezes - joga para a frente sem ficar vulnerável na marcação.»
Desde a contratação do técnico, o Brasil nunca perdeu. Frente aos Estados Unidos, ganhou por 2-0; no jogo-treino de anteontem, contra o Barcelona B, dominou por 3-0. Este último desafio encerrou o estágio da selecção na cidade espanhola com o mesmo nome, no qual só pôde contar com compatriotas a actuar na Europa.

| 0 comments ]




O presidente da FIFA, Joseph Blatter, mostra-se satisfeito com o nível de jogo exibido pelas selecções presentes no Mundial da África do Sul e não tem dúvidas em afirmar que «o sucesso da Espanha foi merecido».
«Há vários Mundiais que se esperava o aparecimento de um novo campeão. Existia um elemento de esperança que esse campeão fosse oriundo de um continente que ainda não tivesse produzido vencedores. A Coreia do Sul quase o conseguiu para a Ásia, em 2002, ao passo que desta vez, o Gana esteve a centímetros de chegar à meia-final. Dito isto, o sucesso da Espanha foi merecido», afirmou Blatter, em entrevista ao site da FIFA. «Na minha opinião, em conjunto com a Argentina, eles [Espanha] foram aqueles que produziram melhor qualidade de jogo. Além disso, são ambas equipas jovens, tal como a Alemanha, que acabou em terceiro lugar, e o Gana. É um bom sinal», disse.
Reconhecendo que «na fase de grupos» houve «algumas equipas que jogaram para não perder», o dirigente suíço admitiu a necessidade de «encontrar soluções para que o jogo seja mais aberto neste tipo de torneios». Daí que na agenda de Blatter esteja a discussão sobre «o conceito do tempo-extra» e a hipótese de no final dos 90 minutos se proceder imediatamente à marcação de grandes penalidades. A «reintrodução do golo de ouro» é outra das hipóteses admitidas pelo máximo responsável da FIFA.

| 0 comments ]




A TIMBILA, obra-prima e património cultural da humanidade, está em risco de desaparecer porque o mwenje, árvore que fornece madeira para produzir a timbila, está em extinção. A situação é tal forma grave que nos arriscamos a dizer que nos próximos anos poderemos não ter mais os instrumentos porque a árvore que produz timbila está a desaparecer a um ritmo vertiginoso.
Se há cinco anos ainda era possível encontrar uma e outra árvore de mwenje no circuito entre Mavila e Quissico, hoje, em quase toda a extensão do distrito de Zavala não se encontra uma árvore sequer. Isso é preocupante!
Actualmente, esta árvore somente se encontra nas matas dos distritos de Massinga, Vilanculos e Morrumbene. Mas em quantidades extremamente reduzidas.
E agora, mais não falta aos marimbeiros senão chorar, pois não vislumbram soluções à sua altura. Ademais, muitos dos timbileiros não têm dinheiro que lhes permita viajarem para zonas distantes em busca desta madeira.
Se no passado podíamos somente nos preocuparmos em dar a conhecer aos moçambicanos e ao mundo, hoje isso não é suficiente. Já não basta nos vangloriarmos pelo facto de termos conseguido elevar a timbila à categoria de Património Cultural da Humanidade, e, por isso, descansarmos sob a batuta do m’saho. A protecção e preservação são importantes. Mas também falar de proteger a timbila passa necessariamente pela protecção do mwenje.
E uma das estratégias a adoptar seria, a nível da província de Inhambane e noutras partes do país, tornar as matas onde ocorre o mwenje reservas do Estado, e, portanto, zonas protegidas.
E na última edição do m’saho, que teve lugar de 27 a 29 do mês em curso, em Quissico, Zavala, esta questão voltou a dominar vários fóruns de conversa, com os timbileiros a questionarem-se sobre o futuro do mwenje.

| 0 comments ]



Por:Constâncio Nguja

"Vejo África como uma parte fundamental do nosso mundo interconectado, como parceiros com a América em nome do futuro que queremos para as nossas crianças. Essa parceria deve ser aterrada na responsabilidade mútua e respeito mútuo. "

Presidente Obama, Accra, Ghana, Julho de 2009

Este artigo pretende dar a dar a reflectir sobre as oportunidades que a Africa tem estado a perder no sistema internacional por não estar organizada internamente.

Neste ano, dezassete países da África subsahariana comemoram cinquenta anos de independência. Em homenagem a este importante momento histórico, o presidente Obama organizou um fórum para 115 jovens líderes Africanos em Washington, DC, de 3 a 5 de Agosto corrente. Os 115 jovens líderes representavam a sociedade civil e o sector privado de mais de 40 países na África sub-sahariana.
Questão para reflexão: quando e como os nossos jovens “representantes” pensam em partilhar a sua experiência com o país? Podem transmitir a experiência através de artigos, palestras, etc.

A Administração de Obama enfatiza que "a responsabilidade mútua deve ser a base para a parceria entre Africa e América, tendo identificado quatro áreas críticas para o futuro da África: fortalecimento e sustentabilidade da democracia, oportunidades e desenvolvimento, fortalecimento da saúde pública, e a resolução pacífica de conflitos.
Questão: Até que ponto nós Africanos estamos interessados numa democracia forte e sustentável? Até que ponto estamos dispostos a partilhar oportunidades sem olhar para as cores políticas, étnicas, etc?
Até que ponto estamos dispostos em resolver pacificamente os nossos conflitos? Vide a Guiné Bissau e tirai as vossas conclusões.
No plano da Saúde Pública, em Maio de 2009, o Presidente Obama anunciou o Global Health Initiative (GHI), iniciativa de seis anos, orçada em 63.000 milhões de dólares que tem por base o progresso e o sucesso do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio de do SIDA (vulgo PEPFAR). Esta iniciativa inclui investimentos para a capacitação dos sistemas de saúde em África.
Sobre as crises, os EUA afirmam o seu empenho numa estratégia de resolução dos conflitos do Sudão, Somália, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau, entre outras.
Questão: Até que ponto os actores internos nesses países se têm engajado?
Quanto ao reforço do sector privado, os EUA afirmam o seu engajamento no impulsionamento ao comércio com o continente negro através do African Growth Opportunity Act (vulgo AGOA).
Questão para reflexão: até que ponto Moçambique tem se beneficiado do AGOA?
A Administração Obama refere-se ao engajamento do alto nível através dos seus contactos físicos (visitas) com alguns líderes Africanos.
Tal foi com o Ghana em 2009, envolvendo o próprio presidente Obama. Outros encontros envolveram a Secretária de Estado, Hillary Clinton na sua visita a África do Sul, Angola, Cabo Verde, Nigeria, Quénia, e República Democrática do Congo.
A Administração Obama apresenta inúmeras acções visando elucidar a sua iniciativa de engajamento com o continente Africano.
Quais são as iniciativas que o continente Africano desenhou para explorar o relacionamento com os EUA, e a Administração Obama em particular?
Não nos vangloriamos tanto de ter um “filho com sangue africano” na Casa Branca, há um ano? Como temos tentado tirar o proveito disso?
Quando Chika Oneyani (2000) faz comparação entre a raça negra e um povo similar, ele busca os judeus. Ele diz que temos em comum a história de rejeição. Entretanto, divergimo-nos na solução... Os judeus sofreram a diáspora e o holocausto, mas após a II Guerra Mundial juraram usar a sua inteligência para nunca mais voltar a sofrer. Hoje esse povo controla a informação, a opinião pública, a política externa dos EUA, a riqueza global, o conhecimento, etc.
Sabiam até que a Chelsea Clinton, filha do Bill e Hillary Clinton casou com um judeu? Para dizer que até o futuro é controlado pelos judeus.
Nos EUA, há instituições específicas para tratar do lobby judeu. A mais influente é o AIPAC. Podem conferir em www.aipac.org
Esta instituição faz lobby com qualquer candidato à presidência dos EUA antes de assumir o poder. Ela assegura-se que os interesses dos judeus estarão protegidos e em seguida financiam as campanhas, tanto do lado dos Republicanos como dos Democratas.
Não é só nos EUA... na Europa também existe o poder judeu. Sabiam que o Presidente Nicolas Sarkozy da França tem raízes judias?
Questão: Quando é que os Africanos farão o seu lobby internacional? Quando é que ultrapassaremos as nossas diferenças e veremos que temos problemas comuns que têm que ser resolvidos comumente? Não é sempre que se tem um filho Africano no centro de poder... Pensemos nisso! Analisando a trajectória do Congresso, Senado e outras instituições de poder americanos, não há nenhum nome Africano sonante para os próximos dez anos, tanto do lado dos Democratas como dos Republicanos.

| 0 comments ]




Nova York, 8 set (EFE).- Os atores americanos Johnny Depp, Ben Stiller e Tom Hanks são os mais bem pagos de Hollywood, segundo o site da revista "Forbes".
Depp, protagonista da saga "Piratas do Caribe", lidera a lista multimilionária com valor anual de U$ 75 milhões.
"Depp esta no topo da nossa lista este ano graças ao seu papel de 'Chapeleiro Maluco' na versão em 3-D de 'Alice no País das Maravilhas' de Tim Burton", declararam os responsáveis do ranking. O filme da Disney chegou a arrecadar bilhões de dólares na bilheteira mundial.
Stiller ocupa o segundo posto, com renda de U$ 53 milhões, facturados em grande parte com o novo longa da saga "Entrando Numa Fria" e com a produção de filmes como "Megamente", dos estúdios DreamWorks.
Ao embolsar 45 milhões de dólares pela adaptação para o cinema da obra de Dan Brown "Anjos e Demônios", Hanks fecha os três primeiros postos de uma lista na qual seguem Adam Sandler (US$ 40 milhões), Leonardo DiCaprio (US$ 28 milhões) e o jovem Daniel Radcliffe (US$ 25 milhões), conhecido por seu papel de Harry Potter.
Rostos tão conhecidos pelo grande público como o controvertido Robert Downey Jr. e Tom Cruise (ambos com US$ 22 milhões), assim como Brad Pitt (US$ 20 milhões) e George Clooney, com renda de US$ 19 milhões, também entraram na relação.
Para elaborar este ranking, os responsáveis pela Forbes conversaram com agentes, produtores e advogados especializados no mundo de Hollywood para calcular a renda que os atores facturaram graças à participação em filmes e com contractos publicitários em Junho de 2009 e 2010.

| 0 comments ]




Automóvel Aston Martin DB5 pode ser arrematado por, aproximadamente, 4 milhões de euros
O automóvel Aston Martin DB5, que foi conduzido pelo agente James Bond em dois filmes, vai a leilão neste mês de Setembro. O site da agência Reuters informa que a RM Auctions, que vai vender o carro juntamente com a Sotheby`s, prevê que o veículo seja arrematado por 5 milhões de dólares (aproximadamente, 4 milhões de euros).
Este modelo desportivo e prateado da Aston Martin é equipado com as engenhocas que tanto deliciam os fãs da saga «007»: as metralhadoras e as placas que são trocadas automaticamente são apenas alguns exemplos.
O DB5 foi utilizado por Sean Connery nas aventuras «007 - Operação Goldfinger» (1964) e «007 - Operação Relâmpago» (1965).
O leilão terá lugar no evento Automobiles of London, na cidade de Battersea (a sul de Londres), no dia 27 de Outubro.

| 0 comments ]




A socialite Paris Hilton está proibida de entrar nos dois resorts Wynn em Las Vegas e seu namorado Cy Waits foi demitido, após a prisão.
Jennifer Dunne, porta-voz do Wynn Resorts Ltda, disse à agência Associated Press que Hilton foi banida dos resorts Wynn Las Vegas e Encore. Em um comunicado, a porta-voz anunciou também que Cy Waits foi “afastado” de seu trabalho nos clubes Tryst, no Wynn, e XS The Nightclub, no Encore.
O advogado e um representante de Paris Hilton não retornaram às ligações da agência Associated Press.
Horas antes de o hotel enviar o comunicado, Paris Hilton disse em seu Twitter que os rumores não eram verdadeiros.
“Esses rumores circulando são tão ridículos, falsos e cruéis. Nem vou prestar atenção a eles, pois eu sei a verdade”, escreveu ela no microblog.
A actriz e socialite foi presa na madrugada de sábado (28) ao lado do namorado Cy Waits em Las Vegas após a polícia parar o carro dirigido pelo rapaz. Segundo a polícia, o veículo cheirava a marijuana, e um cigarro da substância foi encontrado no carro. A polícia também encontrou cocaína na bolsa de Paris Hilton, mas foi liberada em seguida. A audiência de Hilton está marcada para o dia 27 de Outubro.

| 0 comments ]




LOS ANGELES (Reuters) - Um ex-guarda-costas de Britney Spears entrou com uma acção de assédio sexual, acusando a pop star de repetidamente desfilar nua e ter relações sexuais na sua frente.
Fernando Flores também acusou Britney, de 28 anos, de causá-lo stresse emocional por ter discussões violentas com o namorado na frente de seus dois filhos, zangando e exigindo que ele buscasse bebidas.
O advogado da cantora não quis comentar a acção judicial apresentada na Suprema Corte de Los Angeles. Segundo o processo, Flores começou a trabalhar para Britney em Fevereiro de 2010. Ele alega que a cantora de "Circus" fez repetidas insinuações sexuais, o chamou para seu quarto para expor seu corpo nu e "se envolveu em numerosos actos sexuais" na frente dele.
O site de celebridades TMZ.com informou que, em um dos supostos incidentes, Brithney estava com um vestido de renda branca quando intencionalmente deixou cair um objecto no chão perto de Flores e se curvou para pegá-lo.
Flores também acusa a empresa de segurança por ignorar ou zombar de suas reclamações sobre as supostas atitudes da cantora. Ele pede uma indemnização não especificada por assédio sexual e desconforto emocional.

| 0 comments ]



O Seu Objectivo Principal

Antes de começar, veja na Internet:
http://www.ted.com/talks/sugata_mitra_the_child_driven_education.html?utm_source=newsletter_weekly_2010-09-07

No artigo anterior, desenvolvemos na ótica dos trabalhos de Michael Gerber e da E-Myth Academy, o Ponto de Vista E-Myth e os seus 5 Princípios.

Mostramos que para o sucesso do empresário na construção da sua empresa, é necesário, para ter uma visão estratégica da sua vida, da sua empresa, e da relação entre ambas, dar atenção a cinco principios essenciais:

1. O principio da sua vida;
2. O principio da liderança;
3. O principio de trabalhar a empresa, em vez de trabalhar para a empresa;
4. O princípio da sistemização;
5. O principio do desenvolvimento da empresa.

Já pensou como estes cinco princípios podem ser desenvolvidos em Moçambique, pelos seus empresários e gestores, na administração pública ou privada, ou ainda em organizações sem fins lucrativos?

Neste artigo, vamos passar a tratar do seu objectivo principal, enquanto empresário que é, ou pode vir a ser.

Desenvolveremos primeiro três ideias sobre o seu objectivo principal:

• É a essência da sua razão de existir.
• É uma pequena declaração resumindo o que existe dentro de si como fonte da sua vitalidade, do seu compromisso, da sua paixão pelo que está construindo na sua organização.
• Dá-lhe a capacidade de viver a sua vida intencionalmente, e não ao acaso, fazendo escolhas conscientes e consistentes com o que é mais importante para si.

A sua razão de existir

Para seu eventual espanto, diremos que o objectivo pessoal tem a ver com a sua vida, e não com o seu negócio, nem com a sua empresa. Se é um empresário, o seu negócio é apenas um dos aspectos importantes da sua vida.

O seu objectivo principal é a essência do seu projecto de vida. É uma pequena declaração que reume tudo o que dentro de si é vitalidade, emoção, paixão, amor, carinho, entusiasmo, motivação para fazer algo de importante para si na sua vida.

O seu objectivo pessoal não tem a ver com coisas materiais: não tem a ver com a empresa, nem o automóvel, nem a roupa de luxo... tem a ver com a SUA vida.

O seu Objectivo Principal é a fonte da sua vitalidade, do seu empenhamento, da visão que precisa para tirar o máximo partido da sua vida e para, entretanto, ir criando um negócio notável, interessante, rentável. É isso que o motiva para atingir os níveis mais altos de energia e que o mantém no longo trajecto.

O Escondido Objectivo Principal

A grande maioria das pessoas não tem presente o seu Objectivo Principal. Ele está lá, algures dentro de nós, escondido ou esquecido, mas a maioria de nós ainda não o descobriu. O seu objectivo principal está escondido?

Isso é assim tão importante? Bem, de facto, é. Aperceber-se do seu Objectivo Principal permite-lhe viver com uma intenção, em vez de viver por acidente, ao sabor do acaso.

Esta é a única razão para se dar ao trabalho de descobrir o seu Objectivo Principal. Caso contrário, pode simplesmente viver à deriva; corra esse risco e prepare-se para viver com as alegrias ou triztezas que lhe surgirem no caminho.

A maior parte das pessoas não sabe muito bem quais são os seus valores fundamentais e muitas têm ideias erradas sobre esses seus valores.

Todos conhecemos pessoas que lutaram para atingir um determinado nível elevado apenas para descobrirem, depois de o atingirem, que o seu sucesso é oco e de alguma forma insatisfatório.

Também todos conhecemos pessoas com vidas bem sucedidas (no sentido convencional ou não), que se sentem profundamente satisfeitas. A diferença é que, no primeiro caso, o "sucesso" não está em consonância com o Objectivo Principal. No segundo caso, o Objectivo Principal foi atendido.

Quem é que conhece que tenha atingido o seu Objectivo Principal?

Parece estranho que haja tanta gente que não saiba lá muito bem qual é o seu Objectivo Principal porque todos nós temos um barómetro interior que nos diz (se dermos atenção) quando lhe tocamos, e se lhe tocamos negativa ou positivamente. Qual é esse barómetro? As nossas emoções.

Como é que encontra o seu Objectivo Principal?

O processo que o levará a compreender claramente o seu Objectivo Principal, é absolutamente pessoal. Onde é que o vai encontrar? Na Televisão? A ver um jogo de futebol? A namorar? Na Visão Jovem Moçambicana?
É Tudo Sobre Si

O Seu Objectivo Principal é único para si. É aquilo que você realmente quer para si. Não tem nada a ver com obrigações para com os outros nem com o que os outros esperam de si.

Pense apenas em si e como quer que a sua vida seja. Isto é difícil para muitos de nós. Estamos habituados a pôr os outros em primeiro lugar ou a assumir responsabilidades por eles. Por agora, deixe cair todas essas responsabilidades e "deveres". Preocupe-se primeiro apenas consigo e pense nos seus próprios interesses. Pense nos seus sonhos e fantasias. Procure chegar ao que você quer.

Sinta-se à vontade para deixar que os seus sonhos se elevem sem barreiras, sem problemas de consciência e sem preocupações com as expectativas dos outros.

Procure a chama da sua Paixão

Procure dentro de si, bem fundo e honestamente, descubra o que realmente quer da vida, exprima essa ideia numa declaração breve e utilize-a como um farol interior sempre que estiver a planear e a gerir o seu negócio.

Procure intimamente o seu fogo sagrado, a fonte da sua adrenalina, a chama da sua paixão.

O Processo para descobrir o seu Objectivo Principal

O Objectivo Principal é uma questão de descoberta e não uma invenção. Você não vai criar o seu Objectivo Principal. Ele já existe dentro de si. O Processo do Objectivo Principal é uma forma de descobrir o que já existe. É um método que utilizamos com empresários e gestores, para ajudar cada um, individualmente, a chegar ao seu Objectivo Principal.

Comece o Processo do Objectivo Principal, listando aquilo que quer e que não quer na sua vida. Depois, recorra ao raciocínio e aos sentimentos para reduzir a lista ao que realmente quer e ao que realmente não quer. A seguir, identifique o que está no meio do caminhodo seu Objectivo Principal.

Finalmente, escreva o uma declaração breve da essência do seu Objectivo Principal. 5 linhas. Uma página. O resto já é demais, “conversa da treta”. Corte. Resuma. Sintetize. Melhore.

O processo dá algum trabalho, exige algum esforço, pode, por vezes, ser esgotante, mas quase sempre traz benefícios, e é uma das coisas mais valiosas que alguma vez poderá fazer por si.


Os 5 Passos para o Objectivo Principal

Este processo tem cinco passos:

1. O que você não quer
2. O que você quer
3. Estabeleça prioridades e derrube barreiras
4. O seu elogio fúnebre
5. O Objectivo Principal

O que você não quer

Faça uma lista daquilo que não quer na sua vida. Liste aquelas coisas que no seu dia-a-dia. Sobretudo no emprego, mas também em casa e com os seus amigos, coisas que o aborrecem e contrariam.

Não pense muito sobre cada item. Quando terminar, leia a sua lista. Agora, pense cuidadosamente sobre cada item. Esteja atento às sensações que cada um lhe desperta. Marque os items que lhe provocaram as emoções negativas mais fortes, as questões que menos quer que façam parte da sua vida. Seleccione alguns items; concentre-se nos mais importantes.

O que você quer

Faça outra grande lista daquilo que quer na sua sua vida. Evite as questões materiais e dinheiro - têm pouco ou nada a ver com o seu Objectivo Principal. Como antes, leia a lista e marque os items que mais quer que façam parte da sua vida.

A seguir, marque os mais atractivos, os que lhe despertaram as sensações mais positivas. Marque apenas alguns - um, dois ou, no máximo, meia dúzia. Estes devem ser fonte de desafios, de prazer e de paixão para si.

Estabeleça prioridades e destrua barreiras

O processo começa a ser mais aliciante. Copie os items marcados na sua lista do que quer para outra folha. À medida que copia, pense sobre cada um deles e tente organizá-los por ordem de importância.

Seguidamente, pense no que há como obstáculos para cada um deles. O que é que o impede de realizar os seus desejos.

Finalmente, identifique as limitações que se impõe a si próprio. Que barreiras põe no seu próprio caminho, com ideias sobre si próprio que o limitem, e com hábitos contra-produtivos.

Escreva o seu elogio fúnebre

Todos nós tendemos a pensar que somos eternos. Todavia a morte é uma certeza absoluta da nossa existência. Ela apanha-nos muitas vezes totalmente desprevenidos. Irremediavelmente.

Pois bem. Pense naquele longínquo dia da sua morte. Pense que todos os que são mais importantes para si estão reunidos no seu funeral. O que gostaria de lhes dizer? Ou o que gostaria que dissessem de si? Como gostaria de ser lembrado?

Agora vai ter que escrever o seu próprio discurso fúnebre. O que quer que ele refira? Como é que quer ser recordado? Que imagem da sua vida gostaria de deixar a todos aqueles que lhe são mais queridos: familiares, amigos, porventura colegas de trabalho...

Escreva o seu Objectivo Principal

Depois deste trabalho de reflexão íntima sobre si mesmo, vai ficar admirado com algumas das suas descobertas. Talvez nunca tivesse pensado que...

No mínimo de palavras possível, escreva uma declaração da essência do seu Objectivo Principal. Tente escrever apenas uma expressão ou uma frase simples que exprima aquilo que é mais importante para si.

Uma pequena declaração sua

Essa pequena declaração ajuda-o a definir as suas próprias prioridades na sua empresa. A sua liderança começa por aqui. Escreva!

Dá-lhe a capacidade de viver a sua vida com uma intenção

Depois de identificar o seu Objectivo Principal, como é que vai viver o seu dia a dia de modo a trazê-lo para a sua vida? Objectivos pessoais são uma forma eficaz de o fazer. Se a sua vida é como um puzzle e o seu Objectivo Principal é a chave para o grande quadro, então os objectivos pessoais são as peças do puzzle.

Os objectivos pessoais são as coisas específicas que você quer realizar num determinado período de tempo. Ao pensar na sua vida nos próximos seis meses, no próximo ano, nos próximos cinco anos, pode criar a quantidade de objectivos pessoais que quiser para obter da vida o que quer.

O padrão dos seus objectivos pessoais molda o padrão da sua vida. Se escolher os seus objectivos pessoais cuidadosamente, eles irão mantê-lo em harmonia com o seu Objectivo Principal.

Onde se Encaixa a sua Empresa?

O seu negócio é um veículo importante, talvez o veículo mais importante, através do qual pode atingir o seu Objectivo Principal. Se ele vai contribuir para a vida que você quer, o seu negócio tem que estar ao serviço do seu Objectivo Principal.

Isso pode acontecer de duas maneiras. Pode escolher desenvolver o seu negócio de forma a que o deixe livre para se dedicar a outros interesses, ou o negócio pode ser ele mesmo o reflexo da verdadeira essência do que é mais importante para a sua vida.

O Que Realmente Interessa

Se chegou à conclusão que a descoberta do seu Objectivo Principal é uma das coisas mais importantes que poderá obter, então está no caminho certo. Pode parecer-lhe um pouco estranho que para pôr o seu negócio em ordem (ou a sua actividade académica, ou o seu papel como dirigente duma associação), tenha primeiro que olhar para dentro de si próprio, mas a nossa experiência, diz-nos que isso não é nada estranho.

No princípio e no fim da sua empresa, da organização onde trabalha quando tudo for dito e feito, no fim da linha, já todos sabemos, está você.

Eduardo Cruz

P.S. Já viram:
http://www.ted.com/talks/sugata_mitra_the_child_driven_education.html?utm_source=newsletter_weekly_2010-09-07&utm_campaign=newsletter_weekly&utm_medium=email
Que têm a dizer dessa maravilha? Que tal para Moçambique? Quem é que pode ser empresário? Algo a dizer? Qual é o seu Objectivo Principal?

Eduardo Cruz é Director Geral da FORMEDIA Instituto Europeu de Empresários e Gestores, onde desenvolve um trabalho de apoio à criação e desenvolvimento de empresas. Nos últimos anos tem concentrado a sua actividade no mundo de língua portuguesa, no desenvolvimento do espírito empresarial e na formação de professores e gestores de qualidade internacional, através de mestrados e especializações a distância. Esteve novamente em Moçambique em Agosto, como a Visão Jovem Moçambicana noticiou.

edcruz@formedia.pt www.formedia.pt

| 0 comments ]

Benigno Papelo
Presidente da VJM/ VJM President
vjm.presidente@tdm.co.mz


Redes Sociais na internet: Um círculo construtivo e destrutivo

O mundo tem vindo a conhecer inovações e criações tecnológicas de minuto a minuto, e em Moçambique não fica diferente. Vivemos nos últimos anos um cenário onde quase todos exploram as novas tecnologias, de modo particular a internet. A quando do surgimento da internet, muitos eram os que usavam-na apenas para assuntos académicos e científicos, mas de lá para cá, o cenário mudou. No percurso da sua utilização, foram surgindo outras inovações dentro dela, refiro-me ao mig33, badoo, MSN, Facebook e Twiter, sendo as duas últimas da nossa constante utilização, mas qual tem sido o nosso real uso? Porque essas redes vieram sim trazer ênfase as vidas, pois através delas criámos novas amizades, encontramos oportunidades profissionais e fazemos nascer novos sentimentos de pertença e amor.

Refira-se que, no âmbito das amizades criadas nas redes sócias, podemos ter 1.000 e tal amigos, mas a nossa mente só tem capacidade de administrar no máximo 300. “O mal que vem por bem e o bem que vem por mal”. Estas redes sociais tem vindo a influenciar naquilo que tem sido o empenho profissional das pessoas, pois o gráfico decresce de forma significativa, nota-se em empresas, trabalhadores que dedicam parte do seu tempo entretendo-se nestas redes sociais, e quando vamos a fim de tratar assunto do nosso interesse, a recepcionista ou secretária deixa-nos plantados horas a espera porque tinha a sua atenção virada à conversas desenvolvida na rede social em que ela esta inscrita, destruindo paulatinamente a boa imagem da empresa. Outras consequências relacionam-se ao desgaste cerebral que contraímos nas redes, pois sem darmos conta, pernoitamos a conversar.

Poucos são os que entram nessas redes com o objectivo profissional, por uma parte as mesmas servem também para testar a fidelidade dos sentimentos dos nossos parceiros. Acredito que no momento em que nos inscrevemos nelas, a nossa performance e atitude mudam, e mina o nosso relacionamento, passando a criar-nos um sentimento de desconfiança ao deixarmo-nos levar pelos conteúdos e teor das conversas e dos perfis

Não podemos nos manter indiferentes ao mig33, badoo, MSN, Facebook ou Twiter, pois estas redes, de um modo significativo simplificam e contem as nossas despesas de comunicação. Mas o controlo de consumimos é o problema! Não devemos esquecer que temos uma vida real que não deve ser passada para o segundo plano.
Abraço Forte

| 0 comments ]



....., Governadora da Cidade de Maputo

Se nós tivéssemos várias associações de jovens ligadas a estas iniciativas de ajuda mútua, seria muito bom...

Achei muito positivo....


...... , Secretário Geral do ISCTEM

...este tipo de eventos tem uma importância social muito grande. Ele encerra um conjunto de actividades realizados por pessoas que estão comprometidas com a causa social, ajudar o próximo, fazer o bem...

...é uma sensação de satisfação por sentir que há pessoas que reconhecem a colaboração que nós, eventualmente, tenhamos dado, mas por outro lado, com esta homenagem, vocês acabam por nos conferir maior responsabilidade para que possamos continuar na senda do vosso trabalho...


Kátia Vanessa, Apresentadora de TV – homenageada

...(risos) são vários sentimentos: é alegria, satisfação, é muita gratidão... eu acho que ainda sou tão pequeneninha para ter uma homenagem...


...., Presidente da Associação HISHIKAMWE

A sensação é muito positiva saber que a VJM esteve atenta e teve uma participação muito activa...


Artur Pindula, seropositivo “casado de fresco” (com Cristina)

....a realização deste casamento é uma coisa que a gente sonhava muito, só que não havia condições... o espectáculo foi muito excelente, gosto muito da música góspel...


Amélia Mariva, madrinha de um dos casais

...depois do casamento mudou muita coisa... a auto-estima na comunidade, outros eram despresados, mas desde que casaram já são respeitados...




...., Associação Na Rota de Gospel

...é um sentimento especial, difícil de descrever...

| 0 comments ]

Numa reunião extraordinária, para fazer o balanço das actividades realizadas, e definir os próximos passos para os meses que restão do ano 2010, num ar de poucos amigos, e agastado, Papelo, fez entender que a VJM, deve ser os seus membros, e os membros devem ser a VJM, "quem vem a VJM no intuito de se juntar a nós, deve vir por gosto e amor, e não com o objectivo de tirar algum dividendo monetário ou material, porque o único ganho que a VJM dá, é o prestigio e a visão de dar seu contributo no desenvolvimento de Moçambique a nível económico, social e cultural"
Papelo disse que é importante a descentralização e união dentro da VJM, seja qual for que seja o momento, e principalmente quando for a realização de alguma actividade, os membros devem se engajar no processo da mesma, Papelo frisou que a descentralização das funções, responsabilidade e união deve ser uma realidade e actividade na VJM, só assim a VJM continuará a projectar-se com maior afinco e dedicação, porque a VJM é uma associação que existe para servir e não para aparecer.

| 0 comments ]

Viver com saúde é uma necessidade para todas as pessoas. A alimentação é muito importante para atingir essa meta. Temos que saber os tipos de alimentos que proporcionam a nutrição de forma completa e sem excessos. Além de cuidar da quantidade e da qualidade dos alimentos é preciso também aprender a melhor forma de se alimentar.
Conheça as cinco dicas de como ter uma alimentação mais saudável levando em consideração a forma como você se alimenta:
1 - Localização. Coma na mesa da cozinha ou da sala de jantar. Quando comemos em nossas mesas de trabalho, no carro, em frente à TV, ou andando pela casa, não ficamos plenamente consciente do alimento que vai à boca e isso leva a comer mais e com menos qualidade.
2 - Tempo. Se você engolir seus alimentos em questão de segundos, seu corpo não terá tempo para sinalizar ao cérebro que está satisfeito e você acaba comendo demais. Você também pode engolir mais ar quando come depressa, isso pode conduzir a dilemas digestivos como o gás. Retardar também permite que você mastigue bem os alimentos. Beba água durante toda a refeição para ajudar na digestão.
3 - Aproveite a paisagem. Interaja com os outros à mesa, converse. Fale sobre seus planos para o dia no café da manhã ou as melhores partes de seu dia na mesa de jantar. Comer deve ser agradável e relaxante, deve fazer parte da convivência com família e amigos.
4 - Tome pequenas mordidas e pequenas porções. Comer em pratos pequenos leva a comer menos na refeição. Tendo mordidas menores permite-lhe desfrutar menos calorias na alimentação, ainda ajuda a sentir melhor o sabor do alimento.
5 – Faça uma ponte entre as refeições. Coma pequenos lanches entre as refeições de modo que você não esteja faminto quando chegar a hora das principais refeições e evite comer demais e muito rapidamente.

| 0 comments ]


A depressão pós-parto atinge em maior número as mulheres. Agora um estudo diz que os homens também podem sofrer deste mal. A depressão pós-parto transtorna a família causando muitos prejuízos emocionais a todos.
Um a cada dez homens enfrenta a prostração, especialmente no período de três a seis meses após o nascimento do filho. A estatística é de uma revisão de dados da Eastern Virginia Medical School, nos Estados Unidos, envolvendo mais de 28 mil participantes.
A depressão pós-parto nos homens não é causada por variação de hormônios e sim devido à responsabilidade de prover financeiramente a família e enfrentar as mudanças de rotina de sono e da família que ocorrem com a chegada do recém-nascido.
A doença precisa ser levada a sério porque prejudica não só a qualidade de vida do homem como o desenvolvimento da criança, que sente a alteração de comportamento do pai.
Os sintomas da depressão pós-parto nos homens são: irritabilidade, raiva, isolamento da família, abuso de álcool, tristeza, perda de interesse pelas atividades favoritas, falta de motivação, de atenção ou de esperança. Quando esses sintomas persistirem por mais de uma semana, o melhor é consultar um especialista em saúde-mental.

| 0 comments ]


O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, convocou o Conselho de Estado que, entre outros assuntos, teve como agenda a análise das realizações do Plano Quinquenal do Governo.
Antes do encontro, que teve lugar no seu gabinete de Trabalho, em Maputo, foram empossados para aquele órgão o Arcebispo, Dom Alexandre dos Santos, e Graça Machel, aos quais, a semelhança dos outros membros, foram convidados pelo Presidente a envolver-se na construção do país.
Falando a jornalistas durante o intervalo da reunião, Graça Machel, viúva do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, considerou de “muito boa” a sensibilidade do chefe Estado moçambicano ao convocar o encontro que, segundo ela, visa aperfeiçoar a implementação do Plano Quinquenal do governo.
“O Presidente não é obrigado pelo Conselho de Estado e se nos reunimos hoje é por causa da sua boa sensibilidade quanto a questões que preocupam o país”, disse. Instado pelos jornalistas a fazer os seus comentários sobre a reunião, Dom Alexandre dos Santos, afirmou que aquele órgão precisa de manter uma “forte” ligação com o Estado dado aos desafios que enfermam o país.
O Conselho de Estado, órgão que aconselha o Presidente da Republica no exercício das suas funções, integra figuras de renome no mapa político e da sociedade civil de Moçambique, como o antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano e ex-Primeira-Ministra, Luísa Diogo.
O líder da Renamo, o principal partido da oposição no país, Afonso Dhlakama, que é também membro do órgão, não esteve presente nesta reunião que, em princípio, deve terminar ainda hoje. Pronunciando-se acerca da ausência de Dhlakama, António Muchanga, da Renamo, disse que a mesma reflecte os resultados das eleições gerais de Outubro último, nas quais a sua organização as considerou de fraudulentas e injustas.

| 0 comments ]

Madalena Suzete Bumba
Poetisa-Angola


Apetece - me
mergulhar e arder perpetuamente
na doçura combustível
de tua escultura envolvente

sorver e explorar gulosamente
o primoroso sabor de pitanga
de teus lábios inebriantes

apetece - me afagar com ternura
nádegas das parededes e do tecto
teu indecoroso quarto viril
revestido de castidade

apetece - me voar
estar contigo numa ilha deserta
lá aonde estejam apenas a lua e as estrelas acordadas
para testemunhar a odisseia ininterrupta
de uma noite lírica

apetece - me apreciar o fascínio
da brisa suave do vai e vem
das ondas do mar

apetece - me

(Poema de minha autoria, extraído da Antologia Poética "Geografia Mágica da Kianda" lançada em Luanda em 2004, obra Antologia pertencente a BJLA - Brigada Jovem de Literatura de Angola da qual sou membro desde 2002)

| 0 comments ]

Kaizer Perino
Poéta


PASSARINHO

Um lindo e simpático passarinho
Animal que fala andando,
Aquele que voa sobrando
E vive sonhando no seu pequeno e inútil raminho.

Pássaro que refaz o caminho
Andando, caminha em grupo ou sozinho
Carrega palha e espinho
Com as quais alicerça as paredes do seu ninho...

Faz do seu ninho um lugar querido
Um quartel protegido sem astúcia
Um lar sem armas é seu espaço ferido
Um pássaro livre desde a antiga Rússia!

Pássaro o sujeito da vida
Pássaro que cria e destrói a felicidade
Aquele que queima a idade
Pássaro simbolo da liberdade.

| 0 comments ]

Ana Goetsa
Poetisa


Palavra

O que seria de meus lábios sem ti,
meus lábios andariam em áspero
e túmido desespero

o que seria de meus ouvidos sem ti,
meus ouvidos adoeceriam de surdez
vivendo num vácuo de vez

O que seria de meus olhos sem ti,
Meus olhos jamais venceriam a cegueira
E não veriam a chama da fogueira

Sem ti palavra,
meu cérebro estaria com rasura
na escuridão mais escura,
sem ti para clarear suas ideias

Palavra,
Não sei o que seria de mim sem ti,
Só tenho uma certeza ética
De certo, não escreveria agora
Tão simples e impoética,
A minha poesia em palavras.

| 0 comments ]


WASHINGTON - A californiana Cindy Sheehan, de 53 anos, é uma das activistas contra a guerra no Iraque mais conhecidas dos Estados Unidos. Sua militância foi despertada com a morte de seu filho, Casey, em pleno combate em solo iraquiano, em 4 de abril 2004. O sofrimento de mãe gerou seu protesto. Em agosto de 2005, atraiu a atenção da mídia internacional ao acampar numa prolongada vigília diante do sítio do presidente George W. Bush, no Texas, exigindo explicações sobre as razões da invasão no Iraque. ela disse achar a guerra do Iraque persiste e vai piorar. Para Cindy Sheehan, nesse sentido, nada mudou em relação ao governo Bush com a chegada de Barack Obama à Casa Branca.
Qual a sua opinião sobre a ação de retirada de tropas americanas do Iraque na semana que passou?
CINDY SHEEHAN: É só uma redefinição na ocupação. Mesmo que muitos soldados tenham retornado, muitos outros ficaram. Pelo menos 50 mil soldados permaneceram no Iraque e, não importa como é definida a sua actuação - de apoio e treinamento das forças iraquianas - estarão ainda agindo em missões de combate. Trata-se de uma manobra do governo devido às eleições legislativas de novembro se aproximando e ao medo dos democratas de sofrer uma derrota. Mais uma vez, é o império militar americano fazendo um jogo político com as vidas das pessoas - as vidas das pessoas no Iraque, com os nossos soldados, suas famílias. Para mim, é mais uma campanha de relações públicas.
Seria mais propaganda política do que uma efectiva estratégia militar?
CINDY: Acho que é propaganda e, infelizmente, muitas pessoas a estão comprando. Estava vendo a mídia corporativa, e a ideia que se passava era a de que a guerra havia acabado. Para mim, é algo frustrante, trágico. Há uma guerra civil que mata pelo menos 300 iraquianos por semana, e isso só vai se intensificar. Uma das razões pelas quais a violência havia diminuído no Iraque é porque David Petraeus (general americano que comandou a Força Multinacional no Iraque) estava pagando pelo menos U$ 10 por dia a cada membro das mílicias sunitas para não combaterem. Era um tipo de salário para não atacarem as tropas americanas. Mas isso não dura por muito tempo. A violência vai aumentar, não importa se houver 200 mil ou 300 mil soldados lá. Não é um lugar para o qual nós devíamos ter ido, não é um lugar em que deveríamos estar agora.
A presença americana no Iraque ainda será longa?
CINDY: Não podemos ignorar os milhares de mercenários contratados no Iraque. As tropas americanas foram reforçadas com mercenários assassinos. Mesmo se houver zero tropas no Iraque, ainda haverá agentes privados contratados, sob o comando do Departamento de Estado. Eu diria que estamos planejando nunca deixar o Iraque.
Quais foram as consequências da guerra para os EUA?
CINDY: A guerra ajudou no colapso de nossa economia, no aumento do desemprego e na ruína econômica. Bilhões de dólares - quase US$ 1 trilhão - foram desperdiçados. Penso no que todo esse dinheiro gasto nessas guerras poderia ter ajudado se tivesse sido investido no país, na saúde, na educação, na infraestrutura. Mas continuamos com essa ocupação estrangeira no Iraque ou no Afeganistão. Qual o resultado? Mais de um milhão de pessoas morreram no Iraque, outras tantas foram deslocadas. Aqui no nosso país temos milhares de soldados feridos, emocional e mentalmente, com suas vidas familiares destruídas e alto índice de suicídio. Tem sido um preço muito alto a pagar, muitas pessoas sofrendo. Em resumo, exceto para aqueles que estão no topo da pirâmide econômica, tem sido um completo desastre para o país. Não tenho palavras para definir o quanto foi desastroso e prejudicial para o país, e também para o mundo.

Em seu activismo contra a guerra, você acha que nada mudou com o governo Obama?
CINDY: Esse é o meu trabalho em tempo integral. Não desisti porque Barack Obama se tornou presidente dos Estados Unidos. Continuo com meu pequeno grupo a fazer o que já fazia durante o governo de George W. Bush. Tenho minha organização, Peace of the Action, o site Cindy Sheehan's Soap Box, estou fazendo um filme sobre Hugo Chávez e a revolução bolivariana na Venezuela e o movimento popular-socialista na América do Sul. Tento fazer o que posso para manter a consciência desperta e não deixar esses temas encobertos. É muito difícil lutar contra a propaganda da mídia e a mitologia de que o Partido Democrata é diferente do Partido Republicano. Tem sido mesmo bem mais difícil agora, com Obama presidente, do que era na Presidência de Bush.

| 0 comments ]


Parte que cuida da imagem de artistas, e jovens envolvidos em diferentes ramos na área social , entretenimento, e comercial.
Photoshoots, Videoshoots, criação de portfolios!
www.ultimonivelmagnezia.blogspot.com

Magnezia, parar Jamais!


Melhores comprimentos!

| 0 comments ]

Kátia Vanessa Omar Ibraimo
Aprsentadora de TV & Psicóloga Social e Organizacional


O Homem é um ser social, por isso, precisa do outro para viver em sociedade. Nenhum homem é uma ilha. Todo o ser humano tem necessidades e objectivos individuais e imediatistas, porém, muitos deles são comuns, e é neste raciocínio que começa o foco deste artigo, voltado para uma reflexão sobre a importância do associativismo para se alcançar alvos ou objectivos comuns. O associativismo consiste basicamente, na união de duas ou mais pessoas em prol das mesmas metas, de forma organizada. É o que acontece na nossa família, na escola, no grupo de amigos, etc.
O associativismo é uma escola de vida colectiva, de cooperação, de solidariedade, de generosidade, de independência de humanismo e cidadania. Concilia valor colectivo e individual. Pelo que, defender, reforçar, apoiar e promover o desenvolvimento do movimento associativo é defender e reforçar a democracia e a participação dos cidadãos na vida social.
As pessoas que se associam procuram, de forma económica desinteressada, alcançar um objectivo, com uma personalidade jurídica própria, conferida, no nosso caso, pela lei moçambicana.
Hoje em dia torna-se cada vez mais comum ouvir dizer que algumas associações são como que empresas, uma vez que a sua actividade exige uma gestão ao nível empresarial.
Esta é uma das grandes confusões de muitos associativistas, dirigentes ou não. Uma Associação sem fins lucrativos não é uma empresa, senão vejamos:
- Uma empresa tem por objectivo produzir e/ou vender um produto, fazer lucro e distribuí-lo; Uma associação tem como fim prestar um serviço, resolver problemas sociais, desenvolver potencialidades, valorizar os seus associados, reinvestir socialmente eventuais receitas e proveitos realizados em prol de todos os associados e da população;
- Para uma empresa o que conta, em termos de representatividade, é a força económica e o investimento do sócio; na associação cada associado tem um voto.
- Uma empresa é constituída e permanece enquanto desenvolve uma actividade economicamente rentável; uma associação é uma emanação da vontade popular que traz benefícios sociais aos seus associados, vive e renasce permanentemente pela vontade de sucessivas gerações de associados anónimos, cuja força motora é a resposta a problemas locais, à melhoria da qualidade de vida, a participação popular, o exercício profundo da democracia, etc. Podiam alinhar-se outros exemplos, mas o que interessa realçar é que pela sua natureza e fins, associações e empresas são entidades diferentes.
Enquanto forma privilegiada de intervenção da sociedade civil, o Associativismo, segundo o Guia para o Associativismo (2001:5), rege-se por três princípios:
“De Liberdade – A adesão a uma associação é livre, tal como é livre a saída do movimento associativo”.
“De Democracia – O funcionamento de uma associação baseia-se na equidade entre os seus membros, traduzida na expressão «um associado, um voto» ”.
“De Solidariedade – As associações resultam sempre de uma congregação de esforços, em primeiro lugar dos fundadores e depois de todos os associados.
Se por um lado a origem de uma associação acaba por ser comum a todas, ou seja, a congregação de esforços em torno de um interesse comum, por outro, o seu fim, o seu objectivo, já pode ser o mais diversificado, levando a que existam as mais variadas associações (Culturais, Recreativas, Desportivas, Defesa do Ambiente e Património, Desenvolvimento Local, Moradores, Estudantes, Pais, Profissionais...)
Em Moçambique temos vários exemplos de como o associativismo tem auxiliado no desenvolvimento da cidade e dos cidadãos. Não precisamos de ir longe, peguemos esta iniciativa da VJM, de produzir uma Revista, mais uma fonte onde as pessoas se informam e adquirem mais conhecimento, e de outras tantas iniciativas que esta associação tem tido (dou ênfase à grande contribuição que teve na realização do casamento dos 10 casais seropositivos, promovido pela Associação Hixikamwé, também com a ajuda de outras associações e entidades, que mereceram até homenagem); ora bem, isto mostra a força e a importância do associativismo. Para além de um grupo de pessoas se formarem para criarem uma associação, o associativismo ainda congrega várias associações que se juntam em prol de um objectivo comum, o que aconteceu com este gesto solidário de apoio ao casamento colectivo.
Para terminar, deixa-me congratular a todas as pessoas que têm a iniciativa de formar associações e dedicar muito do seu rico tempo, sem fins lucrativos, a um fim e bem comum, social, humanista e solidário. Àquelas pessoas que até tiram do seu bolso para dar aos que mais precisam, sem olhar para a consequência que isso pode acarretar. Às pessoas que, com mãos e coração grandes fazem muito para verem um sorriso florescer no rosto de uma criança ou um idoso carente.
Levando para o cunho pessoal, esta vai especialmente para a VJM e Associação Hixikamwé, pela homenagem honrosa que prestaram à minha pessoa.

| 0 comments ]


ESTUDOS
comece desde já a revisar a matéria que a professora está passando na sala de aula. dê uma atenção especial para aquelas que você tem mais dificuldade. uma hora por dia, já é o suficiente. ainda sobra tempo para brincar bastante.
DEVER DE CASA
para você não se esquecer das atividades do dia seguinte, cheque em casa, dê uma relaxada e logo faça os deveres. dessa forma, você evita o constrangimento na sala de aula.já pensou se a professora vê que só você não fez os deveres?
LEITURA
se você não gosta muito de ler, mas quer criar o hábito, vai aí uma boa dica:uma vez por mês, vá à biblioteca de sua escola e pegue um livro bem maneiro. pode ser de aventura, suspense...quando você perceber já vai ter lido 12 livrinhos no final do ano!olha que legal!

RECREIO
na escola, temos o recreio para descansarmos e brincar.tome cuidado com as brincadeiras e com o corre-corre da criançada.aproveite para beber água e conversar com os amigos. na hora que o sinal tocar, volte para a sala de aula e pense:agora só falta um pouquinho para terminar!

COLEGAS
se no ano passado você arrumou muita encrenca com os colegas, já é hora de mudar. se for um amigo pentelho, aqueles que te tiram do sério, respire fundo, conte até 10 e saia de perto dele!não brigue com ninguém!um ambiente de paz com que você fique melhor na escola!

BATE-PAPO
você já deve ter ficado de bate-papo durante a aula... e a professora bem nervosa, não é? deixe a conversa para fora da sala e preste atenção na aula. pode ser que em um momento de distração você perca parte importante da explicação. e ainda atrapalha o seu colega aprender também!

| 0 comments ]


A forma que você lida hoje com o dinheiro expressa toda a sua vida, e tem raízes profundas na sua formação.
Todos os dias encontramos pessoas dizendo:
-“ Estou passeando no shopping e sempre acabo comprando coisas que não preciso, tais como uma bolsa, um par de sapatos ou um perfume a mais. Pago com cartão de crédito ou cheques pré-datados, e no fim do mês não sei o que fazer para pagar. Sempre gasto muito mais do que eu queria. E pior, muitas vezes, nem uso aquelas coisas.”
Algumas pessoas compram movidas a compensar um estado de ânimo:
“Quando brigo com meu marido (ou meu namorado) sai caro... É irresistível, saio e ao voltar para casa quantas compras inúteis... no fim do mês terei problemas para pagar. Sei que os juros do cartão de crédito são altos, mas fazer o quê?”
Não há nada de errado em comprar o que se quer. Porém, comprar por impulso até sem querer, muitas vezes é resultado do que denominamos - comportamento compulsivo para compra. Esta atitude é puramente emocional. Funciona como uma compensação afectiva. A compra em si dá prazer, mas não substitui a ausência de afecto. A ação de compra é apenas um desvio da energia da raiva, que poderia ser utilizada para outras finalidades construtivas, tais como realizar uma tarefa qualquer, fazer uma caminhada, ou conversar com um amigo.
O que talvez você não saiba é que esta atitude compulsiva de compra tem a ver com sua infância, na forma como você sentia seus pais lidarem com o dinheiro.
Por exemplo, uma criança que via a mãe lidar com a falta de dinheiro, pode, inconscientemente, manter na vida adulta a necessidade de suprir aquela velha carência. Este adulto provavelmente registou a sensação de que o dinheiro serve somente para o necessário e essencial, sobretudo, para o sustento da família. Então, ele pode tentar compensar esta carência através de um comportamento compulsivo para compra.
Uma outra criança diante da mesma situação pode haver desenvolvido um comportamento muito parecido com o da mãe, associando dinheiro a escassez. Neste caso, na fase adulta, mesmo tendo uma boa situação financeira, esta pessoa não se permite usufruir do dinheiro e da abundância para si me sma. Pode não lhe faltar nada, mas é como se vivesse sempre sem dinheiro.
Se você também foi educado ouvindo estes ensinamentos que fizeram parte de uma época econômica anterior, de dificuldades financeiras reais, comece prestando atenção na forma como sua mãe, ou a pessoa que fez o papel de mãe, lidava com o dinheiro quando você era criança. E perceba se o seu comportamento é idêntico ao dela ou se é exatamente ao contrário.