O Seu Objectivo Principal
Antes de começar, veja na Internet:
http://www.ted.com/talks/sugata_mitra_the_child_driven_education.html?utm_source=newsletter_weekly_2010-09-07
No artigo anterior, desenvolvemos na ótica dos trabalhos de Michael Gerber e da E-Myth Academy, o Ponto de Vista E-Myth e os seus 5 Princípios.
Mostramos que para o sucesso do empresário na construção da sua empresa, é necesário, para ter uma visão estratégica da sua vida, da sua empresa, e da relação entre ambas, dar atenção a cinco principios essenciais:
1. O principio da sua vida;
2. O principio da liderança;
3. O principio de trabalhar a empresa, em vez de trabalhar para a empresa;
4. O princípio da sistemização;
5. O principio do desenvolvimento da empresa.
Já pensou como estes cinco princípios podem ser desenvolvidos em Moçambique, pelos seus empresários e gestores, na administração pública ou privada, ou ainda em organizações sem fins lucrativos?
Neste artigo, vamos passar a tratar do seu objectivo principal, enquanto empresário que é, ou pode vir a ser.
Desenvolveremos primeiro três ideias sobre o seu objectivo principal:
• É a essência da sua razão de existir.
• É uma pequena declaração resumindo o que existe dentro de si como fonte da sua vitalidade, do seu compromisso, da sua paixão pelo que está construindo na sua organização.
• Dá-lhe a capacidade de viver a sua vida intencionalmente, e não ao acaso, fazendo escolhas conscientes e consistentes com o que é mais importante para si.
A sua razão de existir
Para seu eventual espanto, diremos que o objectivo pessoal tem a ver com a sua vida, e não com o seu negócio, nem com a sua empresa. Se é um empresário, o seu negócio é apenas um dos aspectos importantes da sua vida.
O seu objectivo principal é a essência do seu projecto de vida. É uma pequena declaração que reume tudo o que dentro de si é vitalidade, emoção, paixão, amor, carinho, entusiasmo, motivação para fazer algo de importante para si na sua vida.
O seu objectivo pessoal não tem a ver com coisas materiais: não tem a ver com a empresa, nem o automóvel, nem a roupa de luxo... tem a ver com a SUA vida.
O seu Objectivo Principal é a fonte da sua vitalidade, do seu empenhamento, da visão que precisa para tirar o máximo partido da sua vida e para, entretanto, ir criando um negócio notável, interessante, rentável. É isso que o motiva para atingir os níveis mais altos de energia e que o mantém no longo trajecto.
O Escondido Objectivo Principal
A grande maioria das pessoas não tem presente o seu Objectivo Principal. Ele está lá, algures dentro de nós, escondido ou esquecido, mas a maioria de nós ainda não o descobriu. O seu objectivo principal está escondido?
Isso é assim tão importante? Bem, de facto, é. Aperceber-se do seu Objectivo Principal permite-lhe viver com uma intenção, em vez de viver por acidente, ao sabor do acaso.
Esta é a única razão para se dar ao trabalho de descobrir o seu Objectivo Principal. Caso contrário, pode simplesmente viver à deriva; corra esse risco e prepare-se para viver com as alegrias ou triztezas que lhe surgirem no caminho.
A maior parte das pessoas não sabe muito bem quais são os seus valores fundamentais e muitas têm ideias erradas sobre esses seus valores.
Todos conhecemos pessoas que lutaram para atingir um determinado nível elevado apenas para descobrirem, depois de o atingirem, que o seu sucesso é oco e de alguma forma insatisfatório.
Também todos conhecemos pessoas com vidas bem sucedidas (no sentido convencional ou não), que se sentem profundamente satisfeitas. A diferença é que, no primeiro caso, o "sucesso" não está em consonância com o Objectivo Principal. No segundo caso, o Objectivo Principal foi atendido.
Quem é que conhece que tenha atingido o seu Objectivo Principal?
Parece estranho que haja tanta gente que não saiba lá muito bem qual é o seu Objectivo Principal porque todos nós temos um barómetro interior que nos diz (se dermos atenção) quando lhe tocamos, e se lhe tocamos negativa ou positivamente. Qual é esse barómetro? As nossas emoções.
Como é que encontra o seu Objectivo Principal?
O processo que o levará a compreender claramente o seu Objectivo Principal, é absolutamente pessoal. Onde é que o vai encontrar? Na Televisão? A ver um jogo de futebol? A namorar? Na Visão Jovem Moçambicana?
É Tudo Sobre Si
O Seu Objectivo Principal é único para si. É aquilo que você realmente quer para si. Não tem nada a ver com obrigações para com os outros nem com o que os outros esperam de si.
Pense apenas em si e como quer que a sua vida seja. Isto é difícil para muitos de nós. Estamos habituados a pôr os outros em primeiro lugar ou a assumir responsabilidades por eles. Por agora, deixe cair todas essas responsabilidades e "deveres". Preocupe-se primeiro apenas consigo e pense nos seus próprios interesses. Pense nos seus sonhos e fantasias. Procure chegar ao que você quer.
Sinta-se à vontade para deixar que os seus sonhos se elevem sem barreiras, sem problemas de consciência e sem preocupações com as expectativas dos outros.
Procure a chama da sua Paixão
Procure dentro de si, bem fundo e honestamente, descubra o que realmente quer da vida, exprima essa ideia numa declaração breve e utilize-a como um farol interior sempre que estiver a planear e a gerir o seu negócio.
Procure intimamente o seu fogo sagrado, a fonte da sua adrenalina, a chama da sua paixão.
O Processo para descobrir o seu Objectivo Principal
O Objectivo Principal é uma questão de descoberta e não uma invenção. Você não vai criar o seu Objectivo Principal. Ele já existe dentro de si. O Processo do Objectivo Principal é uma forma de descobrir o que já existe. É um método que utilizamos com empresários e gestores, para ajudar cada um, individualmente, a chegar ao seu Objectivo Principal.
Comece o Processo do Objectivo Principal, listando aquilo que quer e que não quer na sua vida. Depois, recorra ao raciocínio e aos sentimentos para reduzir a lista ao que realmente quer e ao que realmente não quer. A seguir, identifique o que está no meio do caminhodo seu Objectivo Principal.
Finalmente, escreva o uma declaração breve da essência do seu Objectivo Principal. 5 linhas. Uma página. O resto já é demais, “conversa da treta”. Corte. Resuma. Sintetize. Melhore.
O processo dá algum trabalho, exige algum esforço, pode, por vezes, ser esgotante, mas quase sempre traz benefícios, e é uma das coisas mais valiosas que alguma vez poderá fazer por si.
Os 5 Passos para o Objectivo Principal
Este processo tem cinco passos:
1. O que você não quer
2. O que você quer
3. Estabeleça prioridades e derrube barreiras
4. O seu elogio fúnebre
5. O Objectivo Principal
O que você não quer
Faça uma lista daquilo que não quer na sua vida. Liste aquelas coisas que no seu dia-a-dia. Sobretudo no emprego, mas também em casa e com os seus amigos, coisas que o aborrecem e contrariam.
Não pense muito sobre cada item. Quando terminar, leia a sua lista. Agora, pense cuidadosamente sobre cada item. Esteja atento às sensações que cada um lhe desperta. Marque os items que lhe provocaram as emoções negativas mais fortes, as questões que menos quer que façam parte da sua vida. Seleccione alguns items; concentre-se nos mais importantes.
O que você quer
Faça outra grande lista daquilo que quer na sua sua vida. Evite as questões materiais e dinheiro - têm pouco ou nada a ver com o seu Objectivo Principal. Como antes, leia a lista e marque os items que mais quer que façam parte da sua vida.
A seguir, marque os mais atractivos, os que lhe despertaram as sensações mais positivas. Marque apenas alguns - um, dois ou, no máximo, meia dúzia. Estes devem ser fonte de desafios, de prazer e de paixão para si.
Estabeleça prioridades e destrua barreiras
O processo começa a ser mais aliciante. Copie os items marcados na sua lista do que quer para outra folha. À medida que copia, pense sobre cada um deles e tente organizá-los por ordem de importância.
Seguidamente, pense no que há como obstáculos para cada um deles. O que é que o impede de realizar os seus desejos.
Finalmente, identifique as limitações que se impõe a si próprio. Que barreiras põe no seu próprio caminho, com ideias sobre si próprio que o limitem, e com hábitos contra-produtivos.
Escreva o seu elogio fúnebre
Todos nós tendemos a pensar que somos eternos. Todavia a morte é uma certeza absoluta da nossa existência. Ela apanha-nos muitas vezes totalmente desprevenidos. Irremediavelmente.
Pois bem. Pense naquele longínquo dia da sua morte. Pense que todos os que são mais importantes para si estão reunidos no seu funeral. O que gostaria de lhes dizer? Ou o que gostaria que dissessem de si? Como gostaria de ser lembrado?
Agora vai ter que escrever o seu próprio discurso fúnebre. O que quer que ele refira? Como é que quer ser recordado? Que imagem da sua vida gostaria de deixar a todos aqueles que lhe são mais queridos: familiares, amigos, porventura colegas de trabalho...
Escreva o seu Objectivo Principal
Depois deste trabalho de reflexão íntima sobre si mesmo, vai ficar admirado com algumas das suas descobertas. Talvez nunca tivesse pensado que...
No mínimo de palavras possível, escreva uma declaração da essência do seu Objectivo Principal. Tente escrever apenas uma expressão ou uma frase simples que exprima aquilo que é mais importante para si.
Uma pequena declaração sua
Essa pequena declaração ajuda-o a definir as suas próprias prioridades na sua empresa. A sua liderança começa por aqui. Escreva!
Dá-lhe a capacidade de viver a sua vida com uma intenção
Depois de identificar o seu Objectivo Principal, como é que vai viver o seu dia a dia de modo a trazê-lo para a sua vida? Objectivos pessoais são uma forma eficaz de o fazer. Se a sua vida é como um puzzle e o seu Objectivo Principal é a chave para o grande quadro, então os objectivos pessoais são as peças do puzzle.
Os objectivos pessoais são as coisas específicas que você quer realizar num determinado período de tempo. Ao pensar na sua vida nos próximos seis meses, no próximo ano, nos próximos cinco anos, pode criar a quantidade de objectivos pessoais que quiser para obter da vida o que quer.
O padrão dos seus objectivos pessoais molda o padrão da sua vida. Se escolher os seus objectivos pessoais cuidadosamente, eles irão mantê-lo em harmonia com o seu Objectivo Principal.
Onde se Encaixa a sua Empresa?
O seu negócio é um veículo importante, talvez o veículo mais importante, através do qual pode atingir o seu Objectivo Principal. Se ele vai contribuir para a vida que você quer, o seu negócio tem que estar ao serviço do seu Objectivo Principal.
Isso pode acontecer de duas maneiras. Pode escolher desenvolver o seu negócio de forma a que o deixe livre para se dedicar a outros interesses, ou o negócio pode ser ele mesmo o reflexo da verdadeira essência do que é mais importante para a sua vida.
O Que Realmente Interessa
Se chegou à conclusão que a descoberta do seu Objectivo Principal é uma das coisas mais importantes que poderá obter, então está no caminho certo. Pode parecer-lhe um pouco estranho que para pôr o seu negócio em ordem (ou a sua actividade académica, ou o seu papel como dirigente duma associação), tenha primeiro que olhar para dentro de si próprio, mas a nossa experiência, diz-nos que isso não é nada estranho.
No princípio e no fim da sua empresa, da organização onde trabalha quando tudo for dito e feito, no fim da linha, já todos sabemos, está você.
Eduardo Cruz
P.S. Já viram:
http://www.ted.com/talks/sugata_mitra_the_child_driven_education.html?utm_source=newsletter_weekly_2010-09-07&utm_campaign=newsletter_weekly&utm_medium=email
Que têm a dizer dessa maravilha? Que tal para Moçambique? Quem é que pode ser empresário? Algo a dizer? Qual é o seu Objectivo Principal?
Eduardo Cruz é Director Geral da FORMEDIA Instituto Europeu de Empresários e Gestores, onde desenvolve um trabalho de apoio à criação e desenvolvimento de empresas. Nos últimos anos tem concentrado a sua actividade no mundo de língua portuguesa, no desenvolvimento do espírito empresarial e na formação de professores e gestores de qualidade internacional, através de mestrados e especializações a distância. Esteve novamente em Moçambique em Agosto, como a Visão Jovem Moçambicana noticiou.
edcruz@formedia.pt www.formedia.pt
[10:09
|
0
comments
]
0 comments
Enviar um comentário